Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Corinthians defende invencibilidade em clássicos em momento de crise no BR

O Corinthians vai defender no domingo, contra o São Paulo, sua invencibilidade em clássicos na atual temporada. Nas dez partidas que fez contra seus três principais rivais estaduais em 2013, a equipe do Parque São Jorge obteve quatro vitórias e empatou seis vezes.
O 11º desses jogos não será disputado no melhor momento alvinegro. Em queda na tabela de classificação, o time de Tite ganhou em apenas uma das últimas dez rodadas do Campeonato Brasileiro. A fase difícil, diz o treinador, pesa mais do que o aproveitamento no ano.
"O retrospecto é retrospectiva, são fatos passados. O mais importante é o momento, é nossa busca por recuperação. Não gosto de ficar repetindo, mas vocês sabem que considero cada clássico um campeonato à parte. Isso tudo é mais significativo", afirmou o gaúcho.
Provocam maior interesse no técnico, por ora, os números da tabela. Será satisfatório manter a invencibilidade contra o rival - foram três vitórias e dois empates, com um triunfo nos pênaltis em um desses empates -, mas será tranquilizante ganhar distância da zona de rebaixamento.
"Estamos a nove pontos da zona da Libertadores, a três do quinto colocado e a quatro do primeiro que desce. É a verdade dos fatos. É fato. É verdade. Não se foge disso aí. Vencer te faz subir na tabela, isso é inconteste. É o que buscamos. Vitória e desempenho", resumiu Tite.

Tite comandou o Corinthians em 44% dos empates em 0 a 0 da equipe neste século

Tite foi o técnico do Corinthians em quase metade dos empates em 0 a 0 que o time teve neste século. Desde 2001 o time do Parque São Jorge empatou 63 jogos em 0 a 0. Nestes quase 13 anos Tite comandou o time em 28 "oxos", ou 44% do total.  
O Corinthians é o time que mais empatou no Brasileirão de 2013 . Foram 12 em 27 jogos. Destes empates, sete foram em 0 a 0. Já são 11 jogos neste ano em que o time de Tite deixou o campo sem fazer ou tomar gols. O número é recorde. Em nenhum outro ano desde 2001 o Corinthians deixou o campo com tantos empates sem gols. 
É natural que, por estar ter quase quatro anos no comando da equipe (somadas as duas passagens - 2004/2005 e atual, desde outubro de 2010), o treinador tenha tido mais jogos e consequentemente maior possbilidade de ver seu time empatar em gols, mas em apenas seis dos 103 anos da história do clube o time deixou o campo com mais empates em 0 a 0 do que em 2013.
O ano em que o Corinthians mais empatou em 0 a 0 foi 1990: 17 jogos. Em 1973 e 1991 foram 15 empates sem gols. Em 1972 foram 14 e em 1978 e 1984, 13. O Corinthians de 2013 tem pelo menos mais 12 jogos no ano. Os números podem ser obtidos no site "Acervo SCCP". 
Para efeito de comparação, Mano Menezes, que dirigiu o Corinthians por dois anos e meio entre janeiro de 2008 e julho de 2010, comandou o time em 12 empates de 0 a 0, 6,4% dos seus jogos no time. Tite comandou o Corinthians em 260 jogos. Os 28 jogos que ficaram no 0 a 0 sob seu comando representam 10,7% do seu total de partidas pelo clube. 
Perguntado sobre a discrepância entre a performance ofensiva e defensiva da equipe ( o Corinthians tem o segundo pior ataque do Brasileirão, mas a melhor defesa ), Tite tem uma resposta padrão. Após o 0 a 0 contra o Atlético-PR, quarta-feira, repetiu o discurso de que o momento é de trabalhar mais para encontrar um melhor equilíbrio. Faltam 11 jogos para terminar o Brasileirão. Domingo o time enfrenta o São Paulo, com quem jogou cinco vezes este ano e empatou duas sem gols.

Dilma aprova projeto e juiz de futebol vira profissão regulamentada

Foram 12 anos de discussão na Câmara dos Deputados e, enfim, nesta sexta-feira, o projeto que regulamenta a profissão de árbitro de futebol foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff. O texto com aprovação foi publicado no Diário Oficial da União.
Com a sanção da chefe de Estado brasileira, os juízes de futebol terão agora o direito de se organizar em sindicatos e em associações profissionais, além de terem o direito de prestar serviços a ligas e entidades futebolísticas do País.
De acordo com o presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf) esta é a maior mudança na arbitragem brasileira em todos os tempos.
Novas regras na organização das relações de trabalho entre entidades organizadoras do esporte bretão no País e a categoria devem ser os próximos passos.

Dida sente lesão no cotovelo e desfalca o Grêmio contra o Fluminense

O goleiro Dida não atuará pelo Grêmio neste sábado, contra o Fluminense , pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro . Com dores no cotovelo, o experiente arqueiro de 40 anos ficará em Porto Alegre realizando tratamento. Segundo exames, a articulação do local ficou comprometida após um choque com o atacante Lins, do Criciúma, no jogo ocorrido na última quarta, na Arena.
Ainda não há estimativa quanto ao tempo de parada. Segundo os médicos gremistas, depende de como evoluir a recuperação. A ideia é que Dida fique em Porto Alegre tratando o local para ter condições de encarar o Corinthians , na próxima quarta-feira, na Arena. No entanto, somente nos próximos dias é que se saberá ao certo se ele reunirá condições.
Com a lesão de Dida, Marcelo Grohe assumirá o gol gremista no Maracanã, e Busatto será o arqueiro reserva. O experiente goleiro é o quarto desfalque que o técnico Renato Gaúcho para a partida contra o Flu. Werley, suspenso, e os convocados Riveros e Vargas são os outros dois. O Tricolor é vice-líder do Brasileirão, com 48 pontos.

Europa já tem 5 seleções classificadas e briga quente pela repescagem

Foi disputada nesta sexta-feira a penúltima rodada das Eliminatórias da Europa para a Copa do Mundo de 2014. Bélgica, Alemanha e Suíça garantiram vaga na Copa do Mundo e se juntaram a Itália e Holanda, já garantidas. Espanha, Rússia e Inglaterra deram um grande passo rumo ao Brasil, enquanto a Suécia garantiu vaga na repescagem. A rodada decisiva será na próxima terça-feira.
Pelo regulamento, classificam-se para a Copa do Mundo os nove líderes de grupo, enquanto oito dos nove segundos colocados vão para a repescagem. O pior segundo colocado é eliminado. Para definir a equipe eliminada, os segundos colocados dos grupos A a H precisam descontar os pontos ganhos contra o lanterna da respectiva chave. Isso acontece porque o grupo I tem uma seleção a menos.

Grupo A

Belgica está classificada para a Copa do Mundo 
Croácia briga por vaga na repescagem
15/10 
15h30 – Sérvia x Macedônia 
16h00 – Bélgica x País de Gales 
16h00 – Escócia x Croácia

Grupo B

Itália está classificada para a Copa do Mundo 
Armênia briga por vaga na repescagem
15/10 
15h15 – Bulgária x República Tcheca 
15h15 – Dinamarca x Malta 
15h45 – Itália x Armênia

Grupo C

Alemanha está classificada para a Copa do Mundo 
Suécia vai disputar a repescagem
15/10 
15h45 – Ilhas Faroe x Áustria 
15h45 – Irlanda x Casaquistão 
15h45 – Suécia x Alemanha

Grupo D

Holanda está classificada para a Copa do Mundo 
Turquia, Romênia e Hungria brigam por vaga na repescagem
15/10 
15h00 – Hungria x Andorra 
15h00 – Romênia x Estônia 
15h00 – Turquia x Holanda

Grupo E

Suíça está classificada para a Copa do Mundo 
Islândia e Eslovênia brigam por vaga na repescagem
15/10 
13h00 – Chipre x Albânia 
15h00 – Noruega x Islânida 
15h00 – Suíça x Eslovênia

Grupo F

Rússia e Portugal disputam a vaga na Copa do Mundo e o direito de jogar a repescagem
15/10 
14h00 – Azerbaijão x Rússia 
14h00 – Israel x Irlanda do Norte 
14h00 – Portugal x Luxemburgo

Grupo G

Bósnia e Grécia disputam a vaga na Copa do Mundo e o direito de jogar a repescagem
15/10 
14h00 – Grécia x Liechtenstein 
14h00 – Lituânia x Bósnia 
15h10 – Letônia x Eslováquia

Grupo H

Inglaterra e Ucrânia disputam a vaga na Copa do Mundo 
Ucrânia e Montenegro brigam por vaga na repescagem
15/10 
16h00 – Inglaterra x Polônia 
16h00 – Montenegro x Moldávia 
16h00 – San Marino x Ucrânia

Grupo I

Espanha e França disputam a vaga na Copa do Mundo e o direito de jogar a repescagem
15/10 
16h00 – França x Finlândia 
16h00 – Espanha x Geórgia.

Renato Augusto tem volta adiada e não faz valer investimento do Corinthians

Renato Augusto assumiu a camisa 8 de Paulinho após a saída do volante do Corinthians para o Tottenham e encarnou a esperança do torcedor pela melhora do time. O jogador de 24 anos fez bons jogos, teve papel importante na vitória no jogo de ida contra o São Paulo pela Recopa, em julho, mas as lesões que o afastaram de 61% dos jogos do time em 2013 comprometeram o investimento feito pelo Corinthians: o clube gastou R$ 10 milhões para contratá-lo em janeiro.
O meia passou por artroscopia no joelho direito em 28 de agosto e o departamento médico do clube deu até cinco semanas como o prazo para seu retorno aos gramados. Na quinta-feira, dia 10, seis semanas, o meia fez seus primeiros treinos com bola após a cirurgia. 
Quando o contratou o clube sabia das dificuldades de Renato Augusto em se manter fisicamente apto. No Bayer Leverkusen, onde jogou por quatro anos e meio, o jogador também enfrentou problemas físicos frequentes. No período em que esteve no clube, Renato jogou 120 das 202 partidas feitas pelo clube, ou 59% do total. 
O Corinthians avaliou que conseguiria dar ao jogador as condições ideiais para diminuir os riscos de lesão. Porém, o jogador atuou em apenas 38% dos jogos do time no ano. Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do clube, diz que Renato Augusto tem "complicações biomecânicas" que colaboram para suas lesões. O clube dispõe de um laboratório de biomecânica exclusivo entre os clubes do Brasil e acha que ele pode ajudar a tratar o jogador. 
Ao todo Renato Augusto já tem três lesões neste primeiro ano de Corinthians. A primeira foi um estiramento muscular na coxa direita em 24 de março. Por causa dela perdeu 18 jogos em três meses. Depois, no dia 7 de julho, contra o Bahia, sofreu uma fratura no rosto e perdeu duas partidas. Agora, durante o terceiro período de baixa, já são 14 partidas. 
O departamento médico do Corinthians, ciente dos riscos e da necessidade de se ter Renato Augusto mais próximo do ideal, não vai forçar o retorno do jogador, ainda que isso signifique que ele não jogue a partida contra o Grêmio, dia 23, pela Copa do Brasil. Sem pretensões no Brasileirão, o torneio é o único caminho possível para o clube estar na Libertadores em 2014. 

Inglaterra goleia Montenegro, mantém a ponta, mas Ucrânia ainda ameaça



A Inglaterra está mais perto de se classificar para a Copa do Mundo de 2014 . Nesta sexta-feira, no estádio de Wembley, a equipe anfitriã goleou Montenegro por 4 a 1, mas segue sendo perseguida pela Ucrânia no grupo H das Eliminatórias da Europa para o torneio no Brasil.
Os gols da partida em Londres saíram apenas no segundo tempo. Logo aos três minutos da etapa, Wayne Rooney colocou os donos da casa na frente. Aos 17, Branko Boskovic marcou contra e complicou ainda mais a situação de Montenegro.
Porém, quando tudo parecia caminhar para um resultado tranquilo, os visitantes descontaram. Dejan Damjanovic mandou para as redes e esboçou uma reação de Montenegro, que demonstrou esperança de igualar a contagem.
Aos 33, a torcida inglesa pôde respirar mais aliviada, pois o jovem Townsend deixou um marcador para trás na intermediária e soltou um chute forte. A bola foi no canto, sem chance para o goleiro de Montenegro. Para acabar de vez com a partida, Sturridge converteu cobrança de pênalti e deu números finais à goleada.
Com o resultado positivo, a Inglaterra chegou aos 19 pontos, na liderança do grupo H, sendo perseguida pela Ucrânia, que aproveitou a oportunidade de atuar em casa e venceu a Polônia nesta sexta-feira, chegando aos 18.
O gol que garantiu o placar favorável aos ucranianos foi assinalado aos 19 minutos do segundo tempo, quando Andriy Yarmolenko superou o sistema defensivo do adversário. Com isso, a Polônia não tem mais chance de obter uma vaga na Copa do Mundo no Brasil, já que fica com 19 pontos.
Ainda nesta sexta-feira, no jogo dos dois piores times da chave, a penúltima Moldávia venceu em casa o lanterna San Marino por 3 a 0, com gols de Viorel Frunza, Eugen Sidorenco e Eugen Sidorenco.
Agora, resta apenas uma rodada nesta fase das Eliminatórias, sendo que somente o líder conseguirá a classificação direta, enquanto o segundo colocado disputará a vaga na repescagem. As últimas partidas serão as seguintes: Inglaterra x Polônia, San Marino x Ucrânia e Montenegro x Moldávia.

"Começamos a ter sorte novamente", diz Jadson sobre fase do São Paulo

Mineirão, quarta-feira passada. O São Paulo enfrentava o líder Cruzeiro pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida estava empatada em 0 a 0 quando o atacante Willian perdeu chance incrível de abrir o placar para o time da casa. Após rebote de Denis, ele apareceu na pequena área com o gol e chutou na trave. O lance poderia encaminhar mais uma vitória dos cruzeirenses, mas os visitantes venceram por 2 a 0. Para o meia Jadson, um exemplo claro de que a sorte tricolor começou a mudar na competição.
“Futebol, às vezes, além de você trabalhar e se dedicar dentro de campo, precisa de um pouco de sorte. Nossa equipe podia estar batalhando, correndo, se dedicando dentro de campo, mas a sorte não estava do nosso lado. E nos últimos jogos a sorte começou a voltar”, falou Jadson.
“Por exemplo, nesse jogo do Cruzeiro o Willian saiu cara a cara, sem goleiro, sem nada e chutou na trave. Quando a fase está ruim a bola entra. Acho que, além de dar o melhor dentro de campo, você precisa ter um pouquinho de sorte. E nossa equipe começou a ter novamente”, completou o meia.
camisa 10 não entrou em campo nos dois últimos triunfos do São Paulo, diante do Vitória e dos cruzeirenses. Com a suspensão de Paulo Henrique Ganso, deverá ter nova oportunidade entre os titulares neste domingo, no clássico contra o Corinthians em casa, no Morumbi. Estádio que vem sendo ingrato com o clube neste Brasileirão – foram sete derrotas em 12 jogos. E má fase que o atleta não sabe explicar.
“É complicado dizer. Tem partidas que nossa equipe jogou melhor que os outros times que foram ao Morumbi e em dois, três lances eles conseguiram fazer um gol. Depois ficaram todos lá atrás e nossa equipe não conseguiu fazer os gols. Acho que isso acabou pesando”, falou Jadson, que não vê o 16º lugar na tabela como justo para o time tricolor.
“O elenco é qualificado. Acho que foi um momento que nossa equipe passou que ninguém estava esperando. Nem nós mesmos. A bola não estava entrando, as vitorias não estavam vindo. Foi um primeiro turno muito difícil pra gente, mas temos que esquecer isso aí e nos livrar da zona de rebaixamento”, afirmou o meia.
Com 33 pontos, o São Paulo irá ultrapassar o Corinthians, atual décimo colocado, se vencer o clássico no Morumbi. E é a chance de Jadson se reafirmar entre os titulares depois de iniciar a temporada como o principal jogador da equipe.
“O começo de ano foi especial, tive chance de ir pra seleção, Copa das Confederações. Agora no segundo semestre... No primeiro semestre a bola estava sobrando, né. Batia, sobrava e eu fazia o gol. Eu chutava e fazia. Agora no segundo está meio complicado. Mas eu estou trabalhando firme pra mudar essa situação”, finalizou o camisa 10.

Com Neymar e Oscar, Brasil bate Coreia do Sul em primeiro teste na Ásia

A seleção brasileira não encontrou dificuldades para vencer a Coreia do Sul por 2 a 0 na manhã deste sábado, no Estádio Sang-am, em Seul. Após reclamar bastante da truculência do adversário asiático, o time comandado por Luiz Felipe Scolari chegou à vitória com um gol de falta de Neymar no final do primeiro tempo e outro de Oscar, driblando o goleiro no início do segundo.
Com o resultado positivo construído, Felipão aproveitou para fazer diversos testes na formação do Brasil. A tendência é que o mesmo ocorra no próximo amistoso da excursão pela Ásia. Será contra a modesta Zâmbia, às 8h50 (de Brasília) de terça-feira, no Ninho de Pássaro, em Pequim.
O jogo
O ambiente para a partida entre Coreia do Sul e Brasil parecia completamente amistoso, com direito à apresentação de um espetáculo de música tradicional antes de os times entrarem em campo e muita confraternização nas arquibancadas. Quando a bola rolou, no entanto, os nervos ficaram aflorados.
Sempre questionado por cair no gramado com facilidade, Neymar era quem mais se irritava com o excesso de vontade dos sul-coreanos. O atacante do Barcelona chegou a cobrar mais rigor da arbitragem e a reclamar diversas vezes com os seus adversários, apoiado pelos berros de Felipão à beira do campo.
Apesar de ficar mais com a bola - e consequentemente sofrer mais faltas -, o Brasil não chegou a ser envolvente no começo do jogo. A forte marcação da Coreia do Sul atraía os laterais Daniel Alves e Marcelo ao ataque, mas a única jogada de mais perigo ocorreu em uma sobra de bola dentro da área para Hulk. O atacante desperdiçou.
A disposição para marcar não chegava a impedir a Coreia do Sul de atacar. Apostando nas jogadas aéreas, mesmo com a baixa estatura de seus jogadores, os anfitriões até incomodaram o goleiro Jefferson em alguns momentos. David Luiz, contudo, transparecia segurança e evitava maiores preocupações para o Brasil.
No final do primeiro tempo, a ira dos brasileiros com a truculência sul-coreana se exacerbou. Marcelo até colocou a mão no rosto de Lee Chung-Yong após uma entrada em Neymar. O atacante respondeu com uma cobrança de falta aos 43 minutos, bastante ensaiada na véspera, e contou com a colaboração do goleiro Jung Sung-Ryong para acertar a rede.
Satisfeito com o gol pouco antes do intervalo, Felipão apostou em Ramires no lugar de Hulk para o segundo tempo. Paulinho ganhou mais liberdade para atacar e, logo aos três minutos, fez um ótimo lançamento para Oscar. O meia do Chelsea driblou o goleiro e completou para a meta vazia para ampliar para a Seleção Brasileira.
Com 2 a 0 no placar, o time de Felipão recobrou a calma e restabeleceu o clima de amistoso. Neymar até divertia a plateia ao passar a bola entre as pernas de seus marcadores. Do outro lado, na tentativa de equilibrar a partida, o técnico Hong Myung-Bo mexeu no seu ataque: Ji Dong-Won e Koo Ja-Cheol deram lugares a Lee Keun-Ho e Son Heung-Min.
Na Seleção Brasileira, Felipão decidiu fazer testes no meio-campo. Os volantes Luiz Gustavo e Paulinho foram substituídos por Lucas Leiva e Hernanes. Mais tarde, Bernard e Maxwell também entraram em campo, nas vagas de Oscar e Marcelo. Nada que fosse capaz de trazer novas emoções ao amistoso - mesmo com os seguidos passes errados de Daniel Alves.
FICHA TÉCNICA 
COREIA DO SUL 0 X 2 BRASIL
Local: Estádio Sang-am, em Seul (Coreia do Sul) 
Data: 12 de outubro de 2013, sábado 
Horário: 8 horas (de Brasília) 
Árbitro: Irmatov Ravshan (Uzbequistão) 
Assistentes: Rasulov Abdukhamidullo (Uzbequistão) e Kochkarov Bakhadyr (Quirguistão) 
Público: 65.308 pessoas 
Cartões amarelos: Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong e Lee Yong (Coreia do Sul) 
Gols: BRASIL: Neymar, aos 43 minutos do primeiro tempo, e Oscar, aos 3 minutos do segundo tempo
COREIA DO SUL: Jung Sung-Ryong; Kim Ji-Soo, Kim Young-Gwon, Hong Jeong-Ho e Lee Yong; Kim Bo-Kyung (Go Yo-Han), Ki Sung-Yueng, Lee Chung-Yong (Yun Il-Lok) e Han Kook-Young; Ji Dong-Won (Lee Keun-Ho) e Koo Ja-Cheol (Son Heung-Min) 
Técnico: Hong Myung-Bo.
BRASIL: Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Dante e Marcelo (Maxwell); Luiz Gustavo (Lucas Leiva), Paulinho (Hernanes) e Oscar (Bernard); Hulk (Ramires), Jô e Neymar 
Técnico: Luiz Felipe Scolari.