Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Mal no Brasileirão, equipe rubro-negra já pensa em vida melhor na próxima temporada

Com a cabeça no ano que vem
O Flamengo já começa a projetar a próxima temporada. Mal na competição nacional, a equipe carioca vê como remota a possibilidade de entrar no G4 e, a 20 pontos do Cruzeiro, nem pensa em título. A chance de chegar a Libertadores seria a Copa do Brasil, torneio de mata-mata em que uma noite infeliz pode determinar uma eliminação.
"Foram prometidos reforços mais para o ano que vem. O Flamengo não tinha dinheiro para trazer jogadores agora e viu as possibilidades que existiam no mercado. Sabemos que o risco é muito maior e que o percentual de acerto é menor quando se traz jogadores desconhecidos", afirmou o treinador Mano Menezes.
A posição mais carente no momento é a latereal-direita. O veterano Léo Moura, de 34 anos, chegou a ser sondado por clubes do exterior, está sofrendo com lesões nos últimos tempos e não tem reserva direto. Mano acaba improvisando quando precisa de um substituto.

"Tenho utilizado o Luiz Antonio porque tem mais experiência do que o Digão. Já utilizei o Paulinho também. No caso do Léo Moura, temos de pensar diferente. O Flamengo precisa encontrar um jogador que, no mínimo, dê capacidade de usar melhor o Léo. E já pensando no futuro, até porque uma hora ele vai parar", comentou.
Neste meio de semana, o Rubro-Negro recebe o Atlético-PR, pela 22ª rodada do campeonato nacional.

Flamengo teria interesse em Mariano para 2014

Lateral-direito Mariano é o nome da vez no Flamengo. (Foto: site oficial Bordeaux)
Se o ano de 2013 não é dos melhores a nível de resultados, o Flamengo se movimenta para a próxima temporada. Com uma campanha ruim nos campeonatos Carioca e Brasileiro, o clube prevê uma reformulação em 2014 e os reforços já estão em pauta. Posição mais carente do elenco, a lateral-direita - que conta apenas com Leonardo Moura - deve ser a primeira a ganhar uma cara nova: Mariano.

Apesar de ninguém do departamento de futebol ter falado publicamente sobre o jogador, o Rubro-negro demonstrou interesse ao longo desta temporada. No entanto, foi comunicado pelo Bordeaux-FRA que só haveria negociação em caso de venda, já que o clube francês investiu cercar de R$ 4 milhões para contratá-lo. Somam-se a isso algumas evidências: o fato de Leonardo Moura, que tem contrato até o fim do ano, poder não renovar para 2014 e a declaração de Mano Menezes sobre a carência na lateral, em que já fez diversas experiências, na última segunda.

"Tenho utilizado o Luiz Antônio porque tem mais experiência do que o Digão. Já utilizei o Paulinho também. No caso do Léo Moura, temos de pensar diferente. O Flamengo precisa encontrar um jogador que, no mínimo, dê capacidade de usar melhor o Léo. E já pensando no futuro, até porque uma hora o Léo vai parar", disse o treinador ao canal Fox Sports.

Mariano, de 26 anos, que atuou pelo rival Fluminense e já foi convocado para seleção brasileira, tem contrato até dezembro de 2015.

Gobbi muda seu escritório para o CT do Corinthians para se aproximar do time

O presidente do Corinthians , Mário Gobbi, passará a trabalhar no centro do treinamento do clube no Parque Ecológico e não mais no seu escritório no Parque São Jorge. A medida foi tomada para aproximar a diretoria do clube do time treinado por Tite no momento mais conturbado da gestão do presidente corintiano, iniciada em fevereiro de 2012. 
O Corinthians não vence há quatro jogos do Campeonato Brasileiro e se distanciou da disputa pelo título. Está 16 pontos atrás do Cruzeiro e Tite já jogou a toalha. "Não tivemos sequência de equipe, isso nos prejudicou, e agora está muito encaminhado o título para Cruzeiro e Botafogo, tendo depois o Grêmio. Vender falsa ilusão? Aqui não", disse o técnico após a derrota para o Botafogo há uma semana.
Nas últimas semanas o presidente corintiano tem sido presença frequente nos treinamentos da equipe por conta da má fase. Em sexto lugar no Brasileirão, o time está cinco pontos atrás do Atlético-PR, quarto colocado, na última posição que garante vaga na Libertadores de 2014.
A meta corintiana neste ano é garantir vaga no torneio continental. Com o Brasileirão cada vez mais distante, a Copa do Brasil é encarada como prioridade. O jogo de ida das quartas de final contra o Grêmio será na próxima semana, dia 25, no Pacaembu. A volta está marcada para o dia 23 de outubro em Porto Alegre. 

Rooney brilha em goleada do United sobre Leverkusen na Liga dos Campeões

Após 27 anos, o Manchester United voltou a disputar uma Liga dos Campeões sem o técnico Alex Ferguson à beira do campo. Substituto do escocês no cargo, David Moyes começou com o pé direito: goleada sobre o Bayer Leverkusen, por 4 a 2, no Old Trafford, com direito a dois gols de Rooney, que saiu aplaudido. Van Persie e Valencia marcaram os outros gols dos ingleses. Rolfes e Toprak fizeram pelos alemães.
Mesmo sem brilhar, o United aproveitou os erros adversários, principalmente no segundo tempo, e construiu a elasticidade, suficiente para dar a liderança do Grupo A nesta primeira rodada. No outro jogo, o Shakhtar Donetsk venceu a Real Sociedad, fora de casa, por 2 a 0.
As duas equipes voltam a campo pela Liga dos Campeões no dia 2 de outubro, quando acontecerá a segunda rodada do Grupo A. O Manchester United visitará o Shakhtar Donetsk na Ucrânia. Já o Bayer Leverkusen tentará a recuperação recebendo a Real Sociedad.
O jogo
Os dois times erraram muitos passes no começo do jogo. Mas, como o Manchester United tinha mais posse de bola, teve as melhores chances de gol. Aos dez minutos, Van Persie arriscou chute de fora da área e viu a bola passar com muito perigo pelo gol adversário. Aos nove, Smalling teve oportunidade.
Mas foi Rooney quem inaugurou o placar de Old Trafford. Ainda com uma espécie de capacete, por conta de um corte profundo que sofreu recentemente, o camisa 10 aproveitou cruzamento preciso de Evra para, de primeira, mandar a bola para o fundo da rede e fazer a torcida comemorar.
Após inaugurar o marcador, o United se recuou um pouco e permitiu que o Bayer crescesse na partida, ficando cada vez mais à vontade no ataque adversário. A resposta só veio no começo do segundo tempo, quando Rolfes, também de primeira, colocou efeito na bola e deixou De Gea sem reação.
Os comandados de David Moyes, que fez a sua estreia na Liga dos Campeões, não se abateram e balançaram as redes novamente aos 15 minutos: depois de mais um cruzamento, mas desta vez de Valencia, Van Persie emendou voleio e contou com a colaboração de Leno para os 2 a 1.
Diferentemente dos oponentes, a equipe de Leverkusen se abateu no duelo. Prova disto foi o erro grotesco de Spahic, que cabeceou bola para trás após tiro de meta de De Gea e deixou Rooney na cara do gol. O craque não perdoou, tocou na saída do arqueiro e praticamente definiu o triunfo inglês.
Coube a Valencia, muito criticado pela imprensa e torcida inglesas nos últimos compromissos, fechar a conta em Manchester. Aos 34, ele apareceu livre pela direita e, de fora da área, chutou forte e não deu chances para Leno, que lamentou o quarto tento sofrido e o revés fora de casa confirmado.
Faltando dois minutos para o fim do tempo regular, a defesa mandante se atrapalhou e permitiu que Ömer Toprak desviasse a bola e deixasse De Gea sem reação. O tento, no entanto, não foi suficiente para o esboço de reação visitante.

    Com show de Cristiano Ronaldo, Real massacra o Galatasaray na estreia

    A busca do Real Madrid por "La Décima", como os espanhóis apelidaram a conquista do décimo título europeu, começou bem. Nesta terça-feira, os merengues golearam o Galatasaray em Istambul, por 6 a 1. Isco, Benzema (duas vezes) e Cristiano Ronaldo (três vezes) marcaram os gols do Real, e Bulul descontou para os turcos.
    Com o resultado, o Real soma os primeiros três pontos e assume a liderança do Grupo B da Liga dos Campeões, de forma isolada.
    Na próxima rodada, o Real recebe o Copenhage no Santiago Bernabéu, enquanto o Galatasaray visita a Juventus em Turim.
    Ambas as equipes perderam dois de seus principais jogadores por lesão, ainda no primeiro tempo. Aos 13, Casillas deixou o campo com dores na costela - decorrentes de dividida com o companheiro Sergio Ramos. Já nos acréscimos, Drogba machucou o ombro esquerdo depois de sofrer falta dura de Pepe, em disputa pelo alto.
    O jogo
    A primeira boa chance foi dos donos da casa. Logo aos dois minutos, Felipe Mello aproveitou a brecha na marcação do Real Madrid e arriscou de longe, obrigando Casillas a fazer grande defesa.
    Três minutos mais tarde, Drogba sofreu falta na ponta esquerda. Após a cobrança, Felipe Mello, posicionado dentro da pequena área e livre de marcação, não conseguiu finalizar e a bola sobrou para Diego López.
    A primeira boa chegada do Real aconteceu aos 19 minutos. Benzema ganhou da marcação na linha de fundo e tocou para Cristiano Ronaldo, que dominou e caiu na área, pedindo pênalti. Na sobra, Di Maria dominou, puxou para o meio e chutou. A bola passou muito perto do travessão de Muslera.
    Aos 30 minutos, o Galatasaray teve dupla oportunidade. Sneijder recebeu ótimo passe, entrou livre na área e tentou o passe para Yilmaz, mas Sergio Ramos chegou tirando para a linha de fundo e livrou o Real Madrid. Na cobrança do escanteio, Felipe Mello cabeceou firme, e Diego López
    Dois minutos depois, os espanhóis abriram o placar. Em mais uma bola longa, Di María lançou Isco, que dominou perfeitamente e finalizou de perna direita. A bola bateu na trave antes de morrer no fundo do gol defendido por Muslera.
    O Real quase ampliou no primeiro minuto do segundo tempo. Di Maria dominou na área, finalizou e Muslera espalmou. No rebote, Cristiano Ronaldo acertou lindo chute de primeira, e o goleiro uruguaio, novamente, salvou o Galatasaray.
    No lance seguinte, o Galatasaray arrancou suspiros das duas torcidas. Sneijder fez jogada pela esquerda e cruzou para Yilmaz, que subiu livre e cabeceou firme. A bola passou raspando pela trave direita de Diego López, que só torceu.
    O segundo gol dos merengues saiu aos oito minutos. Di Maria lançou, Felipe Melo falhou ao tentar afastar a bola e Benzema, frente a frente com Muslera, tocou com categoria na saída do goleiro uruguaio.
    Aos 18, o Real marcou o terceiro. Di Maria invadiu a área pela direita, driblou Muslera e cruzou para Isco, que ajeitou para Cristiano Ronaldo fuzilar para o fundo do gol. Três minutos depois, o português marcou seu segundo e o quarto dos espanhóis. Bale, que acabara de entrar, cobrou falta na cabeça de Sergio Ramos. Muslera defendeu, mas, no rebote, Ronaldo mandou para o gol.
    Já sem forças, o Galatasaray ameaçou levemente o gol defendido por Diego López aos 32 minutos. Bruma recebeu na esquerda, puxou para o meio e finalizou de fora da área. A bola levou certo perigo ao gol de López, passando perto do ângulo esquerdo.
    Benzema fez o quinto gol do Real Madrid aos 36 minutos. Bale tocou para Cristiano Ronaldo, posicionado pelo lado esquerdo da área. O português cruzou de trivela para Benzema, que só escorou para o gol.
    Os turcos marcaram seu tento de honra dois minutos mais tarde. Amrabat recebeu na ponta direita e cruzou para a área. Bulut se antecipou à marcação e, com um leve desvio, tirou do alcance de Diego López.
    Uma pintura de Cristiano Ronaldo encerrou o massacre merengue. O português recebeu pelo lado esquerdo da área, livrou-se com facilidade de três marcadores e, de perna esquerda, colocou no ângulo de Muslera.
    Juventus empata com o Copenhage fora de casa
    Na outra partida do Grupo B, a Juventus empatou com o Copenhage, em jogo disputado na capital dinamarquesa. Jorgensen abriu o placar para os donos da casa, e Quagliarella marcou o gol de empate da Velha Senhora. Os dois times ficam com um ponto, dividindo o segundo lugar do grupo.

    Técnico Allegri e diretor Galliani elogiam a renúncia salarial de Kaká no Milan

    Após sofrer uma lesão na coxa, o meia Kaká afirmou que não irá cobrar salários do Milan durante a sua recuperação. A decisão do brasileiro rendeu elogios do técnico Massimiliano Allegri e do diretor-executivo do clube italiano, Adriano Galliani, que defenderam o jogador das críticas locais.
    "Com isto, Kaká mostrou o quanto respeita o clube e os torcedore e o quanto ele quer se recuperar e voltar a jogar", analisou o treinador, que voltou a elogiar a reestreia oficial do atleta. "Não foi sublime no ponto de vista técnico, mas deu tudo de si", garantiu.
    Sem culpar o departamento médico, Allegri também terá outros desfalques para a Liga dos Campeões da Europa, marcado para esta quarta-feira, às 15h45 (de Brasília), contra o Celtic, no San Siro. Os italianos estão no Grupo H, com as companhias de Ajax e Barcelona.
    Durante um evento, Galliani acompanhou o comandante da equipe: "Ele me ligou chorando, falando que queria sentir o carinho de todos. Então a notícia não é a lesão dele, mas sim essa atitude fantástica, que explica a excelente relação com os torcedores. O seu retorno ao Milan foi maravilhoso", opinou.
    O DM do clube ainda não informou quando Kaká voltará a jogar. Porém, é certo que ele será baixa para Allegri pelas próximas três partidas, começando a partir da desta quarta, diante do Celtic. No último final de semana, o time empatou com a Torino, por 2 a 2, pelo Campeonato Italiano.
    Kaká teve atuação discreta e foi até chamado de "enferrujado" pela imprensa italiana, mas recebeu compreensão local pelo longo tempo de inatividade no Real Madrid, sua ex-equipe. Sem condição física, ele acabou pedindo para ser substituído, aparentemente depois de sentir dores no tornozelo.

    Grêmio instala letreiro em homenagem ao título do Mundial de 1983

    Um dos principais símbolos do Estádio Olímpico foi instalado na manhã desta terça-feira na Arena do Grêmio . O letreiro com a frase "Grêmio - Campeão do Mundo", retirado do velho estádio do bairro da Azenha no primeiro semestre, adorna agora a fachada da nova casa do clube gaúcho.
    A ideia do Grêmio é que o letreiro ajude ainda mais o torcedor gremista a se identificar com a Arena, além de fazer uma homenagem à histórica casa do clube, inaugurada em 1954 e que deve ser demolida no final do ano. A capela do Olímpico e o pórtico que marcava a entrada do antigo estádio também serão transportados para a Arena nas próximas semanas.
    A inauguração do letreiro na Arena ocorrerá nesta quarta-feira, antes da partida entre Grêmio e Santos , pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro . O novo estádio gremista, com capacidade para 57 mil pessoas, foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 2012, e ostenta média de público de 25 mil torcedores nos 20 jogos que recebeu do Grêmio.

    Goleiro Julio Cesar fratura dedo em treino do QPR e pode passar por cirurgia

    Titular da seleção brasileira comandada por Luiz Felipe Scolari, o goleiro Julio Cesar pode ficar algum tempo sem atuar. Antes de jogar o primeiro jogo pelo Queens Park Rangers nesta temporada, ele quebrou um dedo da mão esquerda e luxou dois da direita em um treino da equipe na manhã desta terça-feira, em Londres.
    A contusão aconteceu quando Julio defendeu um chute durante a atividade. Ele saiu de campo reclamando de muitas dores e será avaliado nesta quarta-feira para saber se precisará passar por cirurgia.
    Caso haja necessidade, o goleiro deve perder ainda mais espaço no clube da segunda divisão inglesa. Muito cotado para deixar o QPR nesta janela de transferências, Julio César não vinha atuando pela equipe nesta temporada. O técnico Harry Redknapp optou por escalar Robert Green como titular, e Murphy como reserva nos primeiros jogos da segunda divisão inglesa.
    Apesar disto, o experiente goleiro vinha se firmando na seleção brasileira. Destacou-se na Copa das Confederações, em junho, e ganhou respaldo de Luiz Felipe Scolari mesmo atuando fora da primeira divisão inglesa. Recentemente, antes do amistoso contra Portugal, em Boston, o comandante brasileiro afirmou que Julio César estará na Copa do Mundo de 2014, transformando-o no primeiro brasileiro "convocado" para o Mundial do ano que vem.

    Entre os times que menos chutam a gol, Corinthians só marcou mais que o Náutico

    O Corinthians não vence há quatro jogos do Campeonato Brasileiro e a explicação passa essencialmente pela performance ruim do seu ataque milionário. O Corinthians está entre os times que menos chuta a gol entre os 20 do campeonato. Foram apenas 87 finalizações certas a gol, melhor apenas que Vitória, Criciúma e Atlético-MG (este com um jogo a menos). Os números são do Footstats.
    O resultado desse cenário aponta o Corinthians como o segundo pior ataque do Brasileirão, com 20 gols, melhor apenas que o lanterna Náutico (que tem 10) e igual ao do São Paulo, que briga para se afastar da zona de rebaixamento. 
    Ao todo, o time de Tite finalizou 147 vezes para longe do gol. O Cruzeiro, líder, errou 200, mas foram 161 finalizações certas, a melhor marca do campeonato e, não por acaso, suficiente para manter o time de Belo Horizonte na liderança e com o melhor ataque da competição com 45 gols marcados. 
    O cenário corintiano é ainda pior se forem colocados na balança os gastos do clube do Parque São Jorge para reforçar seu ataque. Alexandre Pato, por quem o clube pagou R$ 40 milhões numa das maiores compras da história do futebol brasileiro, marcou apenas 14 gols em 41 jogos pelo clube. No Brasileiro, os atacantes corintianos falham miseravelmente. Emerson tem apenas dois gols enquanto Romarinho marcou só uma vez. 
    "Não posso falar que estou feliz errando o gol, mas posso falar que estou marcando, ajudando o time. O gol vai acontecer. Contra o Goiás eu errei dois, mas fiz um. Estou me esforçando. Quem não gosta de fazer cinco, seis gols em um jogo? Mas, se eu fizer um e conseguir ajudar meu companheiro a fazer outro, está excelente. Tenho trabalhado muito a finalização. Sempre trabalho muito o que preciso melhorar. O gol é importante, mas a vitória é mais", disse Pato na segunda-feira em entrevista no canal "Sportv". Ele tem 20 chutes certos neste Brasileirão. 
    Tite reconheceu após a derrota para o Goiás que o time tem falhado muito nas finalizações. "Faltou calma e tranquilidade. Faltou a concentração para transformar as oportunidades em gol", disse. Na segunda-feira, no primeiro treino após a derrota, obrigou os atacantes reservas, entre eles Emerson "Sheik", a intensificarem os trabalhos de chute a gol. 

    Receita do Barcelona supera os 500 milhões de euros pela primeira vez

    A receita do Barcelona deve alcançar 509 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) nesta temporada, informou o clube nesta terça-feira. O time catalão será o segundo clube a superar a marca de meio bilhão de dólares na história. Apenas o Real Madrid já atingiu esta marca.
    A receita na temporada 2013-2014 será alavancada por recursos extras de acordos de patrocínio, além da negociação do meia Thiago Alcântara com o Bayern de Munique, disse o porta-voz da diretoria do Barça, Toni Freixa, em entrevista coletiva.
    O clube busca um lucro após impostos de 36 milhões de euros, segundo o porta-voz. "Essa não é uma mensagem de triunfo, uma vez que permanece sendo difícil administrar o clube e temos que manter a política de austeridade", afirmou Freixa. Apesar dessa política, o Barça investiu 57 milhões de euros na contratação do atacante brasileiro Neymar.
    Real e Barça são os dois times mais ricos do mundo em receita, de acordo com ranking da empresa de contabilidade Deloitte publicado em janeiro. O Real ganhou mais de 500 milhões de euros pela segunda temporada consecutiva em 2012/2013, com aumento de 1,3 por cento da receita, para 520,9 milhões.

    Mais solto, Ganso revê vítima de seu melhor dia no São Paulo

    Querido por Muricy Ramalho, Paulo Henrique Ganso está mais à vontade do que nunca no São Paulo . Em ascensão como titular do meio-campo do novo treinador, o meia vai reencontrar nesta quarta-feira o Atlético-MG, adversário na partida em que teve sua melhor atuação pelo clube.
    Em 17 de julho deste ano, na ausência de Jadson e Luis Fabiano, que estavam suspensos, Ganso foi o grande destaque da vitória por 2 a 0 sobre o time mineiro, a qual classificou o São Paulo para o mata-mata da Libertadores. Uma atuação que encantou até Rogério Ceni. "Ele armou, segurou (o jogo) e provou que vale R$ 24 milhões. Hoje ele jogou pra c... Pode dar a batuta, porque ele foi nosso maestro. O cara que vale tudo isso é diferente, e o diferente às vezes aparece", disse o goleiro, na ocasião.
    "Foi um jogo que a gente precisava vencer a todo custo. Nossa equipe entrou com uma disposição fora do comum, com muita determinação, e conseguiu dois gols. Jogamos muito melhor do que o Atlético", lembrou Ganso, na segunda-feira.
    O palco da partida desta quarta é o mesmo, o Morumbi. A circunstância, porém, é bem diferente. O São Paulo não lutará para seguir no principal torneio sul-americano, mas para continuar se distanciando da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, da qual saiu no domingo, após 12 rodadas.
    "Vai ser um grande jogo. São duas equipes de muita qualidade. Espero que a gente possa conseguir nossa terceira vitória consecutiva", diz o meia. "Todo o mundo sabe que é o Atlético tem uma das melhores equipes do futebol brasileiro, campeã da Libertadores e que mostrou sua qualidade".
    Mas o poderio atleticano não assusta Ganso. "Temos que jogar como estamos jogando. Com determinação e organização tática, que vai ser muito importante. Em cinco jogos, tivemos uma vitória, e eles tiveram três. Ainda estão na vantagem. Chegou nossa hora de vencer".

    Em 21 rodadas, Vasco estava melhor na tabela no ano da degola do que em 2013

    A volta do Vasco à zona de rebaixamento, com a derrota sofrida para o São Paulo no último final de semana, trouxe à tona novamente o temor do rebaixamento em São Januário. O próprio técnico Dorival Júnior admitiu a preocupação com a possibilidade de queda, cinco anos depois do primeiro rebaixamento cruz-maltino para a Série B, em 2008.
    Naquele ano, na 21ª rodada, a mesma da derrota para o time do Morumbi, o Vasco vivia situação ligeiramente mais confortável, somando 25 pontos e ocupando a 13ª posição. Nesta edição do Brasileiro, a equipe tem um ponto a menos, mas é a 17ª colocada.
    A situação começou a piorar nas quatro rodadas seguintes, quando o Cruz-maltino empatou um jogo e perdeu outros três, o que causou a demissão de Tita, que havia substituído Antonio Lopes cerca de um mês antes.
    Renato Gaúcho foi contratado em seguida para tentar salvar a equipe de um rebaixamento cada vez mais eminente. Com o novo treinador, houve pouca reação. Da 21ª rodada até o final do campeonato - incluindo aí os jogos finais com Tita -, o time conquistou apenas 29,4% dos pontos disputados, o que selou a queda para a Série B. Nas 21 rodadas de 2013, o Vasco tem um aproveitamento de 38,1%.
    Decisivas para o rebaixamento foram também as derrotas sofridas na reta final para outras equipes que acabaram na segunda divisão em 2009, como o 3 a 1 para o Ipatinga e o 4 a 2 para o Figueirense. Nesta edição, o Vasco enfrenta sete times que temem, em graus diferentes, o rebaixamento - Vitória, Bahia, Flamengo, Fluminense, Criciúma, Ponte Preta e Náutico.
    O primeiro desses confrontos decisivos, contra o Vitória, será disputado nesta quarta-feira, em São Januário - local em que o Vasco tem decepcionado: são apenas 13 pontos conquistados, contra 11 pontos como visitante. A partida está marcada para as 19h30 (de Brasília).

    Sem 'especialista', Palmeiras não faz um gol de falta há quase oito meses

    Certamente a torcida do Palmeiras tem dificuldades para lembrar quando foi o último gol de falta do time e quem o marcou. Afinal, são quase oito meses de jejum e o autor do gol nem faz mais parte do elenco.Contra o Avaí, nesta quarta-feira , a equipe pode colocar um fim ao retrospecto ruim com o novo candidato a especialista no fundamento: o paraguaio Mendieta.
    Titular em Florianópolis, ao lado de Valdivia, Mendieta é um dos poucos do elenco que treinam faltas e já tem o respaldo de Gilson Kleina para cobrá-las. A confiança do treinador no paraguaio pode ser explicada em números. Foram 15 jogos do meia, sendo nove como titular e sete como reserva, e dois gols até aqui.
    "Eu sempre treinei bastante jogadas de bola parada e aqui no Palmeiras não será diferente. Quando cheguei, pedi para continuar trabalhando esse fundamento e espero poder ajudar a equipe da melhor maneira. Se for com gol e diante da nossa torcida, seria perfeito. Estou muito confiante e sei que logo vou fazer o primeiro gol de falta", disse Mendieta ao , que marcou um gol da mesma maneira pelo Libertad e dois pelo Rubio Ñu, ambos do Paraguai. 
    O jejum de gols de falta do Palmeiras vem desde o Paulistão, no dia 27 de janeiro. Naquela ocasião, durante a partida contra o Penapolense, o lateral-direito Ayrton acertou o pé direito e marcou um dos gols da equipe na derrota por 3 a 2. Hoje, o jogador sequer faz parte do elenco e acabou emprestado ao Vitória, em agosto.
    A saída de Marcos Assunção em janeiro deste ano foi determinante para houvesse tal queda de rendimento. Especialista em bola parada, o volante, em 2012, foi responsável por 75% dos gols de falta anotados pelo Palmeiras. Dos oito tentos, Assunção assinalou seis deles.
    Mendieta, no entanto, não concorda com a carência de batedores no elenco. "Acredito que o Palmeiras tem bons batedores de falta, o problema é que não estamos tendo oportunidades perto da área e por isso não conseguimos concluir as faltas diretas em gol", justificou.
    E a explicação do paraguaio faz sentido. De acordo com o Footstats, dos 43 gols feitos pela equipe alviverde nesta Série B do Campeonato Brasileiro, 33 deles aconteceram dentro da área, sete fora e apenas três de pênalti. Será Mendieta o novo "expert" na função? Experiência ele garante que tem.