Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bahia e Flamengo confirmam negociações para trocar jovens 'promissores'

Bahia e Flamengo confirmam negociações para trocar jovens 'promissores'
O negócio envolvendo uma troca entre jogadores de Bahia e Flamengo está cada vez mais próximo de acontecer. Quem revela o andamento das negociações, desta vez, são os próprios dirigentes das agremiações.
 
Considerando o volante Feijão como uma contratação ‘promissora’, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, confirmou o interesse em ter o jogador do Bahia no elenco do time carioca para temporada de 2014, por empréstimo.

“Feijão interessa. Entramos em contato com a diretoria do Bahia e começamos a negociação. Não seria uma contratação de impacto, mas promissora”, declarou em entrevista à Rádio Globo.

O Bahia, em contrapartida, reafirmou o desejo de contar com dois jovens jogadores, um deles velho conhecido da torcida tricolor. O atacante Rafinha e o meia Gabriel, negociado pelo esquadrão ao time carioca no início do ano.

William, novo diretor de futebol do Bahia, falou sobre o assunto e, assim como o técnico Marquinhos Santos, consideram que os atletas do Flamengo têm futuros promissores.

“São jogadores que interessam. Gabriel, pela história recente que teve aqui. E o Rafinha por ser um talento. Eu e Marquinhos gostamos de jogadores jovens, que queiram provar que têm espaço no futebol nacional”, disse ao Correio*.

Mas, sobre este assunto, o que surpreendeu foi a resposta do gestor tricolor sobre o volante Feijão. Mesmo com interesse do rubro-negro, Wiliam promete tentar manter o volante em Salvador sem atrapalhar uma possível negociação com Gabriel e Rafinha.

“Envolver o Feijão já é um outro passo. É um jogador que a gente quer utilizar e está nos nossos planos”, ponderou.

Reunião no Flamengo irá definir dispensas e contratações para temporada 2014


Depois de uma semana de férias, o técnico Jayme de Almeida foi convocado para uma reunião que terá a participação do vice de futebol, Wallim Vasconcellos, e do diretor Paulo Pelaipe, para discutir a formação do elenco do Flamengo para a próxima temporada. Alguns jogadores serão contratados e outros serão dispensados ou emprestados para que o grupo fique ajustado em função dos objetivos traçados para a próxima temporada.

Nos últimos dias, o atacante Emerson Sheik, do Corinthians, teve seu nome especulado como o primeiro reforço do clube rubro-negro para a disputa da Copa Libertadores. O volante Feijão, revelação do Bahia, também poderia vir para a Gávea em troca do atacante Gabriel que não se firmou na equipe carioca.

Outros nomes que têm sido motivo de especulação nos últimos dias são os dos meias Giuliano, atualmente na Ucrânia, e Jadson, do São Paulo. O técnico Jayme de Almeida já havia pedido a contratação de um jogador com alguma experiência para ser o comandante da equipe dentro de campo. Alex, do Coritiba, chegou a ser procurado, mas as negociações não evoluíram.

A diretoria pretende acertar a situação do volante Elias junto ao Sporting de Portugal, mas já sabe que a intenção do clube luso não é de prorrogar o empréstimo e sim de negociar em definitivo os direitos do jogador, peça importante na conquista da Copa do Brasil. O lateral direito Léo Moura também deve assinar seu último contrato com o clube e outro jogador para a posição pode ser contratado, porque os treinadores que dirigiram o clube em 2013 tiveram que recorrer a improvisações em diversas oportunidades em que o titular não esteve disponível.

Fagner, que defendeu o Vasco, é um nome que agrada à comissão técnica rubro-negra. Ele está emprestado pelo Wolfsburg, da Alemanha, até o final de dezembro e o clube de São Januário já deixou claro que não se interessa pela permanência do jogador, o que pode facilitar seu ingresso no Flamengo.

O meia Cícero, destaque do Santos, no último Campeonato Brasileiro, também está na lista elaborada por Jayme de Almeida, mas os próprios dirigentes rubro-negros acham pouco provável que ele seja liberado pelo clube de Vila Belmiro.

Flamengo perde quatro pontos por ter escalado André Santos irregularmente

Depois de rebaixar a Portuguesa, o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) puniu o Flamengo com a perda de quatro pontos no Brasileirão na noite desta-segunda-feira, em julgamento realizado no Rio de Janeiro. O clube foi indiciado por ter escalado o lateral-esquerdo André Santos de maneira irregular na partida contra o Cruzeiro, na última rodada da competição. A decisão ainda cabe recurso.
Com a punição, o clube carioca - que havia terminado a competição na 11ª colocação - caiu para a 16ª posição, ficando até mesmo atrás do Fluminense, que em campo foi rebaixado mas foi beneficiado com a pena da Portuguesa e se manteve na Série A do Campeonato Brasileiro.
Durante o julgamento, a decisão para a punição do Flamengo foi unânime , terminando a votação por 5 a 0.  O relator Luiz Felipe Bulus, que trabalhou na Fifa, argumentou: "As teses do Flamengo foram bem desenvolvidas. Ela é boa, só que ela parte de uma premissa equivocada, ao que diz respeito ao item 11 da RDI 5". 
Mais cedo, a Portuguesa foi julgada pelas mesmas circunstâncias e foi punida também por a perda de quatro pontos. A condenação também foi unânime por parte dos auditores do STJD e decretou o rebaixamento da equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. O presidente do clube, Manoel da Lupa, promete recorrer à decisão e não descarta ir à Justiça Comum.
Os clubes foram denunciados no artigo 214 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala “incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente”.

Flamengo deve recorrer decisão do STJD por motivos financeiros

Ao perder quatro pontos na noite de segunda-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o Flamengo caiu da 13ª para a 16ª posição na classificação final do Campeonato Brasileiro, mas isso pouco modificou seu planejamento para a próxima temporada. Isso porque o clube continua na elite do futebol nacional. Mesmo assim, pretende recorrer da decisão e recuperar os pontos. O motivo é puramente financeiro. Isso porque boa parte dos contratos de patrocínio do clube, incluindo a da fornecedora de material esportivo Adidas, prevê uma redução de quantia paga ao clube caso o mesmo termine o torneio nacional nas últimas posições.
De maneira unânime, o Flamengo foi penalizado com a perda de quatro pontos pela escalação irregular do lateral esquerdo André Santos no empate em 1 a 1 com o Cruzeiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro, no entanto, foi beneficiado pela punição que o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu mais cedo à Portuguesa, e escapou do rebaixamento à segunda divisão nacional.
Assim como no caso da Portuguesa, esta foi apenas a primeira batalha judicial no STJD e o Flamengo tem a possibilidade de recorrer da decisão ao Pleno da entidade. Além da perda dos pontos, o relator Luiz Felipe Bulus cobrou multa de R$ 1 mil ao clube - pedido acatado pelos auditores do caso.
André Santos foi expulso na decisão da Copa do Brasil, contra o Atlético-PR, no dia 27 de novembro. Como o regulamento prevê o cumprimento da suspensão em torneios realizados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o lateral-esquerdo não entrou em campo no jogo contra o Vitória, imediatamente após a final. O julgamento, no entanto, foi apenas na sexta-feira seguinte, e o condenou a cumprir um jogo de suspensão. Como utilizou o jogador contra o Cruzeiro, o Flamengo foi denunciado no artigo 214 (incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
"Um jogador expulso deve cumprir no jogo seguinte a suspensão automática. Tem que ficar fora do jogo seguinte. A circular da entidade estabelece que a suspensão automática deve ser carregada para o jogo seguinte da outra competição. A suspensão automática não pode ser extinta", argumenta o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho.
Apesar de reconhecer que o Rubro-Negro não se beneficiaria com o resultado e que não tinha a intenção de se beneficiar com a escalação de André Santos, o relator Luiz Felipe Bulus ressaltou que não pode haver subjetividade na avaliação do caso, ignorando o objetivo final e decidindo pela punição do clube.
Dentro de campo o Flamengo segue trabalhando para a contratação de reforços, pois pretende ter o elenco fechado até o dia 6 de janeiro, quando o grupo se reapresenta e começa a preparação para a disputa do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. O técnico Jayme de Almeida já deu aos dirigentes uma lista com os jogadores que ele gostaria de contar para a próxima temporada.
O primeiro nome que deve ser anunciado deve ser o do volante Rodrigo Souza, de 26 anos, que se destacou pelo Boa Esporte na Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador tem metade dos direitos federativos ligados ao clube mineiro e a outra metade pertencente ao Sampaio Corrêa-MA. O Rubro-Negro já acertou as bases salariais com o atleta. O clube ainda quer a contratação de dois meio-campistas e um atacante.

Gattuso e Brocchi são investigados por envolvimento em esquema de apostas

Uma operação do Ministério Público de Cremona, na Itália, invadiu as casas de ex-jogadores da seleção italiana acusados ​​de participar de uma rede de corrupção de manipulação de resultados e fraude esportiva. Entre eles estão Gennaro Gattuso e Cristian Brocchi. 
A justiça italiana investiga a participação dos dois num esquema de manipulação da partida entre Milan e Lazio em fevereiro de 2011. Gattuso defendia o Milan e Brocchi a Lazio. A partida, em Milão, terminou em 0 a 0. Outros dois jogos do Milan em 2011 (contra Chievo e Bari) também são investigados. Há outros 30 sob suspeita. 
Na mesma operação a conclusão do Ministério Público italiano é de que 53 jogos da Série B e da Lega Pro (terceira e quarta divisões) também tenham sido manipulados. Quatro pessoas que seriam o intermediadores entre jogadores e os chefes do esquema foram presas nesta terça-feira. Ao todo, 15 casas foram revistadas sob mandado judicial nesta terça.
Segundo o promotor Roberto di Martino pôde-se comprovar contatos entre Francesco Bazzani (uma das quatro pessoas presas hoje) e jogadores ou dirigentes envolvidos em partidas que se jogariam no dia seguinte às interceptações.
"Certamente estamos diante de um fato que é claro e que, apesar das prisões e investigações a maioria dessas pessoas continuam a fazendo o que fizeram antes", disse Martino, lamentando que os recentes casos de manipulação (entre eles o que rebaixou a Juventus em 2006) não tenham acabado com a prática na Itália.
A ação da polícia italiana realizada nesta terça-feira é mais um capítulo da megaoperação batizada de "Calcioscommese" ("apostas de futebol", em tradução livre), que investiga apostas ilegais e já resultou na prisão de mais de 50 pessoas ao descobrir escândalos de combinação de resultados. A operação é a mesma que em agosto de 2012 concluiu o envolvimento dos jogadores Claudio Terzi e Fabrizio Grillo no esquema. Terzi está no Palermo e Grillo no Siena.
Confira os jogos que estão sendo investigados na Itália:
Jogos da temporada 2010/11:
21/01/2011 - Livorno x Albinoleffe
22/01/2011 - Modena x Ascoli
23/01/2011 - Bologna 3 x 2 Lazio
30/01/2011 - Brescia 0 x 3 Chievo
01/02/2011 - Milan 0 x 0 Lazio
02/02/2011 - Chievo 2 x 0 Napoli
05/02/2011 - Modena x Crotone
12/02/2011 - Modena 1 x 2 Reggina
13/02/2011 - Cagliari x Chievo
19/02/2011 - Triestina 2 x 2 Modena
19/02/2011 - AlbinoLeffe 2 x 1 Padova
20/02/2011 - Chievo x Milan
26/02/2011 - Pescara 2 x 0 AlbinoLeffe
26/02/2011 - Modena x Siena
05/03/2011 - Empoli 0 x 0 Modena
06/03/2011 - Chievo x Parma
13/03/2011 - Milan 1 x 1 Bari
18/03/2011 - Sassuolo x Modena
27/03/2011 - Modena 1 x 0 Pescara
02/04/2011 - Livorno 0 x 1 Modena
22/04/2011 - AlbinoLeffe x Grosseto
22/04/2011 - Modena 1 x 1 Torino
30/04/2011 - Cittadella 1 x 1 Modena
02/05/2011 - Lazio x Juventus
07/05/2011 - Modena 1 x 1 Grosseto
08/05/2011 - Udinese 2 x 1 Lazio
14/05/2011 - Varese 3 x 0 Modena
14/05/2011 - Milan 4 x 1 Cagliari
23/05/2011 - Siena 5 x 0 Varese
29/05/2011 - Novara 2 x 3 Modena
29/05/2011 - AlbinoLeffe 1 x 0 Siena
Jogos da temporada 2012/13:
06/04/2013 - Verona 2 x 1 Ternana
06/04/2013 - Brescia 2 x 1 Cesena
07/04/2013 - Salerno 2 x 1 Melfi
07/04/2011 - Spice 2 x 1 Grosseto
07/04/2013 - Pro Patria 1 x 0 Santarcangelo
07/04/2013 - Livorno 3 x 0 Ascoli
07/04/2013 - Como 4 x 3 Treviso
07/04/2013 - Benevento 1 x 0 Latina
07/04/2013 - Bassano 4 x 2 Fano
13/04/2013 - Fano 2 x 1 Savona
13/04/2013 - Croton 2 x 1 Pro Vercelli
13/04/2013 - Novara 3 x 1 Vicenza
13/04/2013 - Palermo 1 x 1 Bolonha
13/04/2013 - Pescara 2 x 3 Siena
13/04/2013 - Pescara 2 x 3 Siena
13/04/2013 - Croton 2 x 1 Pro Vercelli
13/04/2013 - Varese 1 x 3 Livorno
14/04/2013 - Reggina 0 x 2 Lecce
14/04/2013 - Venezia 3 x 0 Forlì
14/04/2013 - Melfi 1 x 1 Pontedera
14/04/2013 - Fano 2 x 1 Savona
14/04/2013 - Trapani 3 x 0 Pavia
14/04/2013 - Pisa 1 x 0 Viareggio
14/04/2013 - De Perugia 2 x 1 Sorrento
20/04/2013 - Grosseto 0 x 3 Livorno
20/04/2013 - Grosseto 0 x 3 Livorno
21/04/2013 - San Marino 1 x 0 Trapani
21/04/2013 - Sudtirol 3 x 0 Virtus Entella
21/04/2013 - Pavia 0 x 2 AlbinoLeffe
21/04/2013 - Lecce 3 x 0 FeralpiSalò
28/04/2013 - Carrara 1 x 2 Barletta
28/04/2013 - Virtus Entella 5 x 0 Como
28/04/2013 - Avellino 4 x 0 Andria Bat
28/04/2013 - Viareggio 1 x 0 Perugia
28/04/2013 - Veneza 3 x 3 Giacomense
28/04/2013 - Inter 1 x 0 Palermo
28/04/2013 - Bellaria 2 x 1 Forli
28/04/2013 - Benevento 1 x 2 Nocerina
28/04/2013 - Sudtirol 1 x 2 Lecce
04/05/2013 - Ternana 1 x 1 Livorno
04/05/2013 - Spezia 1 x 1 Virtus Lanciano
04/05/2013 - Cesena 3 x 1 Juve Stabia
04/05/2013 - Aprilia 0 x 0 Chieti
05/05/2013 - Parma 2 x 0 Atalanta
11/05/2013 - Flip 2 x 2 Sassuolo
11/05/2013 - Livorno 1 x 1 Ternana
11/05/2013 - Grosseto 1 x 0 Reggina
11/05/2013 - Modena 1 x 0 Vicenza
11/05/2013 - Bari 2 x 1 Cesena
11/05/2013 - Ascoli 2 x 1 Ternana
11/05/2013 - Empoli 0 x 1 Cittadella
11/05/2013 - Padova 1 x 1 Spezia
11/05/2013 - Juve Stabia 0 x 3 Verona.

Maradona cita lesões de Messi e diz que Cristiano Ronaldo merece a Bola de Ouro

Maior ídolo do futebol argentino, Diego Maradona deixou o patriotismo de lado na hora de opinar sobre o prêmio Bola de Ouro. Se depender de "Diós", o compatriota Lionel Messi perderá o posto de melhor jogador do mundo para o rival português Cristiano Ronaldo.
"Messi esteve lesionado muitas vezes neste ano. Cristiano Ronaldo deve ganhar a Bola de Ouro", opinou Maradona, durante entrega do prêmio de melhor jogador da Argélia. O vencedor foi o atacante Islam Slimani, do Sporting.
Cristiano Ronaldo e Messi são os finalistas da Bola de Ouro ao lado do francês Frank Ribéry, meia-atacante do Bayern de Munique. Enquanto o argentino venceu as quatro últimas edições do prêmio, o português foi eleito o melhor do mundo em 2008. O troféu será entregue pela Fifa no dia 13 de janeiro, em Zurique (SUI).

    Vasco prioriza busca por goleiro, mas despista sobre o veterano Dida

    A diretoria do Vasco já começou a trabalhar na contratação de reforços para a próxima temporada. A prioridade é a chegada de um goleiro, posição que foi a grande dor de cabeça do elenco em 2013. Alessandro, Diogo Silva e Michael Alves se alternaram no gol vascaíno, sendo sempre trocados por conta de falhas grotescas. Para muitos no clube o mau desempenho dos arqueiros foi decisivo para o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. Por isso a ordem é evitar que o filme se repita em 2014.
    O gerente de futebol Ricardo Gomes vem mantendo contatos diários com Adilson Batista, que deverá assinar a renovação de contrato nos próximos dias, o que só não aconteceu porque o treinador está resolvendo problemas familiares no Sul. Ele, porém, vem orientando os dirigentes na busca por nomes que possam reforçar o setor. O primeiro da lista é Dida, que não teve seu vínculo renovado com o Grêmio.
    "O Dida é um grande goleiro, um nome que realmente interessa a qualquer grande clube. Mas ainda não existe nada de concreto e não devemos ficar falando sobre especulações", despista Gomes.
    A diretoria também cogita apresentar uma proposta ao Botafogo pelo goleiro Renan, reserva de Jéfferson que não tem muitas oportunidades em General Severiano. O jogador gostaria de ser emprestado para ter uma sequência em um grande clube e o Vasco pode ser a grande oportunidade. Como o Cruz-Maltino vai jogar a Segunda Divisão, o Glorioso não criaria muitos problemas. Mas essa negociação só deve evoluir se o acerto com Dida não se concretizar.
    A ideia da diretoria vascaína é ter a maior parte do elenco definida em 6 de janeiro, data que o plantel se reapresenta e começa a preparação para a disputa do Campeonato Carioca e da Copa do Brasil. Como aconteceu no ano passado, o Vasco decidiu realizar a sua pré-temporada na cidade de Pinheiral, situada no sul do Rio de Janeiro. Os treinamentos vão acontecer no CT João Havelange e a data da viagem do elenco ainda não foi marcada. A estreia no Estadual será contra o Boavista, em São Januário.

    Para Ribéry, vencer o Mundial de Clubes é 'fechar ano perfeito'

    Se há quem diga que os europeus não dão tanta importância para o Mundial de Clubes, a ordem no Bayern de Munique é entrar com força total no torneio e fechar o ano conquistando o quarto título em doze meses. Para o francês Franck Ribéry, uma campanha vitoriosa no Marrocos representa "fechar o ano perfeito".
    "Temos tido muitos jogos importante neste ano e estamos um pouco cansados, mas vamos focar todo o nosso esforço para vencer o Mundial de Clubes. Seria o final perfeito para o ano perfeito", declara o dono da camisa 7 do Bayern ao site oficial do Campeonato Alemão.
    Campeão da Copa da Alemanha, do Campeonato Alemão e da Liga dos Campeões na temporada 2012/13, o time bávaro busca fechar o ciclo vitorioso deste ano levantando a taça em Marrakech. "Queremos mostrar que não somos apenas a melhor equipa da Europa, mas do mundo. Para provarmos, temos de vencer os próximos jogos. Estamos focados em fazer este ano ainda melhor", finaliza Ribéry.
    O Bayern de Munique estreia no Mundial de Clubes no estádio de Agadir, a partir das 17h30 desta terça-feira. O adversário é a equipe chinesa Guangzhou Evergrande, representante asiático no torneio. O time bávaro busca seu terceiro título intercontinental, já que conquistou o mundo em 1976 e 2001.

    Nissan rompe patrocínio de R$ 21 mi com o Vasco por causa de briga de torcida

    A briga generalizada entre torcidas de Vasco e Atlético-PR em Joinville, na última rodada do Campeonato Brasileiro, segue trazendo prejuízo ao time carioca. Além de ser punido com a perda de mando de oito jogos, o Vasco foi comunicado na tarde desta segunda-feira da rescisão do contrato de patrocínio com a Nissan.
    Segundo a montadora, a confusão em Santa Catarina "é incompatível com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo mundo". A parceria entre ela e o clube teve início em julho deste ano e tinha duração prevista de quatro anos. Com a rescisão, o Vasco deixará de receber aproximadamente R$ 21 milhões.
    A relação entre o time e a Nissan, no entanto, já estava desgastada. Em novembro, o diretor de marketing da empresa, Murilo Moreno, causou polêmica ao afirmar que um até então hipotético rebaixamento do Vasco à segunda divisão seria "melhor ainda" para a marca, uma vez que a exposição na mídia seria maior. Ele ainda completou exaltando que a montadora seria "o patrocinador do acesso".
    Confira o comunicado oficial da Nissan:
    Depois dos recentes atos de inaceitável violência, a Nissan informa que não manterá o contrato de patrocínio junto ao Club de Regatas Vasco da Gama.
    A direção da Nissan considera que os referidos atos de violência são incompatíveis com os valores e princípios sustentados e defendidos pela empresa em todo o mundo. O patrocínio havia sido assinado em Julho de 2013, e tinha previsão de duração de quatro anos.
    A Nissan reforça seu compromisso com o esporte brasileiro como Patrocinadora Oficial dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 e apoio a 30 atletas olímpicos e paralímpicos do Brasil.

    Cruzeiro anuncia a contratação do meia Marlone

    A diretoria do Cruzeiro anunciou nesta segunda-feira a contratação de seu segundo reforço para a próxima temporada. Um dos únicos destaques na campanha que culminou no rebaixamento do Vasco, o jovem meia Marlone assinou contrato com a Raposa e se apresentará ao clube em janeiro.
    No Rio de Janeiro, o jogador recebia aproximadamente R$ 10 mil e tinha multa rescisória considerada baixa. O time mineiro não confirma os detalhes da negociação, mas os valores giram em torno de R$ 5,36 milhões. O Vasco ficará com 60% desse valor, cerca de R$ 3,2 milhões.
    "O Marlone é um jogador que o Brasil conheceu este ano, que fez um belo Brasileiro. É um jogador de futuro e de presente", exalta o diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, em entrevista à Rádio Itatiaia.
    Cria das categorias de base do Vasco, Marlone estreou no time principal em outubro de 2012, com 20 anos. Curiosamente, o responsável pela sua promoção foi Marcelo Oliveira, atual técnico do campeão brasileiro. Antes do meia, o clube celeste já havia acertado a chegada do lateral esquerdo Miguel Samudio, da seleção paraguaia, emprestado pelo Libertad (PAR).
    O Cruzeiro deve acertar o empréstimo do lateral esquerdo Everton e a permanência de Pedro Ken, também por empréstimo, no Vasco. O clube mineiro, no entanto, garante que a liberação dos dois jogadores não tem ligação com a chegada de Marlone.

    Com Atlético-MG de olho, Bayern estreia e enfim atrai atenção para o Mundial

    O Mundial de Clubes da Fifa está sendo realizado desde a semana passada no Marrocos. Mas é somente a partir desta terça-feira, quando o campeão europeu e grande favorito Bayern de Munique entra em campo, que o torneio ganha o status de principal competição entre times no planeta. Na quarta, será a vez do Atlético-MG, representante brasileiro e sul-americano.
    Apesar da globalização imposta pela Fifa desde que o atual formato foi adotado em 2005, a decisão do melhor time ainda se resume em um confronto entre América do Sul e Europa. A única exceção até agora foi em 2010, quando o Mazembe, da República Democrática do Congo, surpreendeu o Internacional na semifinal. Nas demais disputas, o resultado nunca foi diferente do que era antes de ter a chancela da entidade que rege o esporte mundial.
    E é nessa escrita que Bayern e Atlético-MG apostam para protagonizarem a final do próximo sábado. Os alemães têm duas títulos da época em que a Fifa ainda não organizada a disputa e disputam pela primeira vez nesta fórmula. Como todos os europeus, a equipe de Pep Guardiola precisa provar sua motivação. Na estreia, encaram o Guangzhou Evergrande, da China.
    “O Mundial de Clubes é nosso objetivo final no ano. Tivemos muito sucesso ao longo dos últimos 12 meses e queremos terminar 2013 em alta. Estas partidas entre os melhores times de cada continente nos dão a chance de mostrar que realmente somos a equipe número um. É nisso que estamos mirando”, falou o goleiro Manuel Neuer ao site oficial da Fifa.
    Já os brasileiros do Atlético-MG nem precisam explicar que o Mundial é a principal competição da história do clube. Campeão da Libertadores pela primeira vez em 2013, o time vê a chance de se consagrar internacionalmente. Para tal, conta com uma estrela que já conhece esta competição: Ronaldinho estava no Barcelona que acabou como vice ao perder para o Internacional em 2006.
    “Tenho certeza de que será o campeonato do Ronaldinho. Motivação é a palavra. Ele ficou dois meses sem jogar e na última rodada do Brasileirão a gente viu o absurdo que ele fez em campo. ele está concentrado, motivado. Ele vai ser protagonista mais uma vez”, afirmou o goleiro Victor.
    O rival atleticano será o marroquino Raja Casablanca. Dono da casa, o time tem a chance de repetir o Corinthians de 2000 e ser a segunda equipe anfitriã a chegar na final. Vale lembrar que há 13 anos, na primeira tentativa de se fazer uma competição com clubes de todos os continentes, o modelo de disputa era diferente do atual.
    A Fifa permitiu a participação de dois times do Brasil, país-sede daquela edição, e Corinthians e Vasco acabaram chegando à final, com os paulistas levando a melhor. A decisão caseira, somada ao desinteresse dos europeus Real Madrid e Manchester United, fez a entidade máxima admitir que a fórmula escolhida na ocasião não foi a melhor.

    Lusa pode usar torcedor para buscar Justiça Comum e não ter punição da Fifa

    Logo após o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidir pelo rebaixamento da Portuguesa e a manutenção do Fluminense na Série A, Manuel da Lupa não descartou apelar à Justiça Comum, mas a ação é improvável. A confiança está em ações de torcedores para reverter o descenso sem sofrer sanções da Fifa.
    A entidade que rege o futebol mundial ameaça punir até seleções de países em que clubes apelem em tribunais não desportivos para resolver problemas em campeonatos. A própria Lusa correria risco de exclusão de torneios continentais. Mas a diretoria crê na liberdade que seus torcedores têm para contrariar as ações do STJD.
    "A Portuguesa pode não ir à Justiça Comum, mas temos gente de nome e gabarito que pode ir, como permite o Estatuto do Torcedor", discursou Da Lupa, ciente de que o maestro João Carlos Martins, embaixador do clube, já tinha entrado com processo na Justiça Comum para anular o julgamento dessa segunda-feira antes mesmo de ele acontecer.
    Antes de contar com seus torcedores por sucesso em outras esferas, a Lusa tem chance de seguir na Série A no julgamento de seu caso em última instância. O clube entrará com recurso no STJD e nova análise será feito pelo Tribunal Pleno em 27 de dezembro, última dia útil do ano.
    A Portuguesa perdeu quatro pontos por ter escalado Héverton na última rodada do Brasileiro. O meia tinha sido julgado e suspenso em sessão ocorrida dois dias antes da partida. A pena acabou colocando a Lusa no lugar do Fluminense entre os novos integrantes da Série B nacional.

    Em carta a Marin, Bom Senso pega pesado e diz que CBF deve ser rebaixada

    O Bom Senso FC, grupo de jogadores que busca mudanças na forma como a CBF conduz o futebol brasileiro, publicou nesta terça-feira uma longa carta contra a entidade e seu presidente, José Maria Marin. O último pronunciamento do grupo em 2013 é direcionado a Marin e traz uma série de críticas a forma como o dirigente vem tratando as demandas do grupo. A mais dura, no final do texto, fala da forma como a tabela do Brasileirão foi modificada na segunda-feira. "A CBF é quem deveria ser rebaixada".
    Carregado de ironia, o documento bate forte em Marin. Critica sua posição de desdém em relação ao grupo "de meia dúzia de jogadores" e cobra mais empenho da entidade no que é sua obrigação: zelar pelo futebol brasileiro.
    Em 2013 o Bom Senso já cogitou uma greve em virtude de atrasos de salários no Náutico e atrasou o início de partidas do segundo turno do Brasileirão. O grupo pede mais atenção da CBF ao calendário do futebol brasileiro: respeito às datas Fifa, 30 dias de pré-temporada e de férias e fair play financeiro. 
    Leia a carta do Bom Senso para Marin na íntegra
    "Caro Presidente,
    Talvez o senhor não saiba, mas não somos apenas um grupo de jogadores. Somos mais de 1000 (mil), reunidos em apenas três meses, em prol de um futebol melhor para todos.
    Um grupo democrático, onde todos os envolvidos têm poder de votar, opinar e participar. Sabemos que o senhor não está acostumado com essa tal democracia e até entendemos que seja difícil se adaptar, faz pouco tempo...
    O senhor tem razão quando diz que existe um calendário permanente desde 2003. E um calendário ruim desde então. Porque antes disso ele era péssimo.
    Mas o senhor conseguiu resolver todos os problemas do calendário do dia para a noite. Foi só limitar o número de jogos dos jogadores e não dos clubes e pronto, eis que melhoraremos a qualidade no espetáculo. Ou seja, a saída escolhida é o mesmo que encontrar um burro dentro de sua sala e pedir para trocarem o sofá, pois algo lhe parece estranho.
    Não nos diga que o senhor tem orgulho do calendário de apenas quatro meses de competição para a maioria dos clubes do Brasil. Talvez o senhor dê pulos de alegria quando vê a formula de disputa do Campeonato Paulista de 2014, que pode fazer com que um time seja campeão e rebaixado ao mesmo torneio.
    Desconfiamos até que o êxtase o atinja quando o senhor percebe a extraordinária estratégia de um time precisar ser desclassificado de uma competição nacional (Copa do Brasil) para se classificar para um torneio internacional (Copa Sul-Americana).
    Quanta genialidade! Responda-nos uma coisa: É justo que os times percam seus melhores jogadores quando há partidas das seleções simplesmente porque o campeonato daqui não para nas datas FIFA?
    Responder não parece ser seu forte, não é mesmo?
    Inclusive, esse "grupo de meia dúzia de jogadores" deve ser muito chato mesmo para exigir explicações tão "complicadas".
    De qualquer forma, e apesar de tudo, foi importante o senhor ter falado das Séries C e D e ressaltar a boa ação da CBF com essas duas competições. Mas veja, caro presidente, a fonte de receita da CBF é a Seleção Brasileira, fruto final do futebol jogado no país. Logo, usar parte desses recursos para subsidiar as competições para as quais a confederação não consegue receita não é caridade, é uma simples obrigação. Afinal, assim como os direitos sobre a NOSSA Seleção são da CBF, os deveres sobre o futebol brasileiro também devem ser.
    Só para lembrá-lo, é graças à grandeza do futebol brasileiro, construída por clubes e jogadores nos últimos 100 anos, que a CBF possui hoje, 14 legítimos patrocinadores. Logo, não basta cuidar apenas da Seleção, é preciso regar a raiz do nosso futebol.
    Outra coisa. Talvez o senhor não tenha lido, mas já falamos abertamente sobre os salários do futebol. E temos certeza de que o Fair Play Financeiro implementado de forma eficaz (não aquele de faz de conta da FPF) irá diminuir os salários. E mesmo cortando na nossa própria carne, continuaremos lutando pelo bem do futebol. Porque quem regula o salário pago aos jogadores é o mercado e se o gestor for obrigado a gastar apenas o que o clube arrecada, pagará menos a todos. O que gera salários astronômicos (e atrasados) é a falta de um dispositivo punitivo (esportivo e civil) a quem gasta mais do que ganha.
    Mas isso é encrenca política demais para alguém assumir em ano de eleição, não é?
    E para ajudar o Bom Senso FC a virar consenso de uma vez por todas, o Campeonato Brasileiro terminou de forma melancólica, dentro do tribunal! A frase: "Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas" não poderia se encaixar melhor nessa situação. A justiça desportiva se torna protagonista e o resultado de campo fica para trás. Sem discutir o mérito de quem está certo ou errado, a conclusão final é de que a CBF é que deveria ir para a segunda, terceira, quarta divisão.
    No fundo e para finalizar, a nossa expectativa é que a CBF, que se denomina entidade maior do futebol brasileiro, realmente assuma o seu papel de gestora do nosso esporte e participe do debate jogando, atuando, e não apenas assistindo.
    E antes que nos perguntem, as férias têm nos feito muito bem.
    Em janeiro nos vemos por aí. Boas Festas!
    Bom Senso Futebol Clube".