Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Em 'jogo de xadrez', Flamengo e Botafogo decidem vaga na semi da Copa do Brasil

Depois de um empate por 1 a 1 no jogo de ida, Flamengo e Botafogo fazem nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), o confronto decisivo pelas quartas de final da Copa do Brasil. Apenas um dos times deixará o Maracanã classificado, enquanto o outro terá apenas o Campeonato Brasileiro para se preocupar.
O clássico mexeu até com a estratégia dos dois treinadores para os jogos no fim de semana pelo Brasileirão. Jayme de Almeida poupou algumas peças e viu o Flamengo cair por 1 a 0 diante do Atlético-MG. Já Oswaldo de Oliveira foi mais radical, preservou praticamente todos os titulares e o Botafogo não conseguiu mais do que um 2 a 2 contra o Vasco.
Como as duas partidas estão sendo disputadas no Maracanã, não há critério de gol marcado como visitante. Assim, independentemente do marcador, qualquer empate forçará a disputa de pênaltis nesta quarta-feira, enquanto que o ganhador avançará de forma direta. O classificado pegará na próxima etapa quem sair do duelo entre Vasco e Goiás, que jogam nesta quinta-feira, no Rio de Janeiro. Na ida, os goianos venceram por 2 a 1.
O regulamento que prevê pênaltis em qualquer empate não está sendo levado muito em consideração pelos jogadores dos dois times, que entendem que o segredo é entrar em campo pensando em ganhar.
"Acho que quando falamos de um clássico não vale muito isso de jogar pelo empate ou por uma vitória por um determinado número de gols. A rivalidade fala alta e todos buscam a vitória. Acho que vai ser mais um grande jogo e temos que estar preparados para tudo o que este tipo de partida reserva", disse o volante botafoguense Renato.
O goleiro flamenguista Felipe concorda. "Vai ser um jogo aberto, com os dois times buscando a vitória. Assim foram todos os encontros entre Flamengo e Botafogo este ano, e não espero nada muito diferente disso agora", disse Felipe.
Jayme de Almeida concorda com seu atleta, mas mostra otimismo para o clássico. "Espero uma partida equilibrada, como tem sido a marca do clássico. Mas o Flamengo vem mostrando que pode enfrentar e vencer qualquer adversário e isso me deixa otimista para este jogo. Temos plenas condições de impormos o nosso estilo e deixarmos o gramado com o triunfo e a classificação", disse.
Já Oswaldo de Oliveira espera um jogo de xadrez nesta quarta-feira. O treinador listou uma série de fatores que tornam o clássico mais atraente. "Será um jogo com muitos ingredientes que o tornam decisivo. O fato de valer vaga nas semifinais, poder ser decidido nos pênaltis, ser um clássico, enfim, são muitos componentes que tornam o duelo atípico, e precisamos estar preparados. Temos que colocar em prática tudo o que foi trabalhado", receitou o treinador.
Com o retorno dos titulares, Oswaldo terá que mexer apenas na lateral-direita, já que Edilson recebeu o terceiro cartão amarelo na partida de ida e cumprirá suspensão. O jovem Gilberto assume o posto.
Pelo lado do Flamengo, Jayme de Almeida conta com os seus jogadores considerados titulares e deverá manter a base que vinha jogando antes do jogo com o Galo.
As duas equipes já se enfrentaram cinco vezes esse ano, e o Botafogo leva vantagem. A única vitória flamenguista foi por 1 a 0 no primeiro duelo, na fase de classificação da Taça Guanabara. Pela semifinal do mesmo duelo, o Bota eliminou o rival, ganhando por 2 a 0. No Brasileiro houve empate por 1 a 1 no primeiro turno, enquanto que o Botafogo fez 2 a 1 no returno. Além disso, aconteceu o 1 a 1 do duelo de ida da Copa do Brasil.
FICHA TÉCNICA 
FLAMENGO X BOTAFOGO 

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 23 de outubro de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP) 
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Fábio Pereira (Fifa-TO) 

FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Chicão e André Santos; Amaral, Luiz Antonio, Elias e Carlos Eduardo; Paulinho e Hernane 
Técnico: Jayme de Almeida .

BOTAFOGO: Jéfferson; Gilberto, Dória, Bolívar e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Renato, Gegê, Seedorf e Lodeiro; Rafael Marques 
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Corinthians conta com 'empatite' com gols em decisão com o Grêmio

Houve um tempo em que Tite se incomodava com o termo "empatite", criado para ironizar a grande quantidade de empates acumulada pelo Corinthians. Para disfarçar, o técnico até citava o neologismo espontaneamente, de modo bem-humorado. A partir de 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, em Porto Alegre, ele não irá se importar nem um pouco se voltar a justificar a brincadeira diante do Grêmio, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, desde que o seu time marque gols.
Como o Corinthians empatou (como de hábito) com o rival gaúcho por 0 a 0 em São Paulo, uma igualdade por qualquer outro placar garantirá a classificação para a equipe de Tite - novo marcador zerado levará a decisão para a disputa de pênaltis. "Se for uma empatite com gols, está ótimo. Temos que fazer gols. Gol é bom! Vamos inchar a perna dos caras de tanto chutar. Façam gol! Ou pelo menos acertem naquele negocinho!", sorriu Tite, usando os seus dedos indicadores para desenhar traves no ar.
Gol pode ser bom, como diz o treinador, mas não tem sido um objetivo tão fácil de ser alcançado pelo Corinthians na temporada. O time só balançou as redes 23 vezes em 30 jogos no Campeonato Brasileiro. Só o ataque do lanterna Náutico (20) foi menos efetivo. Aliada à "empatite" (foram 13 igualdades na competição, a maior marca), a ineficácia ofensiva corintiana deixou o time próximo da zona de rebaixamento e ameaçou o emprego de Tite.
O Grêmio, ao contrário, chegou à vice-liderança do Brasileiro sob o comando do ídolo Renato Gaúcho e é apontado por atletas corintianos como favorito a avançar às semifinais da Copa do Brasil. O que não iludiu o lateral esquerdo Alex Telles. "A gente conhece a qualidade que o elenco do Corinthians tem. É o atual campeão do mundo e conta com atletas de seleção, além de um grande treinador. Esperamos uma partida complicada", respeitou.
Os gremistas também foram elogiados em São Paulo. Campeão da Copa do Brasil pelo rival em 2001, quando superou justamente o Corinthians na final, o gaúcho Tite foi um dos que mais enalteceram o adversário. Sem se esquecer de que enfrentará um time contrário ao empate. "Faremos um jogo extremamente aberto e igual. O Grêmio terá que fazer o gol, então vai se expor mais. Sabemos que o 0 a 0 não serve para ninguém, mas o empate com gols é nosso", repetiu.
Já que precisa ser ofensivo, o Grêmio voltará a atuar com três atacantes (na quarta-feira passada, o esquema tático escolhido por Renato Gaúcho contra o Corinthians foi o 3-5-2). Kleber e Vargas, dois destaques gremistas no empate por 2 a 2 com o Internacional, estão confirmados ao lado de Barcos, o argentino responsável por vazar o goleiro Cássio na vitória por 1 a 0 da penúltima rodada do Brasileiro.
Renato ainda terá o reforço do zagueiro Rhodolfo, que não atuou no Gre-Nal do último domingo por sentir dores musculares. Por outro lado, Werley, outro titular do sistema defensivo, sofreu uma lesão no decorrer do clássico e tem chances remotas de começar o confronto com o Corinthians. Bressan deverá ser o seu substituto.Tite também tem problemas. O goleiro Cássio contundiu a coxa direita na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma e cederá lugar para o seu sósia Walter, credenciado por um bom retrospecto em cobranças de pênalti. No ataque, a principal baixa ainda é a do peruano Paolo Guerrero, que não escapou de uma cirurgia no pé esquerdo. Tite comporá o setor com Romarinho e Alexandre Pato, já que decidiu deixar Emerson no banco de reservas. A dúvida está no meio de campo, onde Renato Augusto substituirá Edenílson se o técnico sentir segurança em suas condições físicas.
FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO X CORINTHIANS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 23 de outubro de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC) 
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Barcos e Vargas 
Técnico: Renato Gaúcho.
CORINTHIANS: Walter; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson (Renato Augusto), Douglas e Romarinho; Alexandre Pato 
Técnico: Tite.

Brasil domina Honduras, vence e avança como líder no Mundial Sub 17

Apesar de o treinador Alexandre Gallo ter afirmado anteriormente que a seleção brasileira sub 17 teria dificuldades diante de Honduras, os atletas da equipe nacional mostraram dentro de campo que o comandante estava errado. Nesta quarta-feira, a seleção dominou o adversário e triunfou por 3 a 0, no Emirates Club Stadium, e garantiu a primeira colocação do Grupo A da Copa do Mundo da categoria, com nove pontos.
No embate desta quarta-feira, Boschilia e Caio Rangel balançaram as redes para a equipe nacional. Quem também se destacou foi o meia Nathan, do Atlético-PR, que distribuiu duas assistências e criou as principais jogadas do time.
O Brasil volta a entrar em campo na próxima segunda-feira, novamente às 14h (de Brasília), quando mede forças com o terceiro melhor colocado do Grupo C, D ou E. Neste momento, a equipe comandada por Alexandre Gallo enfrentaria a Croácia.
Apesar da derrota, Honduras também está garantida na sequência do torneio. A seleção da América Central encerrou sua participação na chave em segundo lugar, com quatro pontos, levando vantagem no critério de desempate de saldo de gols (-2 a -3) diante da Eslováquia. Agora, enfrenta o vice-líder do Grupo C. Emirados Árabes, sem pontuar, fecha o grupo.
Realizada pela primeira vez em 1985, na China, a Copa do Mundo Sub 17 é organizada pela  Fifa e ocorre a cada dois anos. O Brasil conquistou o troféu do torneio em 1997, 1999 e 2003, e, ao lado da Nigéria, é o país com maior quantidade de títulos.
O jogo
Mais uma vez escalado pelo treinador Alexandre Gallo com formação ofensiva, o time nacional controlou as ações da partida desde o início. O centroavante Mosquito, autor de três gols na goleada por 6 a 1 sobre a Eslováquia, mais uma vez era a principal referência no campo de ataque.
Embalado pelas vitórias anteriores, o Brasil teve grande oportunidade de abrir o placar no Emirates Club Stadium logo no primeiro minuto, quando o zagueiro Lucas subiu alto depois de cobrança de escanteio e acertou o travessão. Cinco minutos mais tarde, foi o atacante Caio Rangel quem assustou o goleiro Cristian Hernández, que viu a bola ir para fora após chute de perna esquerda.
Aos 11 minutos, a seleção sofreu baixa ao precisar trocar o lateral Abner pelo zagueiro Leo Pereira, mas seguiu dominando o jogo. Com isto, precisou de apenas mais três minutos para sair em vantagem no marcador, em cobrança de falta do meia Boschilia. Foi o atleta do São Paulo, inclusive, quem anotou o segundo gol do Brasil. Aos 45 minutos, Nathan realizou boa jogada pelo lado esquerdo e tocou para o meio da área, onde o camisa 11 completou para o gol.
Na volta do intervalo, Gallo surpreendeu ao tirar Boschilia de campo e promover entrada de Kenedy, que já disputou oito jogos pelo Fluminense no Campeonato Brasileiro desta temporada. Ainda mais ofensivo com o atacante, o time nacional voltou a balançar as redes aos 19 minutos. Nathan fez outra boa jogada e lançou Caio, que invadiu a área e chutou cruzado, sem chances ao goleiro Cristian Hernández.
O Brasil seguiu melhor em campo na sequência da partida e não sofreu nenhuma grande ameaça de gol da equipe hondurenha. O lateral Jefferson entrou na vaga do volante Gustavo, aos 22 minutos, e ajudou a seleção a manter o controle da posse de bola, que chegou a 81%, e assegurar a primeira colocação na tabela de classificação do Grupo A.


    Médico do Flu prega cautela e diz que Fred ainda não tem prazo para retorno

    O treinamento da tarde da terça-feira deu algumas esperanças o torcedor do Fluminense , que amarga um mau momento no Campeonato Brasileiro. O atacante Fred, fora da equipe há dois meses, foi a campo e participou das atividades físicas, sendo observado pelos fisioterapeutas do clube, Fábio Marcelo e Roberto Tupinambá. Havia a expectativa de um breve retorno do centroavante. Nesta quarta-feira, porém, o médico do Fluminense, Victor Favilla, fez questão de esfriar o otimismo e atualizar os torcedores sobre a evolução do atacante.
    Segundo Favilla, Fred ainda está em estágio de recuperação e não tem previsão para começar a, de fato, participar dos treinamentos junto com o restante do elenco. A volta às partidas, então, segue distante. "O Fred está num estágio de recuperação. Ele foi ao campo, mas ainda não está treinando. Ele fez uma recuperação na academia e agora está fazendo no campo", declarou o médico, em entrevista ao site oficial do clube.
    O camisa 9 tricolor está fora de ação desde o dia 31 de agosto, quando sofreu grave lesão na coxa direita durante a derrota por 2 a 0 para o Santos, no Maracanã. Ele corria o risco de só voltar a atuar na próxima temporada, mas a expectativa atual é de que possa entrar em campo ao menos nas últimas rodadas do Brasileirão. O péssimo momento do Fluminense, que está ameaçado pelo rebaixamento, na competição teria contribuído para este "novo prazo".
    Além de Fred, o Flu não pode contar com Robert, Valência e Digão, também entregues ao departamento médico. Os três também continuam em recuperação e não têm previsão de retorno. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Flu (15º colocado com 36 pontos) encara o Vitória, no Maracanã, domingo, às 18h30 (de Brasília).

    Medalhões erram demais, e atacantes sem grife se destacam pela eficiência

    No início do Brasileirão, as apostas para artilheiro passavam por nomes como Fred, Alexandre Pato, Luis Fabiano, Barcos e Leandro Damião. No entanto, de forma surpreendente, Éderson, do Atlético-PR , é o atual artilheiro, seguido de outros nomes ‘sem grife’, como Gilberto, da Portuguesa , William, da Ponte Preta , e Hernane, do Flamengo .
    Além de aparecerem entre os artilheiros, esses jogadores ainda sem muita fama no vêm demonstrando eficiência no fundamento mais importante para um atacante: a finalização. E isso os coloca à frente dos medalhões.
    Segundo a Footstats, William é o jogador com o melhor desempenho nos arremates a gol no Brasileiro. O atacante da Ponte Preta marcou 14 até aqui, em 54 tentativas, um aproveitamento de 26%. O segundo na estatística é Gilberto, da Portuguesa, que precisou de 56 finalizações para fazer os mesmos 14 gols, 25%. Já Hernane, do Flamengo, tem 13 gols em 62 tentativas, um aproveitamento de 21% dos chutes dados. O atacante do time carioca é seguido por Éderson, do Atlético-PR, artilheiro do Brasileiro, que tem 15 gols e transformou 19% das suas finalizações em gols.
    Por outro lado, os goleadores mais badalados do País têm abusado dos erros e, ao que parece, precisam colocar o pé na forma.
    Leandro Damião chegou à seleção brasileira em 2011, foi convocado para os Jogos de Londres e vinha ganhando destaque no Internacional. Porém, até aqui, o Brasileirão está perdido. O atacante tem apenas quatro gols em 22 partidas e possui um desempenho ruim nas finalizações. Ele arrematou 47 vezes, aproveitamento de apenas 8,5%. Rafael Sóbis, do Fluminense, é outro que precisa melhorar no fundamento. O jogador precisou de 104 chutes para fazer nove gols no Brasileiro, aproveitamento de 8,6%.
    Luis Fabiano, do São Paulo, também vive má fase. Em 20 jogos na competição, o atacante fez apenas seis gols, em 48 arremates, aproveitamento de 12,5%. Alexandre Pato e Barcos também aparecem como destaques negativos no fundamento. Grata surpresa do Brasileirão, o “gordinho” Walter tem 12 gols na competição, mas precisou de 109 arremates, 11% de aproveitamento.
    Artilheiro do Brasileirão de 2012, Fred tem um problema um pouco diferente dos concorrentes: as contusões. Ele fez apenas três gols nesta edição do Brasileiro, se machucou antes da metade do campeonato e atuou em apenas nove partidas pelo Fluminense.

    Com dois de Ronaldo, Real Madrid vence Juventus e segue 100% no Grupo B

    No seu desafio mais importante até agora na Liga dos Campeões, o Real Madrid se deu bem e manteve o aproveitamento de 100% na competição. Em jogo pelo Grupo B, recebeu a visita da Juventus nesta quarta-feira e levou a melhor. Contou com dois gols de Cristiano Ronaldo para bater os italianos no Santiago Bernabéu por 2 a 1.
    Artilheiro da última edição da Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo balançou as redes duas vezes diante da equipe italiana e se isolou na lista de goleadores desta temporada, chegando a sete gols em três partidas. Pelo lado da Juventus, Fernando Llorente diminuiu o placar e anotou seu primeiro gol na competição.
    Com este resultado, o Real Madrid manteve 100% de aproveitamento nesta edição do torneio e chegou aos nove pontos, liderando a tabela de classificação do Grupo B. A Juventus, sem vencer no torneio, segue com dois pontos e perdeu a segunda posição para o Galatasaray, que alcançou quatro pontos ao triunfar por 3 a 0 sobre o Anderlecht, também nesta quarta-feira. O clube belga, sem pontuar, fecha a chave.
    Após o confronto disputado nesta quarta-feira, Real Madrid e Juventus medem forças novamente no próximo dia 5 de novembro, às 17h45 (de Brasília), no Juventus Stadium, no primeiro confronto do segundo turno do Grupo B. No mesmo dia e horário, Copenhague e Galatasaray duelam no Parken Stadion.

    Se ficar entre os três melhores do mundo, Neymar renderá R$ 6 milhões ao Santos

    Vendido ao Barcelona na janela de transferências do meio do ano, o atacante Neymar ainda pode trazer frutos econômicos para o Santos , seu antigo clube. Para isso, tem que aparecer na lista final do prêmio Bola de Ouro, que reune os três melhores jogadores do mundo na temporada. 
    "Se ele entrar na lista dos três melhores do prêmio da Fifa, o Santos pode receber dois milhões de euros (aproximadamente R$ 6 milhões)", afirmou o Odílio Rodrigues, presidente do Santos, em entrevista à Rádio Bandeirantes .
    Na mais recente edição do prêmio, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Iniesta foram os finalistas. Assim como nas três temporadas anteriores, o meia argentino do Barcelona ficou com o primeiro lugar.
    No dia 29 de outubro será divulgada uma relação prévia, com 23 atletas. Segundo informações do jornal Mundo Desportivo do começo deste mês, Neymar estaria nesta lista, ao lado de Daniel Alves, companheiro de Barcelona. 
    Neymar já apareceu nesta primeira relação, mas para que o Santos ainda fature, deve ficar entre os finalistas, que serão divulgados pouco depois. Os vencedores do Bola de Ouro da Fifa serão conhecidos no dia 13 de janeiro de 2014. 

    Bayern de Munique goleia Viktoria Plzen, segue 100% e mantém vantagem na ponta

    O Bayern atendeu às expectativas e, atuando na Allianz Arena, goleou o Viktoria Plzen por 5 a 0 nesta quarta-feira, em partida válida pelo Grupo D da Liga dos Campeões. Gols de Ribery (duas vezes), Alaba, Schweinsteiger e Gotze construíram a vitória do time comandado por Pep Guardiola.
    O resultado manteve o atual campeão europeu com 100% de aproveitamento nesta edição das Champions. O Bayern segue na liderança do Grupo D (que tem o Manchester City como segundo colocado, com seis pontos), agora com nove pontos, enquanto o lanterna Viktoria Plzen chegou à terceira derrota em três jogos.
    As duas equipes voltam a se enfrentar dia 5 de novembro, na cidade de Plzen, em partida que abrirá o segundo turno do grupo.
    O jogo O Bayern encontrou dificuldades nos primeiros minutos de jogo para fugir da forte marcação do time tcheco, que se defendia com todos os 10 jogadores de linhas - muitas vezes com sete deles dentro da área. Paciente, a equipe comanda por Pep Guardiola trocou passes e insistiu nas jogadas pelos lados.
    E foi pela lateral direita que surgiu o lance que originou a abertura do placar. Robben fez bela jogada individual, entrou na área e foi derrubado por Hubnik. Na cobrança do pênalti, Ribery chutou rasteiro no canto esquerdo. Kozacik tocou na bola, mas não evitou o gol alemão.
    O goleiro salvou o Viktoria Pilsen em pelo menos outras duas ocasiões. Aos 27, quando ficou cara a cara com Mandzukic, e aos 29, ao defender cabeçada à queima-roupa do zagueiro Van Buyten.
    Pelo meio saiu o segundo gol do Bayern. Schweinsteiger levantou para Mandzukic, que ajeitou de cabeça para Alaba. O lateral esquerdo dominou no peito, avançou e, de perna direita, finalizou a jogada.
    Não fosse o goleiro Kozacik, e o Bayern teria terminado o primeiro tempo goleando. O tcheco defendeu difícil cabeçada de Robben aos 40 e forte chute de Kroos aos 43.
    A primeira boa chance do Bayern na segunda etapa foi criada aos 10 minutos, quando Schweinsteiger arriscou de longe e levou perigo ao gol adversário. Três minutos depois, o que seria o terceira gol bávaro foi anulado. Ribery recebeu boa bola de Robben, foi ao fundo e tocou para Mandzukic, que, impedido, completou para o gol.
    Aos 15 minutos, Ribery marcou o terceiro do Bayern. O francês recebeu na entrada da área, livrou-se do marcador com um corte seco e, encobrindo o goleiro, completou para o fundo das redes.
    Três minutos mais tarde, os bávaros marcaram o quarto. Mario Gotze, que havia acabado de entrar nu lugar de Lahm, fez jogada pela direita e rolou para Schweinsteiger, que girou sobre a marcação e finalizou com força.
    O quinto gol saiu aos 46. Robben prendeu a bola pela direita e esperou o deslocamento de Gotze. Quando percebeu a movimentação do jovem alemão, o holandês deu cruzamento perfeito, e Gotze dominou antes de completar para o gol de direita.