Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Com dois de Barcos, Palmeiras vence Botafogo e fica perto da vaga


O atacante Hernán Barcos colocou o Palmeiras mais perto da vaga nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Depois de um primeiro tempo ruim, o Verdão contou com a inspiração do argentino para vencer o Botafogo por 2 x 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Barueri.

O Pirata marcou dois golaços para garantir a vitória do time paulista. Nas duas jogadas, o atacante dominou no peito antes de finalizar, sendo a primeira de dentro da área e a segunda da meia-direita. Mais uma vez, Barcos mostrou que se dá bem na Sul-Americana, pois foi vice-artilheiro da competição no ano passado, quando mandou sete vezes para as redes atuando pela LDU.

O fato curioso da partida foi a ausência do técnico Luiz Felipe Scolari no banco de reservas do time mandante. O comandante preferiu ficar nas tribunas para não se encontrar com seu desafeto, o assistente Roberto Braatz. Assim, o auxiliar Flávio Murtosa ficou à beira do gramado.

O segundo confronto entre Palmeiras e Botafogo pelo torneio continental está agendado para dia 22 de agosto, no Engenhão. Em função do resultado obtido nesta quarta, o Verdão pode perder por até um gol no duelo decisivo. Já se balançarem as redes no Rio de Janeiro, os paulistas se classificarão mesmo em caso de derrota por dois de diferença.

Antes, Felipão e Oswaldo colocam suas equipes em campo pelo Campeonato Brasileiro. Na noite de sábado, novamente na Arena Barueri, o clube alviverde duela contra o Internacional. Já o Botafogo joga no mesmo dia contra o Atlético-GO, no Serra Dourada.

O jogo
O Palmeiras sentiu falta de um meia de armação de ofício e permitiu uma atuação melhor do Botafogo durante todo o primeiro tempo. O clube carioca teve chance logo aos sete minutos, em cobrança de falta da meia-direita, mas Andrezinho carimbou a barreira. Nas jogadas seguintes, o meia teve mais duas chances em bolas paradas, mas desperdiçou ambas.

Do outro lado, o Verdão teve sua primeira oportunidade aos 11, também após infração. Porém, Marcos Assunção mandou direto nas mãos do goleiro Jefferson. Em um início de partida faltoso, o Botafogo criou duas boas jogadas para abrir o placar. Aos 18, Andrezinho recebeu na meia-direita e emendou a batida de primeira, carimbando a trave do goleiro Bruno, que só pôde olhar e torcer para a bola não entrar.

No lance posterior, Maurício Ramos escorregou na intermediária e deixou a bola de presente para Elkeson, que fez a assistência na esquerda para Vitor Júnior invadir a área livre. O meia bateu forte e exigiu grande defesa de Bruno. Com o Palmeiras sem criatividade, os visitantes continuaram com posse de bola, mas diminuíram as chances. Lucas até pediu pênalti ao invadir a área pela direita, mas o árbitro considerou o lance normal.

Do outro lado, Maikon Leite recebeu livre e chutou para defesa de Jefferson. No rebote, Barcos ficou sozinho diante do gol aberto, mas o árbitro paralisou a jogada, alegando impedimento no início do lance. O time de Oswaldo de Oliveira seguiu tocando a bola em busca de um espaço para ameaçar.

Ao perceber a facilidade com que sua equipe era desarmada na frente, Felipão mandou a ordem das tribunas para uma alteração, ainda aos 38 minutos do primeiro tempo. Mazinho deixou o jogo para a entrada de Obina. Porém, o Verdão seguiu inexpressivo até o intervalo, até mesmo com Marcos Assunção irreconhecível, pois mandou para longe duas cobranças de falta que teve.

No intervalo, Maikon Leite foi substituído por Fernandinho, que atuou improvisado como meia. Logo no primeiro minuto da etapa final, o Verdão balançou as redes. Artur cruzou da direita na segunda trave, onde Barcos ignorou a marcação, dominou no peito e finalizou para as redes.

O Palmeiras cresceu com o gol e passou a ficar com a posse de bola. Com isso, Oswaldo de Oliveira tirou Fellype Gabriel para a entrada de Rafael Marques. Mas o time mandante quase ampliou. Marcos Assunção lançou para Obina na direita, que cruzou para Barcos se esticar para finalizar. A bola passou perto da trave direita do goleiro Jefferson.

Aos 19, Barcos comprovou ser o dono da noite. O argentino recebeu na meia-direita, dominou no peito e ameaçou tocar para Obina ao lado, mas limpou para dentro e bateu colocado, para tirar do alcance do goleiro Jefferson e marcar um golaço. Logo depois, Felipão fechou o time, com a entrada de Márcio Araújo na vaga de Marcos Assunção.

O Botafogo, por sua vez, se lançou para o ataque e desperdiçou grande chance. Rafael Marques aproveitou bobeira da defesa alviverde e chegou de frente para o gol, soltando um chute forte. Bruno fez grande defesa para evitar o desconto dos botafoguenses. O time visitante ainda insistiu em outras oportunidades, mas não conseguiu balançar as redes.

Ficha técnica
Palmeiras 2 x 0 Botafogo

Local:
 Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 1º de agosto de 2012 (Quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Altemir Hausmann (Fifa-RS)
Cartões amarelos: João Vitor (Palmeiras). Renato (Botafogo)
Gols: Barcos, a 1 e aos 19 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Leandro Amaro, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção (Márcio Araújo), João Vitor e Mazinho (Obina); Maikon Leite (Fernandinho) e Barcos
Técnico: Luiz Felipe Scolari

BOTAFOGO: Jéfferson, Lucas (Lennon), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo (Lima); Jadson, Renato, Andrezinho e Vítor Júnior; Elkeson e Fellype Gabriel (Rafael Marques)
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Com gol de Ceni, São Paulo faz 2 x 0 na Bahia e se aproxima da vaga


O São Paulo foi para Salvador com a intenção de estrear bem na Sul-Americana, torneio que pode lhe garantir um título no ano. Volta para a capital paulista com a vaga nas oitavas de final da competição bem encaminhada. O time venceu o Bahia por 2 x 0, no estádio de Pituaçu, e só não se classificará se perder por dois ou mais gols de diferença no jogo de volta, no dia 21, no Morumbi – derrota por 2 x 0 leva a definição para os pênaltis.

Por seis minutos, o São Paulo fez nesta quarta-feira a marcação na saída de bola que Ney Franco tanto pede. Conseguiu uma falta que Rogério Ceni cobrou com perfeição para abrir o placar. O resto do primeiro tempo foi um espaço para passes errados. Quando os anfitriões tentavam pressionar, Cortez apareceu em contra-ataque e Ademilson ampliou, aos 22 minutos.

As lamentações dos paulistanos são em relação a Luis Fabiano, que deixou a partida ainda no primeiro tempo e não deve estar em campo no domingo, no Morumbi, contra o Sport, quando a equipe tenta se aproximar das quatro primeiras colocações do Brasileiro. Já o Bahia, na zona de rebaixamento da liga nacional, visita o Grêmio em Porto Alegre.

O jogo
Durante os seis primeiros minutos da partida, o São Paulo seguiu à risca as ordens de Ney Franco. Como o técnico prega e repete a cada entrevista, treino e preleção, a equipe pressionou a saída de bola no campo do Bahia a ponto de chegar a ter todo o time depois do meio-campo, deixando os anfitriões perdidos.

Na tentativa de tentar para o adversário, o time nordestino acabou cometendo falta em Douglas à altura da meia-lua, aos seis minutos. Parecia ter esquecido que Rogério Ceni estava de volta ao gol do clube paulista. Do seu local predileto para bater faltas, o camisa 01 cobrou com perfeição no ângulo direito de Marcelo Lomba.

A pressão são-paulina havia dado resultado e já havia tempo para respirar. O adversário propiciou ainda mais a escolha por diminuir o ritmo dos paulistanos. Os comandados de Caio Júnior erravam passes seguidamente. A maior sequência de toques parava, normalmente, em um erro de domínio, na maioria das vezes com Souza.

O São Paulo, porém, se contentou demais com o gol de Rogério Ceni. E deu espaço para que os rivais aprimorassem seu toque de bola. Desta forma, Zé Roberto começou a aparecer na partida, avançando pelos dois lados e até voltando para buscar a bola na defesa. Em um desses retornos, recebeu falta e conseguiu que Rodrigo Caio levasse amarelo.

Mesmo sem qualidade, o Bahia ficava mais tempo no ataque, auxiliado também pela movimentação de Júnior. Desta forma, conseguia escanteios, e em um deles, aos 28 minutos, teve uma péssima saída do gol de Rogério Ceni. O veterano, porém, se recuperou a tempo de dar um tapa para evitar que Souza balançasse as redes.

Naquele momento, contudo, o relaxamento excessivo dos visitantes era prejudicial. Tanto que, aos 30 minutos, Júnior prendeu a marcação até encontrar Fahel sem nenhuma marcação para acertar o travessão. Aos 40 minutos, o mesmo Júnior jogou fora uma boa chance ao ser ‘fominha’ e, em vez de tocar para Souza e Zé Roberto, melhores posicionados, chutou muito mal.

Beneficiado pela falta de qualidade do adversário, o São Paulo começava a sofrer e lamentava ainda mais por ter perdido Luis Fabiano aos 40 minutos, que sentiu fisgada na coxa esquerda e foi trocado por Willian José. Antes do intervalo, ao perceber que Zé Roberto poderia causar a expulsão de Rodrigo Caio, trocou o garoto pelo também jovem meio-campista João Schmidt.

Caio Júnior se assustou do banco por ver Ney Franco fazer duas mudanças, mas percebeu que precisava mexer. Tirou que Gerley, que mais atrapalhava no ataque ou na defesa, e apostou no bem ofensivo Ávine na lateral esquerda. Antes dos dez minutos, aumentou a mobilidade do ataque trocando Júnior por Lulinha.

O Bahia ocupou mais o campo adversário, mas continua faltando quem soubesse transformar a pressão em maior trabalho de Rogério Ceni, que executou defesas mais complicadas somente afastando o perigo em chutes de longe nos primeiros minutos do segundo tempo. Quando Zé Roberto não tinha mais condições de correr, Ciro entrou em seu lugar.

Mas quem correu mesmo foi Cortez, e com mais eficiência. Aos 22 minutos, o lateral esquerdo deu um drible de corpo em Fahel e só foi tocar na bola para bater na saída de Marcelo Lomba, acertando a trave. No rebote, Ademilson ampliou o placar a favor dos visitantes.

Desta vez, o São Paulo escolheu a hora certa para respirar. E os mandantes pareceram aceitar o placar. Mexida somente na troca de João Filipe, que ficou com câimbras por tanto correr atrás dos rápidos e ineficientes atacantes do Bahia, por Paulo Miranda. A vitória estava definida.

Ficha técnica
Bahia 0 x 2 São Paulo

Local:
 estádio do Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 1º de agosto de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Henrique Dibert Pedrosa (Fifa-RJ) e Rodrigo Joia (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Diones (Bahia); Rodrigo Caio e Rhodolfo (São Paulo)

Gols: Rogério Ceni, aos seis minutos do primeiro tempo; Ademilson, aos 22 minutos do segundo tempo

BAHIA: Marcelo Lomba; Gil, Danny Morais, Titi e Gerley (Ávine); Fahel, Diones, Hélder e Zé Roberto (Ciro); Júnior (Lulinha) e Souza
Técnico: Caio Júnior

SÃO PAULO: Rogério Ceni; João Filipe (Paulo Miranda), Rafael Toloi e Rhodolfo; Douglas, Rodrigo Caio (João Schmidt), Maicon, Jadson e Cortez; Ademilson e Luis Fabiano (Willian José)
Técnico: Ney Franco.

Para Léo Moura, Flamengo tem que buscar melhor classificação

Lateral direito ressalta importância do período de treinamentos e diz que time pode mais no Brasileiro. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Lateral direito ressalta importância do período de treinamentos e diz que time pode mais no Brasileiro.

Com o adiamento da partida contra o Atlético-MG, o técnico Dorival Júnior terá mais tempo para trabalhar com o elenco do Flamengo. Mesmo em crise pelos maus resultados, o time rubro-negro segue no meio da tabela de classificação.
O lateral direito Leonardo Moura afirmou que todos no clube almejam uma posição melhor para a equipe, que ainda pode se recuperar. "É um campeonato muito longo. Ainda tem o segundo turno inteiro. O Brasileiro é um campeonato muito difícil e reconhecemos que o momento não é bom. Não estamos satisfeitos em ficar no meio da tabela. Todos os jogos é uma cobrança muito grande e vamos trabalhar para colocar o Flamengo lá em cima", disse o lateral, em entrevista ao site do clube.
Léo Moura ressaltou que o ritmo intenso dos treinos é benéfico para o Flamengo. O lateral direito acredita em um melhor rendimento já na próxima quarta-feira, contra o Figueirense, em Florianópolis.
"O Dorival não teve nem tempo para trabalhar nesses dois últimos jogos. Agora, os treinamentos tem sido puxados. Ter tempo para trabalhar é importante. Esse período sem jogo vai dar para treinar e entrar bem na quarta-feira, contra o Figueirense", garantiu.
A CBF adiou a partida do Flamengo neste final de semana contra o Atlético-MG, por conta da condição do gramado do Engenhão. Os mineiros, líderes do campeonato, programaram um jogo-treino, enquanto os cariocas optaram por seguir a rotina de treinamentos.

Hernane é titular em coletivo marcado por orientações no Fla

Atacante foi a novidade no treino e formou trio de ataque com Negueba e Vágner Love. Foto: Romildo de Jesus/Lancepress!
Atacante foi a novidade no treino e formou trio de ataque com Negueba e Vágner Love.

A cada jogada errada o apito e a repetição da maneira que o técnico Dorival Júnior queria. No coletivo da tarde desta quinta-feira, no Ninho do Urubu, o treinador dedicou para orientar o posicionamento dos jogadores e exigiu que a marcação fosse feita sob pressão.
A todo momento Dorival gritava corrigindo os atletas. A novidade na atividade foi o atacante Hernane. Ele foi experimentado no lugar de Thomás. A formação é semalhante à utilizada no treino tático de quarta-feira. O time titular foi formado com Paulo Victor; Léo Moura, Welinton, Marcos González e Ramon; Amaral, Luiz Antonio, Ibson; Negueba, Hernane e Vagner Love.
"Nesse grupo só o Ramon trabalhou com ele (Dorival Júnior). O método que ele gosta é um time mais justo. Quando nosso time perde a bola, ele gosta que pegue na frente. Estamos tentando entrar nesse ritmo", explicou Léo Moura.

Patricia Amorim desabafa: "o Flamengo não é para qualquer um"

A presidente admite que seria melhor comandar o Flamengo em um momento mais tranquilo. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
A presidente admite que seria melhor comandar o Flamengo em um momento mais tranquilo.

Em Londres para acompanhar os Jogos Olímpicos, a presidente do Flamengo, Patricia Amorim, quebrou o silêncio. Em entrevista à ESPN, a mandatária fez uma análise sobre o difícil momento que a gestão dela atravessa. No entanto, a dirigente não se arrepende de ter aceitado o desafio de comandar o clube de maior torcida do País.
"Acho importante passar por isso. Uma mulher dirigindo o maior clube do Brasil. Mas talvez o ideal fosse assumir o Flamengo em um momento mais tranquilo", disse Patricia Amorim.
A mandatária rubro-negra ainda criticou os ex-presidentes do Flamengo, que acabam atrapalhando a sua gestão no cargo.
"O clube possui 11 ex-presidentes vivos. É muita gente dando pitaco. Alguns deles são muito solícitos, mas também tem uns que se acham donos da verdade. Mas no fim vai tudo acabar bem. Sou uma pessoa corajosa. Tenho de ser. O Flamengo não é para qualquer um", acredita a presidente.
Patricia fez ainda uma comparação de administrar o Flamengo com uma prova de natação. "Seria uma prova longa, como a maratona aquática. Dura, demorada, mas boa de conseguir sobreviver", concluiu.

Fundada por carioca, torcida do Chelsea diz: "Tite falou besteira"

Tite lamentou o fato do retrancado Chelsea ser campeão europeu na temporada. Foto: Edson Ruiz/Gazeta Press
Tite lamentou o fato do retrancado Chelsea ser campeão europeu na temporada.

Semanas antes de ser campeão da Copa Libertadores, Tite declarou que o futebol perdeu com o título europeu do Chelsea. A crítica do treinador ao que chamou de antijogo não chegou a Londres, porém repercutiu mal junto aos torcedores brasileiros da equipe inglesa, agora possível adversária do Corinthians no Mundial de Clubes, em dezembro.
"O pessoal ficou bastante revoltado. Principalmente depois dos jogos contra Vasco e Santos, em que ele jogou muito atrás (e se classificou com vitória por um gol de diferença), sendo que dizia 'não, meu time não joga atrás'. Não foi o que a gente viu. Até mesmo os corintianos do site disseram que ele falou besteira", diz Guilherme Neto, fundador da Chelsea Brasil, torcida oficialmente reconhecida na temporada passada.
"O que vale é estratégia, tudo é estratégia. O Di Matteo (técnico do Chelsea) sabia que não dava para atacar porque o Barcelona (oponente na semifinal da Liga dos Campeões) tem um meio-campo de toque de bola muito bom. A gente também tem essa consciência de que a qualidade do Chelsea é menor. Então a estratégia foi a mais acertada contra Barcelona e Bayern de Munique, na final", completa o engenheiro de produção carioca, 27 anos.
A Chelsea Brasil surgiu da união de amigos interessados pelo Chelsea. Guilherme Neto explica que era fã de Gianfranco Zola desde os tempos de videogame e se ligou ao Chelsea quando o ídolo passou a defender a cor azul, em 1996. Treze anos depois, com domínio de programação em web, criou o site para suprir a insuficiência de notícias em português sobre o clube.
Deu certo. Inspirada na torcida brasileira do Manchester United, a comunidade tem mais de dois mil membros e mais de dez mil seguidores no Facebook. O reconhecimento do Chelsea, a partir de trocas de e-mails durante quase seis meses, veio em 2011. A comunidade foi aceita por ter muitos fãs em dois anos no ar e se tornou a primeira torcida oficial na América do Sul.
Mas a simpatia pelo time não é compartilhada apenas virtualmente. Os torcedores fazem grandes encontros ao menos duas vezes ao ano. No Rio de Janeiro, reúnem-se com frequência para assistir juntos aos jogos. "Antes era em pubs, mas o site cresceu muito, e a faixa etária diminuiu. Como chegou uma galerinha nova, gente de 16 anos, a gente abriu mão dos bares para ver as partidas na praça de alimentação de shoppings, a gente reserva locais nos restaurantes", conta o líder de uma equipe de 18 pessoas, dentre designers, editores e colaboradores.
Torcedor do Vasco, eliminado pelo Corinthians nas quartas de final da Libertadores, Neto é o símbolo de uma legião de brasileiros que torce também por outro clube fora do Brasil. "Acabei me envolvendo tanto que, quando me perguntam para quem eu torceria no Mundial caso o Vasco tivesse sido campeão da Libertadores, eu não sei a resposta", reconhece o carioca, que tem duas tatuagens no corpo: a cruz-de-malta, símbolo vascaíno, e o leão do Chelsea.
À procura de patrocínio que garanta sua viagem em dezembro para o Japão, o engenheiro revoltado com Tite espera encontrar o Corinthians na final do Mundial. Não só para divulgar seu site. "Também porque não gosto do Corinthians. Simpatizo com o Palmeiras por causa da união com a torcida do Vasco. Enfim, seria uma final legal, com o Corinthians vice", provoca.

Cuca reclama de adiamento e estranha nota de gratidão no site do Fla

Cuca reclamou do adiamento da partida entre Atlético-MG e Flamengo no Engenhão. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Cuca reclamou do adiamento da partida entre Atlético-MG e Flamengo no Engenhão.

O técnico Cuca, do Atlético-MG, não ficou nada satisfeito com a decisão da CBF de adiar o jogo contra o Flamengo, que estava marcado para o próximo sábado, no Engenhão. A entidade máxima do futebol brasileiro alegou que o gramado do estádio não tem condições de suportar a partida e, por isso, optou por transferir o confronto para uma data que ainda será agendada.
O comandante atleticano afirmou que entende e respeita a decisão de preservar o gramado, mas disse ser no mínimo estranho o Flamengo ter publicado uma nota no site oficial agradecendo à CBF pelo adiamento do jogo. Cuca disse ainda que não entendeu a situação, que, na opinião do treinador, irá prejudicar o planejamento do Atlético-MG.
"A gente entende que o Botafogo quer proteger o campo por duas semanas. Foi um pedido do Botafogo. Causa estranheza porque no site do Flamengo tem um agradecimento à CBF. O Flamengo agradece uma situação que privilegia o Botafogo. É assunto delicado. Não gosto de polêmica. Mas a gente fica meio perplexo. Se é um pedido do Botafogo, como tem o agradecimento de outro clube? Não estou conseguindo entender", declarou.
Cuca deixou claro que foi pego de surpresa com a notícia do adiamento do jogo e julga que o time mineiro foi prejudicado, já que a equipe vem em uma sequência de boa de jogos, mas pode perder a liderança do Brasileiro com a paralisação. O treinador lembrou que no último domingo o Atlético-MG atuou no Engenhão, enfrentando o Fluminense, e que o estádio tinha condições normais de jogo.
"Para mim foi uma surpresa. Uma péssima surpresa. Você está embalado numa competição e você quer dar sequência ao momento. Para nós essa parada de dez, 12 dias não é boa no aspecto técnico, pelo momento que vivemos. A gente vai se inteirando do ocorrido e procura entender. A gente trabalha com futebol e também quer ter uma condição boa de jogo. Domingo passado nós jogamos lá e tinha condição", disse.
Confira na íntegra a nota do Flamengo sobre a decisão da CBF em adiar a partida:
O Flamengo parabeniza o Diretor de Competições da CBF, Virgilio Elisio, pela pronta ação de comparecer ao Estádio João Havelange para fazer a vistoria do campo, e depois tomar uma decisão imediata, como impunha a circunstância.
O Clube reconhece, desde o primeiro momento, o caráter saudável da medida de interdição do Estádio, a despeito da surpresa causada pela correspondência recebida, segunda-feira às 19h, relativa à partida do sábado seguinte.
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), Rubens Lopes, também cumpriu seu papel ao compreender o caráter agudo desta questão.
O Flamengo, desde logo, acata com disciplina e confiança a decisão da CBF sobre a nova data, posto repousar no equilíbrio e competência do seu Diretor de Competições.

Com duelo adiado contra Fla, Atlético-MG marca jogo-treino no sábado

Técnico do time mineiro não quer deixar equipe parada no final de semana para não perder o ritmo. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Técnico do time mineiro não quer deixar equipe parada no final de semana para não perder o ritmo.

Com o adiamento da partida contra o Flamengo, o Atlético-MG confirmou um jogo-treino contra o Villa Nova-MG para a manhã do próximo sábado na Cidade do Galo. O time de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, se prepara para a disputa da Taça Minas Gerais e é dirigido pelo ex-atacante Reinaldo Lima, um dos principais ídolos da torcida atleticana.
A idéia do técnico Cuca é manter os atletas da equipe alvinegra em ritmo de jogo para que os níveis técnico e físico não sejam prejudicados na sequência do Campeonato Brasileiro.
Além da realização do jogo-treino, a programação de atividades teve que ser totalmente alterada pela comissão técnica alvinegra. Inicialmente, os atletas iriam finalizar os preparativos da semana na sexta-feira pela manhã e, logo depois, a delegação viajaria para o Rio de Janeiro.
Com a mudança do jogo contra o Flamengo, os jogadores do Atlético-MG treinam em período integral nesta quinta, na parte da manhã de sexta e sábado e folgam no domingo. A reapresentação do grupo vai acontecer na segunda-feira à tarde, quando efetivamente o técnico Cuca irá começar a definir os titulares que irão enfrentar o Coritiba, no dia 9, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.
O volante Pierre e o meia-atacante Danilinho, receberam terceiro cartão amarelo, e estão fora da próxima rodada. Inicialmente, os dois seriam desfalque diante do Flamengo, porém, com a mudança do jogo, a suspensão automática terá que ser cumprida no duelo contra o Coritiba.
Sem compromisso no fim de semana, o Atlético-MG corre o risco de perder a liderança da competição para o Vasco. Os cariocas, que estão dois pontos atrás do time mineiro, recebem o Corinthians, domingo, às 16h (Brasília), em São Januário.
A nova data e local do jogo adiado entre Flamengo e Atlético-MG ainda não foram definidos pela CBF.

FLA AGUARDA 'OK' DOS EMPRESÁRIOS, PARA ANUNCIAR LIEDSON. CLUBE QUER ANUNCIAR O JOGADOR AINDA NESTA QUINTA


Com o fracasso na janela de transferências internacionais, o Flamengo busca uma solução "caseira" para reforçar o time. E a primeira contratação deste período pode ser anunciada até esta quinta-feira. O atacante Liedson, que teve seu contrato encerrado com o Corinthians na terça, mantém negociações avançadas com o clube da Gávea e está muito próximo do acerto com o rubro-negro.
Mesmo sem o status de "solução" para o time carioca, a chegada de Liedson se encaixa no perfil idealizado pelos dirigentes da Gávea, já que o Flamengo não gastará nada na negociação e terá que arcar apenas com os salários do atacante.
Sem espaço no Corinthinas, Liedson viu seu contrato chegar ao fim na última terça-feira e não teve o vínculo renovado. Como ainda não atingiu o limite de sete jogos disputados pelo clube paulista no Campeonato Brasileiro, viu a oportunidade de se transferir para outro clube brasileiro.
Os representantes do jogador, Bruno Paiva e Marcelo Goldfarb, se reuniram com o atleta na noite de quarta-feira para sacramentar o acordo. O Flamengo aguarda o "ok" dos empresários para poder fazer o anúncio oficial em seu site.
Mais cedo, nesta quarta-feira, no twitter da empresa que gerencia a carreira de Liedson, os empresários postaram duas mensagens sobre o futuro do jogador. "Dentro de algumas horas, o anúncio do futuro de Liedson aqui no twitter da 'Think Ball'. Agentes estão reunidos para definir o futuro do jogador", escreveram no microblog.
Procurados pela reportagem do UOL Esporte para comentar oficialmente o assunto, o diretor Zinho e o vice de futebol do clube, Paulo César Coutinho, não responderam os contatos telefônicos. O presidente em exercício do clube, Hélio Ferraz, despistou, mas admitiu que o rubro-negro terá novidades em breve.
"Não posso falar nada sobre isso [Liedson] agora. Aguarda um pouco que já teremos novidades", resumiu.

ESTREIA SERÁ CONTRA O FIGUEIRA: CÁCERES É LIBERADO PARA JOGAR PELO FLAMENGO


A espera acabou. O volante Cáceres enfim teve sua situação regularizada e está disponível para jogar pelo Flamengo. A Associação de Futebol do Paraguai finalmente enviou a documentação pendente e o jogador terá o seu registro feito na CBF pelo Flamengo.

- Na próxima quarta-feira estou pronto para estrear contra o Figueirense - disse o jogador a uma rádio paraguaia nesta quinta-feira.

A demora na regularização se deveu muito provavelmente à briga entre o jogador e o Libertad, seu ex-clube, para que toda a documentação fosse enviada pela Assossiação de Futebol do Paraguai o quanto antes.

Desde que foi apresentado, no dia 6 de julho, o atleta aguarda o fim da burocracia treinando. O departamento jurídico do Flamengo se mobilizou e acionou a CBF e a Fifa, mas pouco adiantou. O empresário do jogador, Regis Marques, foi a Assunção tentar a liberação junto à entidade e conseguiu uma liminar que obrigou a Associação a liberar o documento de transferência.

O próprio volante chegou a fazer críticas ao seu ex-clube e a Assosiação de Futebol do Paraguai:

- O Libertad está conduzindo (o caso) muito mal, e a APF (Associação de Futebol do Paraguai) também não faz nada. Eles fazem muito mal ao futebol paraguaio internacionalmente.

TENORIO MARCA DOIS EM COLETIVO QUE TEVE FABRÍCIO COMO TITULAR

Na manhã desta quinta-feira o Vasco realizou um coletivo visando à partida contra o Corinthians, domingo, em São Januário, e apresentou uma mudança. Fabrício ganhou uma oportunidade entre os titulares, formando dupla com Douglas, que mostrou-se recuperado de uma pancada na coxa direita.

Dedé, que cumpre suspensão automática neste domingo, realizou um treinamento à parte com outros jogadores. Renato Silva, que ainda não teve seu novo contrato regularizado, participou do coletivo entre os reservas. Dificilmente ele será inscrito a tempo de enfrentar o Corinthians.

O restante da equipe foi o mesmo que empatou em 0 a 0 com o Internacional, no último sábado: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

No entanto, o destaque do treinamento foi Carlos Tenorio. Atuando entre os reservas, o atacante equatoriano mostrou-se totalmente recuperado da ruptura do tendão de Aquiles do pé direito, sofrida há cinco meses. Ele foi perigo constante para a nova zaga titular e marcou dois gols.

DUPLA DO CRICIUMA, ZE CARLOS E LUCCA PODEM REFORÇAR O VASCO


Vasco se livrou de um problema e agora vai atrás de soluções para o meio-campo e o ataque. A Justiça havia bloqueado a saída de Rômulo por conta de uma ação movida pelo proprietário do antigo Vasco-Barra. Uma dívida de aproximadamente R$ 15 milhões fez a 1ª Vara Civil determinar a penhora do volante e das promessas Marlone e Guilherme. Mas o clube pagou os 5% (R$ 500 mil) referentes à transferência do jogador, que agora está liberado para atuar pelo Spartak Moscou.

O dono do terreno que serviu de centro de treinamento para o clube durante quase uma década terá direito a 5% da venda dos três atletas. Pela negociação de Rômulo, o Vasco receberá R$ 10 milhões. Com este valor, os dirigentes pretendem trazer um meia e um jogador de frente.

Na segunda-feira, os cartolas cruzmaltinos haviam desistido de Rafinha, do Coritiba. Mas ainda não abortou a operação definitivamente. No entanto, os nomes de Lucca, do Criciúma, e Rodriguinho, do América-MG, estão no páreo. O clube mineiro não está disposto a liberar o meia em razão das festividades da temporada - o América comemora seu centenário. Para o ataque, o Vasco pensa em Zé Carlos, também do Criciúma.

FLUMINENSE AGRADECE AO VASCO EM NOTA POR CEDER SÃO JANUÁRIO

Gramado novo foi plantado há pouco mais de um mês | Foto: Hilton Mattos / IG
Após a confirmação da CBF de que as partidas contra o São Paulo e o Palmeiras não vão acontecer no Engenhão, o Fluminense agiu rápido e confirmou a partida contra o Tricolor Paulista para São Januário, marcado para a próxima quinta-feira ás 21h.

A troca do local do jogo se deu devido a um pedido do Botafogo, dono do estádio, que quer preservar o já desgastado gramado do estádio e tratá-lo. No entanto, o clube das Laranjeiras ainda não confirmou, onde vai ocorrer o jogo contra o Palmeiras no no dia 12 deste mês.

O Tricolor divulgou uma nota oficial em seu site, esclarecendo a mudança do local da partida e agradeceu ao Vasco por ter cedido seu estádio. Curiosamente o último jogo do Flu em São Januáriofoi na estreia do Brasileiro de 2011 contra o mesmo São Paulo. Na partida, o clube carioca perdeu por 2 a 0.



"O Fluminense Football Club informa que realizará o jogo de 9 de agosto (quinta-feira), contra o São Paulo, no estádio de São Januário. A mudança do local atende a um pedido do Botafogo de interdição do Engenhão, feito à CBF, em virtude de problemas de manutenção do gramado do estádio. O horário da partida está mantido, 21h.

O Fluminense foi pego de surpresa, mas conseguiu contornar a situação graças à acolhida doVasco da Gama, que prontamente ofereceu o seu estádio. A postura do Vasco mostra a disposição do clube de São Januário de valorizar o futebol carioca" 

DUPLA COM LOVE: FLAMENGO ESTÁ PERTO DE ACERTO COM O ATACANTE LIEDSON


O Flamengo está perto de fechar a contratação do atacante Liedson. O jogador, que ficou sem contrato e deixou o Corinthians nesta terça-feira, pode ser anunciado ainda nesta quarta-feira pelo Rubro-Negro. A diretoria do clube trabalha em sigilo e está mobilizada para sacramentar o acordo com o atleta, que já esteve na pauta do Flamengo em outras ocasiões.
Via Twitter, a Think Ball & Sports Consulting, empresa que gerencia a carreira de Liedson, adiantou que o futuro do jogador será definido nas próximas horas. Liedson fez seis jogos pelo Timão neste Brasileiro e está dentro do limite que permite a um atleta defender um outro clube na mesma edição da competição. Ele chegou a ficar fora das partidas contra Botafogo e Náutico, nas últimas rodadas, para não estourar a cota.
O jogador, 34 anos, teve uma passagem pelo Flamengo em 2002. Na época, o time não foi bem e chegou a ficar ameaçado de rebaixamento, mas Liedson se destacou: foram 15 gols em 29 jogos. No ano seguinte, teve sua primeira passagem pelo Corinthians e acabou vendido ao Sporting, de Portugal, clube que defendeu até o ano passado. Chamado de Levezinho pelos portugueses, Liedson se naturalizou e defendeu a seleção lusitana na Copa do Mundo de 2010.
O retorno ao Corinthians se deu em 2011. Liedson foi peça importante na conquista do título brasileiro. Em 2012, entretanto, o jogador perdeu espaço e passou a coadjuvante no time que acabou campeão da Libertadores. O Timão optou por não renovar o contrato do atleta, que se despediu do clube dizendo estar "de cabeça erguida". Foram 23 gols na segunda passagem pelo Corinthians.
Ainda na terça-feira, o Santos fez uma sondagem a respeito de Liedson, mas desistiu de tentar levar o negócio à frente por conta da alta pedida salarial feita pelo atleta.

INTER TENTA PARCERIA COM O FLU, PARA LEVAR RAFAEL MOURA


O Internacional quer Rafael Moura - assim como quer outro atacante de qualquer maneira. Para ter o centroavante, o clube pode tentar sensibilizar o Fluminense com uma negociação do ano passado: a de Rafael Sobis. Essa é uma das armas coloradas para que os cariocas aceitem a liberação do jogador por empréstimo.

Em 2011, o Inter detinha o empréstimo de Sobis. O Flu gostaria de contar com o atacante, mas o gargalo da janela de transferências internacionais estava cada vez mais próximo. Assim, pediu para os gaúchos renovarem o vínculo com o Al Jazira e repassarem o jogador para as Laranjeiras, o que aconteceu.

- Lembramos dessa ajuda. Vamos ver agora o que podemos fazer. O problema é que o Fluminense não quer emprestar o jogador. Lá atrás fizemos uma conversa. Agora, estamos tentando ver alguma coisa com qualquer outro atleta no Brasil - explicou o vice de Futebol colorado, Luciano Davi.

Sem Leandro Damião, na Seleção Brasileira, e Dagoberto, com lesão muscular, as esperanças coloradas recaem muito nas costas de Diego Forlán, que fez sua estreia no sábado. As outras opções para o ataque são Maurides, Marcos Aurélio e Mike. Jajá, um meia, tem sido escalado na frente. Por isso, a urgência.

- Estamos procurando um atacante pelo momento que a gente vive. Estamos em busca, tem várias oportunidades e estamos olhando o mercado. Estamos preocupados com o agora, esses próximos cinco ou seis jogos. É o 'timing' que nos preocupa. Vamos tentar equalizar alguma coisa quem sabe até os próximos dias - comentou o dirigente no treinamento do Internacional.

Liberado pelo Corinthians, Liédson foi descartado pelo diretivo colorado. Outro nome que foi especulado é o de Zé Carlos, artilheiro da Série B pelo Criciúma, mas o jogador não foi comentado por Davi.

JOBSON É EMPRESTADO AO AVAÍ E FAZ NOVA PROMESSA DE SE REERGUER


Em mais uma chance de se reabilitar em sua carreira, Jobson foi emprestado pelo Botafogo ao Avaí e correu para embarcar rumo a Florianópolis. Em contato por telefone com o atacante afirmou que estava viajando para acertar seu contrato com o Avaí até o fim do ano e ser apresentado nesta quinta-feira.Ele tem compromisso com o Botafogo até 2015 e terá seu empréstimo repassado do Barueri para o clube catarinense.
- Já estou dentro do avião, animado para começar uma nova fase e ajudar muito o Avaí a conseguir o acesso para a Série A - afirmou Jobson, que havia disputado quatro jogos pelo Barueri na Série B, abaixo do limite de seis para disputar a competição por outro clube.
Jobson, de 24 anos, passou o último mês em Brasília, onde fixou residência no tempo em que defendeu o Brasiliense, antes de ser contratado pelo Botafogo. Nesse período, ficou à espera de uma chance em algum clube e decidiu aceitar a proposta do Avaí para jogar até o fim da Série B.
- Fiquei feliz com isso. Não foi bom ficar esse tempo parado, sem treinar. Este ano ainda não tive uma sequência. Fiz a pré-temporada com o Botafogo, mas joguei pouco. Vou dar tudo nesses quatro meses - comentou o atacante, que não fez gols com a camisa do Barueri.
O último de jogo de Jobson foi no dia 6 de julho, quando o Barueri perdeu por 4 a 0 para o Joinville. Três dias depois, ele anunciou que não defenderia mais o time paulista. O Botafogo, no entanto, não autorizou a rescisão de seu contrato e a opção do clube paulista foi buscar um interessado para que o empréstimo fosse repassado.
Em novembro de 2011, o Botafogo aceitou dar uma nova chance a Jobson, que estava suspenso por doping. Ele só voltou a jogar em março, sob o comando do técnico Oswaldo de Oliveira, que apostava na sua recuperação. O médico Roberto Hallal ajudou o clube, acompanhando-o de perto.
No entanto, Jobson se envolveu em casos seguidos de indisciplina e acabou sendo afastado do grupo. Primeiramente, discutiu asperamente com o fisiologista Altamiro Bottino. Depois, acumulou faltas a treinamentos e, então, o Botafogo o deixou fora dos planos à espera de um interessado em sua contratação.
No Avaí, 11º colocado na Série B, Jobson poderá ter a chance de divdir a mesma cidade com alguns ex-companheiros de Botafogo. Loco Abreu e Caio defendem o Figueirense.

NEGUEBA RECUSA PROPOSTA DO SPORTING-POR, POR NOVA CHANCE COM DORIVAL


Negueba tinha uma proposta para jogar no Sporting, de Portugal, por um ano. Como não vinha sendo aproveitado por Joel Santana, pensou em tentar a sorte na Europa. A mudança de técnico, no entanto, fez o atacante tomar outro rumo. Dorival Júnior chegou, disse que contava com ele e tem escalado o jogador na equipe titular nos treinamentos desta semana.

- No futebol as coisas acontecem muito rápido, ainda mais aqui no Flamengo. É complicado. Tive uma proposta e, como não vinha jogando, não estava sendo aproveitado, a diretoria e meu empresário conversaram comigo. O professor Dorival disse que não ia interferir, mas eu não aceitei sair e estou aqui no Flamegno, não pretendo sair. Quero ajudar o Flamengo – disse o camisa 19.

Quando Joel chegou ao Flamengo, há quase seis meses, elegeu Negueba como seu xodó. O técnico deu chances ao atacante de 20 anos, que teve apenas atuações discretas. Nesta temporada, ele disputou 23 partidas, mas só uma como titular.

- A mudança de técnico renova. Dorival conversou comigo sobre isso também. Foi uma conversa muito clara. Ele falou que conta comigo, com todos os jogadores do elenco, perguntou se estava disposto a ajudar. Não estava tendo oportunidades, ele está me dando, espero contribuir da melhor maneira possível. As coisas aconteceram rápido na minha carreira, criaram uma expectativa em mim, você vai na empolgação, isso me atrapalhou um pouco. Mas agora estou mais maduro, coloquei a cabeça no lugar.

Negueba foi promovido a profissional do Flamengo no fim de 2010 por Vanderlei Luxemburgo. Na base, era meia, mas o treinador optou por escalá-lo como atacante, bem aberto pela direita. Nos treinos, Dorival começa a mudar a função dele. 



- Dorival não quer que eu fique só aberto, então tenho treinado na posição que eu jogava na base, um pouco mais no meio. Melhora um pouco. Vamos conversando para acertar.

Na tarde desta quarta, o treinador comandou uma atividade técnica movimentada e usou todos os jogadores do grupo. Os atletas trabalharam diversos fundamentos divididos por posições. Depois, Dorival realizou um treino tático em campo reduzido e repetiu a formação do coletivo da tarde de terça. Os titulares foram escalados com Paulo Victor, Léo Moura, González, Welinton e Ramon; Amaral, Luiz Antonio e Ibson; Negueba, Thomás e Vagner Love. Duas mudanças foram testadas: Muralha entrou no lugar de Luiz Antonio, e Renato, na vaga de Ibson.

Com o adiamento da partida contra o Atlético-MG, marcada inicialmente para este sábado, o Rubro-Negro só volta a jogar na próxima quarta-feira, contra o Figueirense, em Florianópolis, pela 15ª rodada. O jogo será às 21h50m (de Brasília). Nesta quinta, o grupo do Flamengo vai treinar em dois períodos.
 

SANTOS CONTINUA MIRANDO A CONTRATAÇÃO DE RIQUELME


Se depender do vice-presidente do Santos, Odílio Rodrígues, o meia argentino Juan Román Riquelme, de 34 anos, que está na mira da equipe santista, será muito bem-vindo à Vila Belmiro.O dirigente fez questão de elogiar a qualidade da nova aposta alvinegra.

- É um ótimo jogador, mas seria necessário avaliar as condições físicas e técnicas dele no momento. Ele brilhou no Boca Juniors e na Europa. Gosto muito do futebol dele - disse o vice do Peixe.

Se por um lado Odílio elogiou as qualidades do veterano meia, por outro preferiu despistar quanto a propostas pelo atleta, como tem sido praxe nas últimas negociações do clube. Ele diz que o Santos não mantém trativas com o hermano e só ouviu de terceiros uma sugestão em torno da contratação do argentino, que não tem mais vínculo com o Boca Junios (ARG), sua ex-equipe.

- Não tem nenhuma negociação com o Riquelme, nem sondagem. O que sabemos é que algumas pessoas sugerem, mas não tem nada. Ouvimos falar que o jogador estaria interessado em deixar o Boca Juniors, apenas isso - despistou.

A negativa do cartola santista visa não dar brechas para um possível desfecho infeliz da negociação, como aconteceu com o meia Martínez, que acertou com o rival Corinthians, de Rafael Moura, do Fluminense, e dos eternos Meninos da Vila Robinho e Diego, que por pouco não retornaram ao Peixe.

No caso da contratação da dupla, inclusive, os dirigentes negaram no primeiro momento, mas, após o naufrágios nas negociações, passaram a admitir que ambos estiveram muito próximos de acertar o retorno. No caso de Robinho, Peixe tinha tudo acertado com o Milan (ITA), mas viu as negociações encerrarem após equipe italiana perder Ibrahimovic para o PSG (FRA). Já Diego também estava muito próximo, mas o Wolfsburg (ALE) desistiu de última hora.

O meia Riquelme chegaria ao Santos para suprir a lacuna deixada pela provável saída do meia Paulo Henrique Ganso, que não deve seguir no Alvinegro. As negociações começaram há alguns dias e evoluíram a ponto de o clube de Vila Belmiro preparar a minuta de contrato para o hermano, com salário de R$ 320 mil mensais e luvas de R$ 500 mil.