Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Para Sheik, meta em 2013 é ganhar tudo: "Não vejo ninguém na frente"


Emerson jura que não faltará motivação ao Corinthians. Após um ano muito vitorioso, com os títulos da Copa Libertadores e do Mundial de Clubes da Fifa, o atacante espera que 2013 seja ainda melhor, com triunfos também em outros campeonatos, como o Paulista, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Recopa Sul-americana.
"Eu já vou ser polêmico aqui de novo. Todo o mundo gosta, né?", sorriu o Sheik. "Não estou nem olhando para os lados, só para a frente. E não vejo ninguém na minha frente", argumentou.
O camisa 11 também aprovou a movimentação da diretoria desde o final da última temporada. Além de manter o elenco campeão mundial, perdendo apenas jogadores que não eram utilizados com grande frequência, o clube acertou com Alexandre Pato, Renato Augusto e Gil.
"Pelas contratações, pelos meninos que subiram, pela manutenção do grupo de 2012, o pensamento, creio eu, é buscar todas as competições. Deixa o chefe sentar aqui e explicar, mas, pela quantidade e pelo nível dos atletas, o Corinthians vai em busca de todas as competições.
Para Emerson, não haverá acomodação. "Não é media, não. Olha a camisa que eu visto. São mais de 33 milhões de torcedores, o clube paga o meu salário em dia. Como não ter motivação? Vestir esta camisa é entrar na casa de mais de 33 milhões de pessoas. Isso me orgulha muito."
Flu no caminho 

Ainda que não veja ninguém à frente do Corinthians, o Sheik aponta seu clube anterior, o Fluminense, como um rival importante na temporada. A equipe tricolor ganhou dois dos últimos três Brasileiros e promete lugar para destronar o Timão na Libertadores.
"O Fluminense é o campeão brasileiro. O Corinthians é o campeão mundial. Tenho esses dois times como os dois maiores do futebol brasileiro agora, mas a gente vai ver ao longo do ano quem realmente foi o melhor", afirmou o atacante alvinegro.

Emerson vibra por Zizao, mas vê falta de malandragem como barreira


De acordo com Emerson, todo o elenco do Corinthians comemorou o momento de destaque vivido por Zizao no último domingo. O Sheik lembrou que a partida contra o Paulista teve "várias jogadas de várzea", mas elogiou o desempenho do carismático chinês, autor da jogada que terminou em gol de Giovanni.[
"Para todo torcedor, teve um gostinho especial a partida, por causa dele. Imagina para a gente, que convive diariamente com ele. É um menino ainda, que veio de muito longe. Eu morei fora, sei como é difícil todo o lance do idioma, da cultura", afirmou o camisa 11.
"O Zizao é um garoto tão do bem, tão esforçado, com tanta ambição de aprender. Ele ganhou o carinho, o respeito de todos nós. Aquela jogada dele foi nossa também. Estava todo o mundo assistindo e aquilo nos deixou extremamente felizes", acrescentou Emerson.
O Sheik não negou o óbvio, o fato de o chinês ser muito inferior aos principais jogadores do concorrido ataque alvinegro. No entanto, apontou uma evolução grande do atleta de 24 anos desde sua chegada, na temporada passada, e apostou em seu crescimento.
"A competição no Corinthians é muito grande. A gente sabe que, sem hipocrisia, é difícil para ele. Ele está um pouco distante do (nível do) futebol brasileiro, precisa pegar mais corpo, mais da malandragem do nosso futebol. Mas é um atleta que tem qualidade, sim", analisou.


Emerson diz que joelho incomodou no Mundial e continua doendo


Era o joelho direito de Paolo Guerrero que gerava maior preocupação no Corinthians antes do Mundial, mas foi Emerson quem demonstrou maior limitação no Japão. O atacante também teve um estiramento no ligamento colateral medial, mas o grau da contusão foi maior.
Já faz mais de três meses que o camisa 11 se machucou, porém ainda dói. "Não foi uma lesão muito grave, mas é uma lesão chata porque incomoda e demora muito tempo para curar. Você consegue jogar, sim, mas um pouco limitado", comentou.
Emerson estirou o ligamento em choque com Zé Antônio, no dia 13 de outubro. Voltou a atuar pouco mais de um mês depois e teve as três rodadas finais do Campeonato Brasileiro para entrar em ritmo. Ele foi importante no Mundial, mas não teve a explosão que lhe fez o herói da Copa Libertadores.
"No Japão, incomodou um pouco durante os treinos. Nos jogos, incomodou bastante, porque o jogo é completamente diferente. Ainda estou com um pouquinho de dor, a gente está tratando. É preciso ter paciência porque demora um pouquinho para sarar. Mas vai sarar", prometeu.
O plano do Sheik é seguir a programação dos demais titulares do Mundial. Tite espera que eles estejam à disposição a partir da quarta rodada do Campeonato Paulista, marcada para o dia 30 de janeiro. No mais tardar, o atacante quer estar pronto no início de fevereiro, pois a estreia na Libertadores será no dia 20.

Ex-presidente do Barcelona diz que dispensou Cristiano Ronaldo em 2003


Destaques do Real Madrid nas últimas temporadas, o atacante Cristiano Ronaldo e o treinador José Mourinho poderiam ter parado no Barcelona na última década. Em entrevista ao programa Al Primer Toque , da rádio Onda Cero , o ex-presidente do clube catalão, Joan Laporta, afirmou que o empresário, Jorge Mendes, ofereceu o craque ao time catalão, mas o acerto não aconteceu por questões técnicas e financeiras em 2003.
"Mendes nos ofereceu Cristiano Ronaldo, e seria um negócio ainda mais barato do que foi ao Manchester United, mas não tínhamos disponibilidade econômica na época. Jorge é um homem muito inteligente, tem feito seu trabalho muito bem e merece o sucesso que obteve", explicou Laporta, presidente do Barcelona entre 2003 e 2010.
Revelado pelo Sporting, em 2001, Cristiano Ronaldo ganhou notoriedade no futebol europeu e acabou contratado pelo Manchester United, em 2003, por 15 milhões de euros (aproximadamente R$ 40,7 milhões). Entretanto, antes de concretizar a negociação com os ingleses, o atacante foi oferecido ao Barcelona, que passava por fase de reformulação em seu elenco.
Já José Mourinho, assistente técnico do treinador Bobby Robson no Barcelona durante a década de 90, foi cogitado para retornar ao time catalão em 2008, quando o holandês Frank Rjkaard deixou o comando da equipe. Após vitoriosa passagem por Porto e Chelsea, o português despertava o interesse de Laporta, mas o então mandatário blaugrana optou por dar uma oportunidade ao espanhol Josep Guardiola, que conquistou 14 títulos em um período de quatro anos (2008-2012).
"Mendes me ligou para perguntar se tínhamos interesse em contratar Mourinho, mas disse que havíamos decidido apostar em Guardiola. A pessoa ideal para continuar com a ideia e filosofia de jogo era Pep. Desde o ponto de vida esportivo, confiar nele foi uma das melhores decisões que tomei como presidente. Sempre pensamos que sairia bem, mas a realidade é que superou qualquer expectativa", disse Laporta.

Falcao García nega reunião com presidente do Real Madrid


Cogitado como possível reforço do Real Madrid para a próxima temporada, o atacante Falcao García negou rumor de que se reuniu com o presidente do clube branco, Florentino Pérez, em um restaurante da capital espanhola. Em entrevista à rádio Antena 3 , o centroavante colombiano mostrou irritação com o boato e esclareceu a situação.
"É tudo mentira. Ultimamente sai todo tipo de notícias sobre mim. Tudo isso de que fui comer com Florentino é falso. Também não é verdade que viajei com Cristiano Ronaldo para a cerimônia da Bola de Ouro", explicou o atleta, lembrando o evento organizado pela Fifa na Suíça, em 7 de janeiro.
Autor de 18 gols no Campeonato Espanhol desta temporada e principal referência do Atlético de Madri, Falcao foi envolvido em especulações com equipes como Real Madrid, Chelsea, Manchester City e Paris Saint-Germain. Apesar de ainda faltar nove dias para o término da janela de transferências do futebol europeu, o atacante mostra pouca disposição em deixar o clube espanhol e deve permanecer até o fim desta temporada.
Com a permanência de Falcao, o Atlético de Madri mantém força na disputa pelo título espanhol, torneio vencido pela última vez há 17 anos (1995-1996). Atualmente, o time comandado pelo argentino Simeone é o segundo colocado, com 47 pontos, e está oito pontos atrás do líder do torneio, Barcelona. O atual campeão, Real Madrid, é o terceiro colocado, com 40 pontos.
"Não pensamos em que está à frente e nem em quem está atrás. Não depende apenas de nós. Não é uma obsessão que o Barcelona ganhe ou perca. Nossa meta é vencer sempre, independente de quem seja o adversário do outro lado do campo", encerrou.

Nobre compara Luan a Valdivia e promete dispensar jogadores desmotivados


Decidir se dá aval ou não ao acerto estabelecido entre Arnaldo Tirone e Riquelme não é o único problema imediato a ser resolvido por Paulo Nobre. Antes de a eleição começar nessa segunda-feira, Luan disse que gostaria de deixar o Palmeiras . E o novo mandatário avisa que adotará com o atacante a mesma postura que promete com Valdivia: os insatisfeitos não terão vez no elenco.
"Preciso ter uma conversa franca para entender o que está acontecendo para o Luan querer deixar o Palmeiras. Mas não adianta manter jogador insatisfeito, ele não vai ser aquele que você quer se não estiver motivado. Sem motivação, é melhor para o jogador e para o clube ele ser negociado", disse Nobre.
Enquanto ainda era candidato, o novo presidente já tinha pensado em ter um "papo reto" da mesma forma com Valdivia. Nobre era vice-presidente durante a primeira passagem do chileno, quando o meia deixou o clube como ídolo. Hoje, o camisa 10, que custará R$ 36 milhões ao Verdão a serem pagos até 2016, virou um problema.
"Acredito que o Valdivia pode nos ajudar muito. Mas se estiver a fim", afirmou.Em relação a Valdivia, ao menos, existe a declaração do atleta de continuar na equipe, principalmente para atender ao pedido de Jorge Sampaoli, técnico da seleção chilena. Mas ele terminou o Brasileiro em que o time foi rebaixado sem fazer gol nem dar assistência, não entra em campo desde 6 de outubro por lesão no joelho esquerdo, foi multado por voltar das férias com quatro dias de atraso e ainda ficou fora da estreia no ano por dores no tornozelo esquerdo.
Por isso, o meia foi xingado por torcedores em meio a protestos contra a diretoria, assim como Luan, que disse estar de "saco cheio" após ser insultado no 0 a 0 com o Bragantino de domingo. Ciente do elenco enxuto que o técnico Gilson Kleina tem à disposição, Nobre promete trabalhar para casos semelhantes não ocorrerem.
"Não dá para analisar o time pelo jogo contra o Bragantino, quando realmente não foi bem. Nossa ideia é blindar a comissão técnica e o grupo de jogadores para desenvolverem o trabalho com calma e tranquilidade", projetou o novo presidente, agendando para os próximos dias um papo até individual com cada atleta.
"Preciso ter uma conversa com todos para entendê-los. Antes de serem profissionais e funcionários do clube, os jogadores são seres humanos. Não adianta tratar todos da mesma forma porque reagem de maneira diferente. A mesma dura pode fazer um jogador crescer e outro se apequenar", explicou.

Jornal espanhol põe Atlético de Madri na briga com o Palmeiras por Riquelme


Após acertar aspecto financeiro e esperar ajustes burocráticos para ser anunciado como reforço do Palmeiras para esta temporada, o meio-campista Juan Román Riquelme pode ter novo destino: o Atlético de Madri. Conforme publica o jornal catalão Mundo Deportivo na edição desta terça-feira, o atleta argentino é desejo antigo dos dirigentes do clube espanhol e sua relação com o treinador da equipe, Diego Simeone, pode facilitar a negociação.
Destaque por Barcelona e Villarreal no futebol europeu, Riquelme foi sondado pelo Atlético de Madri pela primeira vez em 2006, quando seu antigo técnico, Carlos Bianchi, tentou levá-lo ao time, sem êxito. Posteriormente, em 2007, o treinador Javier Aguirre também solicitou sua contratação, mas o meio-campista já havia acertou retorno ao Boca Juniors, onde foi campeão da Copa Libertadores no mesmo ano.
Segundo uma fonte consultada pelo Mundo Deportivo , o atleta argentino aceitaria uma oferta do Atlético de Madri, já que o clube tem vaga garantida na Liga Europa e Riquelme planeja disputar uma grande competição internacional. O Benfica (Portugal) e o Levante (Espanha) seriam outras equipes interessas na contratação.
Com contrato suspenso com o Boca Juniors, Riquelme, 34 anos, não entra em campo desde julho do último ano, mas continua sendo prestigiado por clubes brasileiros. Alvo de interesse de Atlético-MG e Fluminense, o meio-campista acertou bases contratuais com o Palmeiras e aguarda posição do novo presidente do Palmeiras, Paulo Nobre, para, possivelmente, concretizar a negociação.

Nobre questiona utilidade de Riquelme e não garante reforço imediato


Arnaldo Tirone deixou como um dos legados para Paulo Nobre no Palmeiras o acerto com Riquelme. O presidente que deixou o cargo nesta segunda-feira informou o novo mandatário de todos os avanços na negociação e garantiu ter um acerto financeiro, alegando só não ter fechado por questões burocráticas. Mas tanta facilidade não encanta Nobre, que revela dúvidas sobre a utilidade do meia de 34 anos.
"O Riquelme é um jogador de renome, ninguém discute. Mas eu vou querê-lo só se concluir que ele pode ser útil, sem emoção nem paixão, uma coisa bem fria", apontou Nobre, reiterando que, para ganhar US$ 210 mil de salários em contrato de dois anos, o ex-jogador do Boca Juniors, parado desde 4 de julho, precisa provar estar bem.
"Vou usar quatro variantes para decidir se ele vem ou não: se há condição financeira para trazê-lo pelo preço acordado, qual a condição física do jogador, se o Kleina pretende contar com ele e se ele quer fazer um último contrato para ganhar muito dinheiro ou para encerrar a carreira em um dos maiores clubes do mundo e no país do futebol", disse o presidente.
Gilson Kleina, que estava reticente com relação ao armador, mudou de ideia ao saber que ele mantém a forma física treinando e jogando peladas em Buenos Aires. Mas Nobre lembra: essas são só duas variáveis. E o fator financeiro pesa bastante. "Como dirigente, tenho que ver a condição financeira para trazê-lo com o pacote apresentado ao jogador. Se ele for positivo como um todo, tem tudo para vir."
E não é só com relação a Riquelme que o novo presidente adota cautela. Paulo Nobre já avisa que não tem nenhuma contratação alinhavada. "Eu não tinha a caneta para assinar, não podia falar em nome do Palmeiras. Não adianta vender ilusões, a torcida não é ingênua. Não tenho nada", comentou.
Para procurar reforços agora, falta tempo. "Eu e outras pessoas estamos observando jogadores que estão fora do País e querem voltar por causa da Copa do Mundo e outros sem contrato, mas todos fazem isso. Herdamos um time e vamos fazer o melhor possível para trazermos grandes jogadores, mas sem grandes promessas", disse.
Correndo contra o tempo, Paulo Nobre marcará uma reunião com o técnico para definir o que fazer. "Não tive conversa com o Kleina como presidente eleito, só uma muito mais superficial. Vou conversa com ele nesta semana e ver se, eventualmente, tem algum valor no mercado para contar. Baseado no que ele disser, corro atrás", afirmou.

Paulo Nobre será o novo presidente do Palmeiras



Os conselheiros do Palmeiras escolheram o novo presidente do clube na noite deste segunda-feira. O eleito foi Paulo Nobre, que derrotou Décio Perin, por 153 votos a 106. Esta eleição foi a última que os sócios palmeirenses não puderam votar.
Paulo já havia tentando ser o mandatário do clube anteriormente. Na ocasião, perdera para Arnaldo Tirone. O novo presidente afirmou estar mais preparado para o cargo que anteriormente e  pretende inovar ao querer contratar um manager, no estilo europeu.
Os quatro vice-presidentes da chapa de Paulo Nobre também se elegeram. São eles: Maurício Precivalle, Genaro Marino, Antonio Jesse Ribeiro, Victor Fruges.
 

Chicão terá que passar por cirurgia no joelho esquerdo



O zagueiro corinthiano Chicão recebeu uma notícia muito ruim nesta segunda-feira. O exame de ressonância magnética do jogador apontou que ele precisará fazer uma artroscopia no joelho esquerdo devido a lesão no menisco medial.
A assesoria de imprensa do Corinthians informou que Chicão deve voltar a jogar somente daqui a um mês. Caso a previsão se confirme, o zagueiro ficará de fora da estreia do Timão na Libertadores, contra o São José, no dia 20 de fevereiro, na Bolívia. A última partida do zagueiro foi a final do Mundial de Clubes contra o Chelsea.
Durante a semana o jogador reclamou de dores no joelho e, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti já havia percebido que a lesão de Chicão não estava melhorando.
 

Jorginho é anunciado como novo técnico da Seleção sub-20



Jorginho, atual treinador do Bahia, irá assumir o comando da Seleção sub-20. A decisão foi do próprio presidente da CBF, José Maria Marín, juntamente com seu vice, Marco Polo Del Nero.
Além do Bahia, Jorginho já comando equipes como o Palmeiras, Goiás e Atlético-PR. Como jogador, o treinador também teve a honra de participar de um jogo com a camisa da Seleção Brasileira, em 1990, quando atuava na ponta-direita.
Jorginho assumirá o comando do time sub-20 brasileiro em um momento conturbado. A Seleção acabou de passar por um dos maiores vexames da sua história, ao ser eliminada ainda na primeira fase no Sul-Americano da categoria, que está acontecendo na Argentina.
 

Lateral Edilson é o novo reforço do Botafogo


O Botafogo acertou  a contratação do lateral-direito Edílson, que havia rescindido contrato com o Grêmio . O jogador não estava com muito espaço no time Gaúcho e nem fazia parte dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. O jogador deve assinar por um ano, com prioridade para renovar por mais três. O time de General Severiano espera apresentar o lateral na próxima terça-feira.
A contratação reforça bem o elenco do Alvinegro carioca, já que o clube não possui um reserva imediato para Lucas, dono da lateral direita do Glorioso.
Essa é a sexta contratação botafoguense para a temporada. Os outros reforços foram os zagueiros Bolívar, Rodrigo Defendi e André Bahia; o lateral-esquerdo Júlio Cesar e o atacante Henrique.
 

Conmebol dá prazo até quarta-feira para São Paulo tentar evitar interdição do Morumbi



Por conta da confusão ocorrida na final da última Copa Sul-Americana, no Morumbi, o São Paulo tem até a próxima quarta-feira para apresentar provas em sua defesa e, assim, tentar evitar a interdição do estádio por um número indeterminado de jogos. A notificação veio nesta segunda-feira (21), por meio de nota oficial da Conmebol.
A entidade informou ainda que abriu procedimento disciplinar contra o Tricolor e o Tigre, adversário dos paulistas na decisão do dia 12 de dezembro. Na ocasião, os seguranças do clube se envolveram em tumulto com os atletas argentinos durante o intervalo da partida, que terminou em vitória são-paulina por 2 a 0, após os visitantes terem se recusado a retornar ao gramado.
O São Paulo estreia na fase preliminar da Libertadores justamente nesta quarta, contra o Bolívar, no Morumbi, logo após o fim do prazo estabelecido pela entidade. Segundo o comunicado, o clube deve se manifestar sobre o caso até às 18 horas, no horário de Assunção, equivalente às 19h no horário de verão brasileiro. A partida está marcada para 22h.
 

Flamengo anuncia patrocínio master da Peugeot e apresenta camisas



O Flamengo anunciou na tarde desta segunda-feira (21) o seu novo patrocinador master: a montadora francesa Peugeot, que pelos próximos três anos terá sua marca estampada no uniforme rubro-negro. O anúncio aconteceu na sede do clube, na Gávea, quando a diretoria do clube apresentou os uniformes que já devem ser utilizados pelos jogadores na próxima quarta-feira, no jogo contra o Madureira, pela segunda rodada da Taça Guanabara. Para selar a parceria com a montadora, falta apenas a votação do Conselho Deliberativo, que ocorrerá nesta terça.
De acordo com o vice-presidente de marketing do clube, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, não haverá qualquer rodízio de marcas no espaço de maior destaque na camisa, pelo menos num primeiro momento. O valor fixo da parceria não foi divulgado. Especula-se que será de R$ 10 milhões por temporada, com variáveis que podem chegar a R$ 15 milhões - total entre R$ 30 e R$ 45 milhões.
- Nós não estamos celebrando com a Peugeot um contrato de rodízio. Há um posição definida na camisa. Temos uma previsão no contrato que, caso ocorra um interesse de ambas partes em mudar a dinâmica das relações, um eventual rodízio poderá acontecer. Essa mudança no espaço dos patrocínios, porém, só poderá ocorrer ao fim de cada ano, como está previsto no contrato com a Adidas - afirmou Bap.
O dirigente também tentou explicar a política de um possível rodízio de patrocinadores, estabelecendo um limite de parcerias. Segundo ele, o clube não pode ficar estagnado em caso de eventuais problemas com algum dos investidores. 
- Trabalharemos com no máximo quatro patrocínios. Teremos valores diferentes, mas com a opção de poder fazer um upgrade. Se um patrocinador quiser elevar valores, e se entrarmos em acordo com os demais parceiros, um possível rodízio pode acontecer. Não podemos ficar estagnados com os patrocinadores. Às vezes um parceiro tem um problema e não pode continuar, com isso, outro passaria a ocupar o espaço do antigo - explicou.
 

Depois de ver Kaká próximo, Milan desiste do negócio alegando problemas fiscais


A segunda-feira (21) foi de reviravoltas evolvendo o nome de Kaká. Depois de uma reunião nesta tarde entre o agente do jogador, Gaetano Paolillo, e o vice-presidente do Milan, Adiano Galliani, tudo parecia fluir a favor do retorno do meia ao futebol italiano. No entanto, o dirigente milanês declarou horas depois, em evento realizado em Millão, que o clube desistiu oficialmente do negócio por conta de questões fiscais.  
- As negociações por Kaká falharam. Não seria possível completar a transferência por questões fiscais. Isso aconteceu há uma hora. Tínhamos chegado a um acordo em todo o resto. Kaká estava fazendo todo o possível para vir, mas as questões legais e fiscais não eram fáceis - disse Galliani, depois de uma reunião com representantes do Real Madrid.
Segundo o jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", Kaká havia firmado um acordo com os dirigentes italianos, no qual aceitava ganhar R$ 10 mil a menos em comparação com seus vencimentos no Real Madrid. Assim, o camisa 8 receberia € 6 milhões anuais (R$ 16,26 milhões), bem menos do que os € 10 milhões (R$ 27,1 milhões) estabelecidos em seu contrato atual. 
A intenção do Milan era adquirir o jogador por empréstimo até o final de 2015, quando termina seu vínculo com o clube espanhol. No entanto, nada foi aceito pelos merengues, que exigiram um montante expressivo, que chegaria, de acordo com a imprensa local, a € 25 milhões (R$ 67,75 milhões). 
Pouco aproveitado no Real, Kaká já expressou sua vontade de deixar o time de José Mourinho. Nessa temporada, o meia, que custou 65 milhões de euros aos cofres do clube, atuou apenas em sete partidas do Campeonato Espanhol.