Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Ronaldo diz preferir Messi a Cristiano por ser 'mais completo e decisivo'

Para o ex-atacante Ronaldo, há nos dias de hoje uma escassez de goleadores no futebol. Apesar de ver Neymar em crescimento, ele considera que atualmente existem apenas dois grandes jogadores no mundo: Cristiano Ronaldo e Messi. Na disputa entre os dois pela preferência do brasileiro, o argentino do Barcelona vence o português do Real Madrid.
"É como se te oferecessem duas casas bonitas, mas você tem que ficar com uma", disse Ronaldo ao jornal espanhol As, durante evento em Barcelona. "Messi me parece mais completo, ou pelo menos mais decisivo. Nos momentos importantes, aparece e marca gols", explicou o brasileiro.
Quando deixou o comando do Real Madrid, José Mourinho revelou atrito com Cristiano Ronaldo, e acabou usando o brasileiro para provocá-lo. "Já treinei o verdadeiro Ronaldo. Não este", disse. O ex-atacante preferiu evitar qualquer tipo de comparação.
"Isso são coisas do Mourinho. Prefiro não polemizar; Temos que respeitar a opinião de cada um. Cada jogador escreve sua história sem borrar a do outro; E não somos iguais jogando. Era mais centroavante, e ele, segundo atacante", analisou.
Com relação aos treinadores, o preferido de Ronaldo é o espanhol Vicente Del Bosque, com quem trabalhou no Real Madrid em 2002 e 2003. "Foi o que melhor me entendeu. Fazia as coisas como deveriam ser feitas. E não concentrava nos jogos em casa. Todo mundo amava isso", afirmou.
Envolvido com a Copa do Mundo de 2014, Ronaldo, perguntado sobre o seu futuro após o Mundial, afirmou que ainda não pensa na carreira de técnico ou dirigente. "Quero me preparar para algo maior, fazendo o futebol uma coisa importante para a sociedade, e fazer isso de uma forma política", finalizou.

Kaká intensifica fisioterapia no Milan: 'Vontade de jogar é grande'

Com lesão na coxa esquerda, o meia Kaká voltou a treinar na manhã desta sexta-feira, em Milanello. O brasileiro, que só fez um jogo oficial desde que voltou ao Milan - empate de 2 a 2 com a Torino, pelo Campeonato Italiano -, ficou na academia do clube fazendo treinos físicos.
Através do seu perfil oficial no Instagram, Kaká postou uma foto da atividade e escreveu: "Fisioterapia, fisioterapia e mais fisioterapia. A vontade de jogar é muito grande". A publicação teve grande repercussão entre os torcedores do clube iraliano , que desejaram boa recuperação a ele.Kaká será reavaliado pelo departamento médico do Milan no próximo dia 26, quando será fixado um prazo de reabilitação. A expectativa dos médicos é a de que ele possa voltar a atuar em aproximadamente um mês, reforçando o time de Massimiliano Allegri ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões.
Após debutar, Kaká foi criticado por alguns. O jornal italiano Gazzetta dello Sport, por exemplo, chamou o atleta de "enferrujado", mas acabou compreendendo o mau condicionamento físico - Kaká vinha de um longo tempo de inatividade no Real Madrid, já que foi encostado por José Mourinho.
Ainda sem contar com o camisa 22, o Milan voltará a campo neste domingo, às 15h45 (de Brasília), para receber o Napoli, no San Siro, pela quarta rodada do Italiano. A equipe de Milão aparece na nona colocação, com quatro pontos, depois de uma vitória, um empate e uma derrota.

Willian nega vaidade no líder Cruzeiro e agradece a Tite por ser 'moderno'

Contratado em julho junto ao Metalist, da Ucrânia, Willian rapidamente se destacou e virou titular no Cruzeiro . Entrosado na rápida equipe comandada por Marcelo Oliveira, o atacante atuou nas últimas 16 partidas do clube e se tornou um dos personagens na arrancada de oito vitórias consecutivas do líder do Campeonato Brasileiro .
"O time é muito rápido. Tem o toque de bola intenso e jogadores ficam bem próximos, o que facilitam as tabelas. Essa formação me ajuda bastante e assim foi mais fácil para a adaptação no Cruzeiro", disse o atacante de 26 anos.
Com o melhor ataque, 18 jogadores marcaram pelo Cruzeiro na competição, e o técnico Marcelo Oliveira já usou oito atacantes na campanha do Brasileirão, o que evidencia o vasto plantel cruzeirense. Para Willian, o revezamento entre os jogadores de ataque prova a união e a disputa sadia por posições. 
"Não tem vaidade e isso facilita muito, até para o treinador. Com esse revezamento, todos se sentem importantes e no grupo qualificado do Cruzeiro a disputa é sadia, sem vaidades entre os jogadores".
Após vencer 'decisão' diante do Botafogo, o Cruzeiro abriu sete pontos na liderança do Brasileiro e aparece cada vez como favorito ao título. Willian exalta a campanha do time mineiro, mas sabe que ainda falta muito para assegurar o tricampeonato. "Ninguém é menino aqui, temos um grupo maduro. A campanha é extraordinária, com uma sequência de vitórias muito boa, mas não somos imbatíveis. O grupo tem a consciência de que ainda faltam 17 rodadas, porém só depende da gente para sermos campeões".
Agradecimentos a Tite por 'aprender' a marcar 
Antes de ir jogar na Ucrânia, Willian surgiu no cenário nacional no Brasileirão de 2011, quando foi campeão pelo Corinthians. Na época, o atacante 'aprendeu' a marcar com Tite e se diz agradecido. 

Aos 37, Totti renova contrato com a Roma por mais duas temporadas

Francesco Totti assinou um novo contrato com a Roma nesta sexta-feira, que irá mantê-lo na equipe italiana até pouco antes de seu 40º aniversário. O capitão da Roma, que está no clube desde a infância e disputou mais de 500 jogos pelo time, assinou a prorrogação do contrato em uma entrevista coletiva em Roma, garantindo a sua permanência na capital italiana até o final da temporada 2015-16.
"É o que eu e o clube queríamos, agradeço a eles por me dar outra chance de vestir a camisa do único time pelo qual torci e amei", disse o atacante. "Tenho mais dois anos de responsabilidade e sei que nós podemos fazer grandes coisas aqui", disse.
"A temporada começou com o pé direito, temos um técnico que quer que a sua equipe jogue e exige respeito, o que não tivemos nos últimos tempos", completou Totti.
Totti, que completará 37 anos na próxima semana, começou a temporada em grande forma, e com a ausência de um clássico camisa 10 na seleção italiana, já começaram os apelos para que ele dispute a Copa do Mundo do próximo ano.
"Eu não penso sobre a equipe nacional. Estou pensando em jogar bem pela Roma, e a partir de agora até maio eu preciso ver como estarei física e psicologicamente. Se algo acontecer, eu estou disponível."

Goleiro do Fluminense explica tática para defender pênalti: 'Muita concentração'

O placar ainda não tinha saído do zero no jogo contra o Criciúma quando Diguinho derrubou Marlon e o árbitro assinalou pênalti para os donos da casa. Na cobrança, o atacante Marcel contou com o deslocamento do goleiro Diego Cavalieri para um dos cantos, e chutou no meio do gol. O arqueiro do Fluminense , no entanto, permaneceu no centro da meta e defendeu a penalidade.
"Meu estilo de trabalhar envolve bastante treinamento e concentração. Na hora da batida me mantenho focado no lance o máximo possível. Fui feliz (contra Marcel). Era um momento complicado e nós acabamos virando a partida. O maior mérito é a vitória de todos", disse o goleiro.
A série de resultados adversos por que passou o Fluminense recentemente culminou no questionamento das atuações do goleiro, que garante sempre ter se mantido tranquilo. "O caminho para superar qualquer dificuldade é o trabalho. Continuei treinando e buscando o melhor, como sempre. Cresci junto com o time. Como eu já disse, nossa evolução foi geral, em todos os setores da equipe. Vamos agora manter esse foco, porque temos ainda muita coisa pela frente neste campeonato", declarou.
O Fluminense tentará a terceira vitória consecutiva neste sábado, às 18h30 (de Brasília), contra o Coritiba, no Maracanã.

Hernanes agradece ao roupeiro da Lazio após gol: 'Ajudou no treino'

A cabeça de Hernanes foi a responsável pela Lazio ter estreado na Liga Europa com uma vitória sobre o Legia Warsaw, da Polônia, por 1 a 0 . Após o triunfo no Olímpico de Roma, o volante comemorou e revelou uma curiosidade: o roupeiro do clube italiano teve participação decisiva no resultado.
Isto porque, no último treino do time antes do jogo, Stefano Delegrotti ajudou o brasileiro a aprimorar seus cabeceios. "Todos os jogadores já tinham saído, mas fiquei no campo e pedi pra ele cruzar bolas pra mim. Depois da partida, dei a minha camisa pra ele, porque deu contribuição importante", explicou.
De acordo com Hernanes, a vitória foi fundamental para os objetivos da Lazio no Grupo J do torneio continental. "Estávamos jogando em casa, então não poderíamos ter deixado de fazer nossa tarefa de ganhar três pontos, porque temos grandes pretensões na competição", celebrou.Este foi o segundo tento de Hernanes nesta temporada europeia. O atleta já havia balançado a rede no debute da equipe no Campeonato Italiano. "Estou feliz por já ter feito um gol nesta fase de grupos, e por ter ajudado o time a conquistar a vitória", finalizou o brasileiro.
Hernanes voltará a defender a Lazio na Liga Europa no próximo dia 3, visitando o Trabzonspor, da Turquia. O Apollon Limassol, do Chipre, completa esta chave. Nesta primeira rodada, os turcos venceram os cipriotas fora de casa, por 2 a 1, e lideram o grupo pelos critérios de desempate.
Mas, antes, a Lazio terá um clássico pela frente: a sua arquirrival, a Roma, neste domingo, às 10 horas (de Brasília), pela quarta rodada do Italiano. Os dois times decidiram a última Copa da Itália, em que a Lazio venceu por 1 a 0 e conquistou o título.

Catar insiste que poderá sediar a Copa de 2022 no verão de 40ºC do Oriente Médio

A Uefa pressiona, mas o Catar ainda não cedeu: o país quer sediar a Copa do Mundo de 2022 no seu verão, quando as temperaturas deverão ultrapassar a casa dos 40º C, com estádios climatizados e ecologicamente corretos, deixando a Fifa de mãos atadas sobre uma possível mudança de calendário.
Temendo pelo condicionamento físico das delegações e dos turistas, a entidade máxima do futebol europeu pede para que o Mundial seja disputado no inverno, entre os meses de janeiro, novembro ou dezembro. No entanto, a alteração seria inédita, tornando tudo uma verdadeira incógnita.
Em comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, a organização da Copa de 2022 mostrou-se contrária à mudança novamente. "Nos candidatamos para a Copa-2022 no verão e estamos totalmente comprometidos e trabalhando duro para entregar nossas promessas", afirmou.No entanto, o Comitê colocou-se à disposição da entidade máxima do futebol mundial para uma eventual mudança. "Se a comunidade do futebol pedir para mudarmos a data, poderemos fazer isso. Mas o desenvolvimento e a implementação de tecnologias continuam como legados para nossa nação".
A Fifa já marcou uma reunião emergencial para o dia 3 de outubro, quando discutirá a possível mudança. Enquanto isto, o presidente Joseph Blatter vai aparecendo e tentando amenizar as polêmicas sobre a escolha do País como sede do Mundial daqui a nove anos.
Depois da votação que escolheu o Catar, a revista francesa France Football acusou o País de ter comprado votos influentes. Recentemente, ao periódico alemão Die Zeit, Blatter admitiu que a decisão foi influenciada diretamente pela política europeia.
"Líderes da Europa recomendaram aos membros da votação que escolhessem o Catar em função dos interesses econômicos no país; Nós reunimos uma nova e independente comissão de ética para reavaliar o processo votação da sede da Copa do Mundo de 2022", encerrou.

32 países demonstram interesse em sediar Eurocopa de 2020, diz Uefa

O Comitê Executivo da Uefa confirmou que 32 países se candidataram para receber jogos da Eurocopa de 2020, que terá novo sistema de disputa, criado no começo deste ano: 13 cidades serão eleitas para a competição continental, em dois tipos de "pacotes", como definiu a entidade.
Uma cidade sediará as semifinais e a final do torneio, outras quatro, as quartas de final e três jogos da primeira fase, e outras oito terão as oitavas de final e mais três partidas da etapa inicial. Alguns países, como a Espanha, por exemplo, lançaram a candidatura de mais de uma cidade.
"Estamos extremamente orgulhosos em ver o enorme interesse no processo de candidatura, com mais da metade dos nossos membros querendo sediar jogos da Eurocopa de 2020", comemorou o presidente da Uefa, Michel Platini. "As finais serão uma grande celebração no continente da Europa", acrescentou.
Daqui a menos de sete anos, a Eurocopa fará 60 anos, fator que aumenta o interesse dos filiados. Alemanha e Espanha são as maiores campeãs, com três títulos cada. A França vem logo atrás, com dois. Rússia, Itália, Holanda, República Tcheca, Dinamarca e Grécia também já levantaram a taça. 

Candidatos:
Alemanha (Munique), Armênia (Erevan), Azerbaijão (Baku), Belarus (Minsk), Bélgica (Bruxelas), Bulgária (Sofia), Cazaquistão (Astana), Croácia (Zagreb), Dinamarca (Copenhague), Escócia (Glasgow), Espanha (Madri, Barcelona, Bilbao e Valencia), Finlândia (Helsinque), França (Lyon), Grécia (Atenas), Holanda (Amsterdã), Hungria (Budapeste), Inglaterra (Londres), Irlanda (Dublin), Israel (Jerusalém), Itália (Roma e Milão), Macedônia (Skopje), País de Gales (Cardiff), Polônia (Varsóvia e Chorzow), Portugal (Lisboa e Porto), República Tcheca (Praga), Romênia (Bucareste), Rússia (São Petersburgo), Sérvia (Belgrado), Suécia (Solna), Suíça (Basileia), Turquia (Istambul) e Ucrânia (Kiev e Donetsk).

D’Alessandro e Forlán treinam e podem reforçar o Internacional neste domingo

Se a derrota para o Bahia foi uma péssima notícia para a torcida do Internacional , a manhã desta sexta-feira reservou ao menos esperança de que as coisas podem mudar para melhor no Beira-Rio. D’Alessandro e Forlán, os dois principais nomes do time em 2013, treinaram com bola no CT do Parque Gigante e têm chance de retornar à equipe neste domingo, contra a Portuguesa.
D’Ale ficou de fora da partida contra o Bahia por conta de uma lesão nas costas. Já Forlán se contundiu no tornozelo direito na vitória do Uruguai sobre o Peru pelas eliminatórias, no começo deste mês. Embora tenham trabalhado nesta sexta, ambos dependem de um novo teste no sábado para terem suas escalações confirmadas. 
O argentino Scocco, que não atuou em Salvador estar suspendo, reclamou de dores no tornozelo, mas tem mais chances de atuar que Forlán e D’Alessandro. Jorge Henrique segue lesionado. Neste sábado, após o teste dos três estrangeiros, o técnico Dunga deve confirmar a equipe que começará o jogo deste final de semana.

Substituto de Bernard, Fernandinho diz que Atlético ainda sente a sua falta

O técnico Cuca tem a possibilidade de repetir, contra o Vasco, a formação  do Atlético-MG que perdeu para o São Paulo, na última quarta-feira. Se isso acontecer, será a terceira vez seguida que o treinador repetirá a escalação,algo raro na equipe na temporada.
O atacante Fernandinho, substituto de Bernard, afirma que tem procurado se adaptar, mas deixa claro que o time ainda sente a falta do meia-atacante. Bernard foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, por 25 milhões de euros após a conquista da Libertadores. 
"O Bernard é um jovem talento, craque, e para suprir a necessidade é difícil, não é em pouco tempo, é de acordo com a adaptação, é pela necessidade do treinador, uma necessidade do time. E quem estiver nessa posição vai tentar ajudar o Atlético-MG da melhor maneira possível", disse.

Dirigente garante Dunga no cargo e vê noite infeliz do Inter

A derrota por 2 a 0 para o Bahia na Fonte Nova não coloca o cargo do técnico Dunga em risco no Internacional. A garantia é do diretor de futebol do clube, Luís César Souto de Moura. Em coletiva após a partida, o dirigente elogiou o trabalho da comissão técnica colorada, e destacou que a solução para os problemas está no próprio grupo.
"Esqueçam essa possibilidade (de demissão de Dunga). Não está aí o problema. O grupo é bom, a comissão técnica é excelente, de seleção brasileira. Entendemos que o trabalho está muito bem feito, mas temos tido problemas de execução, e isso precisa ser corrigido. Mas temos a convicção de que a solução para estes problemas está com quem trabalha no clube", analisou Souto de Moura.
O dirigente também absolveu o técnico por ter escolhido entrar com três volantes na Fonte Nova. No segundo tempo, quando abriu mão de Josimar para a entrada de Caio, o Inter cresceu e quase chegou ao empate: "não acho que tenha sido um erro de estratégia. Foi uma tentativa que o treinador fez de trazer segurança defensiva à equipe. O fato é que não fizemos um jogo. Foi uma noite extremamente infeliz", resumiu.
Luís César Souto de Moura também descartou que a ausência de D’Alessandro tenha sido a causa para a derrota, e ressaltou novamente o azar da equipe gaúcha na hora de concluir a gol. O Internacional, com a derrota, viu a distância para o G-4 aumentar para quatro pontos. Domingo, a adversária será a Portuguesa, no Estádio do Vale.

Força como mandante no Brasileirão é trunfo do Botafogo na caça à liderança

A derrota para o Cruzeiro no Mineirão na última quarta-feira fez com que a distância do  Botafogo para a liderança do Campeonato Brasileiro aumentasse para sete pontos. Para buscar tirar essa diferença e desbancar os mineiros na sequência da competição, o time carioca tem como trunfo o fator casa. Nas 16 rodadas restantes, jogará dentro de casa nove vezes. Boa notícia para quem tem desempenho animador como mandante até o momento. 
Nos dez jogos que já fez dentro de casa no Brasileirão, o Botafogo tem campanha de sete vitórias e três empates, o que representa um aproveitamento de 80% dos pontos disputados. É esse bom desempenho, aliado ao fato de o time ter mais compromissos como mandante do que como visitante na sequência do campeonato, que faz o técnico Oswaldo de Oliveira se recusar a jogar a toalha. Ele espera que os torcedores tenham o mesmo pensamento.
“Tenho certeza de que a nossa torcida não vai se desmobilizar ou deixar de acreditar no Botafogo", disse Oswaldo. "Muito pelo contrário, estará sempre ao nosso lado, pois sabe que estamos trabalhando com muito empenho e determinação para levarmos o Botafogo ao lugar mais alto possível neste Campeonato Brasileiro. Espero uma boa presença nesta partida contra o Bahia”, completou o treinador, referindo-se ao adversário do próximo domingo.
Palco do confronto diante do Bahia, o Maracanã não tem ficado lotado nas partidas do Botafogo neste Brasileirão. Bem longe disso. A média como mandante de 11.605 pagantes coloca o clube em 14º lugar no ranking de público do campeonato. O jogo de maior presença dos botafoguenses no estádio foi o empate sem gols com o São Paulo no final do primeiro turno, que reuniu 23.585 torcedores.
Para Seedorf, isso não importa. O meia holandês minimiza as estatísticas e acredita que a torcida do Botafogo não tem feito menos do que a de nenhum outro clube no país. "São os mesmos números que todos clubes têm no Brasil, os botafoguenses estão respondendo como a maioria. Não estou vendo nada acima do 30 mil", declarou o camisa 10, que não esconde o desejo de atuar no Maracanã lotado.
"Vai acontecer daqui a pouco. Estamos vivendo um ano especial e os torcedores perceberam, apareceram. Já sentimos que temos o fator casa, com uma energia muito boa", destacou.

Inter de Milão é novo alvo de investidores asiáticos que invadem mercado europeu

Dentro de um mês, o empresário indonésio Erick Thohir deverá se tornar o responsável por administrar a Inter de Milão. Um acordo fechado nesta quinta-feira com o presidente e acionista majoritário do clube, Massimo Moratti, determinou o repasse a ele de cerca de 70% dos títulos do clube, que não é o primeiro europeu a passar por esse tipo de processo.
Nos últimos anos, outros clubes do continente passaram a ser administrados por investidores de países asiáticos sem tradição no futebol. Se alguns dos exemplos mais notórios se repetir com a Inter de Milão, os torcedores da metade azul e negra da cidade têm motivos para esperarem que o nono lugar no último Campeonato Italiano seja deixado rapidamente para trás. Manchester City e PSG são times que apresentaram um salto de competitividade depois que passaram a receber esse tipo investimento.
Meio-irmão do presidente dos Emirados Árabes, o sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan adquiriu o City em setembro de 2008 e não economizou desde então para transformar a equipe, até então figurante no Campeonato Inglês, em uma das potências do país. Ano a ano, o clube chama a atenção pelas cifras nas contratações de jogadores. Na última janela de transferências, por exemplo, foram desembolsados 120 milhões de euros. Os resultados já começam a aparecer, com o título inglês de 2012 e a segunda participação consecutiva na Liga dos Campeões -- após décadas de ausência.
Apesar de o dinheiro ter como origem outro país do continente asiático, a história do PSG é bastante semelhante. O grupo QIA (Qatar Investment Authority) comprou 70% das ações do time francês em outubro de 2011 e acabou comprando a parte restante em 2012. Assim como o Manchester City, o clube não economizou na hora de contratar jogadores. Nesta temporada, por exemplo, pagou ao Napoli 64 milhões de euros (cerca de R$ 195 milhões) para adquirir o atacante uruguaio Edison Cavani. Na anterior, gastou um milhão de euros a mais para tirar o atacante Zlatan Ibrahimovic e o zagueiro Thiago Silva do Milan. Como retorno, voltou a ser campeão francês e a segunda edição seguida da Liga dos Campeões.
Também do Catar, vem o exemplo negativo desta experiência de clubes que recebem investimentos de asiáticos. Em 2010, o empresário Abdullah Bin Nasser Al-Thani, parente do atual governante do país, comprou o Málaga, da Espanha. O clube fez boas campanhas no campeonato nacional e chegou até a disputar a última Liga dos Campeões, na qual atingiu as quartas de final. No entanto, por conta do descumprimento de um parâmetro de gestão que limita os endividamentos dos clubes (prática chamada de "Fair Play financeiro"), foi punida pela Uefa com a perda do direito de participar de competições continentais por um ano.

Para tranquilizar Kleina, Luxemburgo liga e garante não ter acerto com Palmeiras

Gilson Kleina teve sua preparação para o jogo de terça-feira, contra o Avaí, atrapalhada pela informação de Neto, ídolo do Corinthians que hoje é apresentador e comentarista da TV Bandeirantes , de que Vanderlei Luxemburgo já teria acertado para comandar o Palmeiras em 2014. Mas o próprio técnico do Fluminense entrou em contato com o colega que lidera a Série B para desmentir o ex-jogador.
"O Vanderlei me telefonou, teve todo um comportamento. Falei que ele não precisava ter essa preocupação, mas foi um grande profissional e me fez uma explanação de que seu foco está no Fluminense. Ele me disse que não houve nem contato", relatou Kleina em sua entrevista coletiva nesta sexta-feira, na Academia de Futebol.
O impacto do rumor, porém, está vivo ainda na cabeça de Kleina. A amigos, chegou a falar que "onde há fumaça, há fogo" ao comentar sobre o boato. Ele tem consciência de que não era o preferido de Paulo Nobre quando o presidente assumiu, em janeiro, que teve sua demissão cogitada ao menos duas vezes na temporada e que ainda não faz parte dos planos para 2014.
"Era mais ou menos 13h30, estávamos na concentração e, de repente, o telefone não para de tocar, a mídia vai toda para o hotel", lembrou. "Ficamos preocupados em não gerar uma situação diferente entre o grupo de jogadores, porque nosso ambiente está muito focado. Colocamos naquele momento para eles continuarem tranquilos, pensando no Avaí, mas não tem como, ainda mais com essa mídia que tem o Palmeiras."
O tema do lanche antes da preleção na terça-feira foi a possibilidade da contratação de Luxemburgo. Mas a calma começou a se restabelecer antes mesmo da ligação do possível treinador no centenário. "Recebi um contato da diretoria e foi muito bem esclarecido, com tranquilidade, de que não tinha nada disso", contou Kleina.
O técnico também sente um ambiente de mais confiança em seu trabalho. Após a bronca pública sem dar garantia de renovação a Kleina depois da eliminação na Copa do Brasil, Nobre se afastou das entrevistas e, embora seja admirador de Luxemburgo como o diretor executivo José Carlos Brunoro, vê agora aliados seus no clube mostrando mais aprovação à prorrogação do contrato do treinador, que acaba em 31 de dezembro. Além disso, o nome de Luxemburgo gera alta rejeição entre conselheiros e torcedores.
"O ano que vem é especial por ser centenário, com a lembrança de toda uma história vencedora, treinadores que se perpetuaram com grandes conquistas, e o treinador citado foi vitorioso dentro do Palmeiras, é normal que seja lembrado. Mas não quero ser comparado a nenhum deles porque não vou ser quem são e serei menos do que sou", defendeu-se Kleina.
A postura do técnico, por enquanto, segue a de buscar o acesso à primeira divisão antes de pensar no seu futuro. "Não adianta começar a falar em centenário sendo que a realidade é a Série B e o planejamento ainda é dos jogos que faltam. Temos que trabalhar um dia de cada vez. O Palmeiras precisa estar atento para não mudar o foco", insistiu.

Presidente diz que "Flamengo não cai” e que saída de Mano muda planos para 2014

O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, convocou uma entrevista coletiva para a manhã desta sexta-feira para tratar dos próximos passos após o pedido de demissão de Mano Menezes. Mello cravou que o Flamengo não será rebaixado (tem dois pontos acima do Criciúma, o primeiro time do Z4) e que terá de fazer novo planejamento para 2014. 
"Evidentemente, já tínhamos começado o planejamento para 2014 e essa mudança vai ter interferência. Mas ainda estamos em setembro, podemos manter o que foi iniciado e aprimorar para que o próximo ano não seja influenciado", disse o presidente. 
Bandeira bancou o interino Jayme de Almeida e lhe deu confiança para seguir no comando até dezembri. "Temos a sorte de ter uma comissão técnica de qualidade, mas pode acontecer de ele continuar por mais tempo ou não. Vai depender do que for planejado. Estamos no meio de uma situação que não foi planejada", completou.
O dirigente foi enfático ao afastar qualquer possibilidade de rebaixamento. O time ocupa a 15ª posição do Brasileirão com 26 pontos . "Garanto que o Flamengo não cai, simples assim", se limitou a dizer. A próxima partida será contra o Náutico às 16 horas deste domingo, na Arena Pernambuco.

Muricy ainda não crê em aposentadoria de Rogério Ceni no final do ano

Aliviado com a terceira vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro , Rogério Ceni deixou o gramado do Morumbi na última quarta-feira com discurso firme de que não mudaria a decisão de se aposentar nem mesmo com uma vaga na Libertadores. Muricy Ramalho, no entanto, não tem tanta confiança no decreto feito pelo ídolo do São Paulo .
"Vi que ele disse que o resultado não mudaria nada o que ele pensa, mas não sei. Futebol não é fácil, rapaz. Para se afastar disso aqui não é mole não. Eu já estou com uma certa idade, mas ele ainda ama o que faz. Não sei o que ele vai sentir quando acordar no primeiro dia aposentado, mas vai ver o carro vem sozinho para o CT. Eu sou meio São Tomé mesmo, só quando acontecer que vou acreditar", opinou o técnico, em referência ao santo que, de acordo com a Bíblia, duvidou da ressurreição de Jesus Cristo.
Embora sejam amigos de longa data, já que trabalharam juntos no São Paulo nos anos 90 e na década passada, Muricy revela que ainda não teve tempo de conversar com o capitão. O comandante promete ajudá-lo caso opte por iniciar carreira de treinador, mas antes mostrará a Ceni os prazeres de ser um ‘"vagabundo", como no período que passou entre a saída do Santos e o retorno ao Morumbi.
"Quando o jogador fala assim você tem que deixar esfriar para depois conversar um dia. A gente é amigo, mas não teve tempo de conversar. E se eu mostrar esse tempo que fiquei em Ibiúna (onde tem sítio no interior de São Paulo) ele não vai querer não", apostou.
Perguntado se já procura, por precaução, um substituto para Rogério para a próxima temporada, o técnico despistou. No atual elenco, Muricy conta com Dênis, Leonardo e Renan Ribeiro, sendo que nenhum inspira confiança no clube para assumir a camisa 1, algo que o treinador prefere deixar para pensar depois que o rebaixamento estiver distante: "Não estou pensando nisso. Não podemos pensar em outras coisas. Temos que pensar no dia de hoje e não devemos misturar nada".
Ganso passa a manhã no Reffis
Debaixo de um forte sol na manhã desta sexta-feira, Muricy Ramalho iniciou a preparação do São Paulo para encarar o Goiás no domingo, às 16 horas (de Brasília) no Serra Dourada. O destaque dos trabalhos no CT da Barra Funda foi a ausência de Paulo Henrique Ganso, que realizou fortalecimento muscular no Reffis.
O meia tem sido muito elogiado pelo treinador nos últimos jogos pela entrega demonstrada em campo e não participou com o restante do grupo sequer dos aquecimentos. A situação do maestro tricolor, a princípio, não preocupa a comissão técnica, que deve relacioná-lo para a viagem à Goiânia neste final de semana.

CBF lança calendário de 2014 e marca início dos estaduais em 12 de janeiro

A Diretoria de Competições da CBF divulgou nesta sexta-feira o calendário de 2014 do futebol brasileiro e espremeu ainda mais as datas para adequar as datas à Copa do Mundo. Por mais um ano a tabela do Brasileirão não vai respeitar as datas oficiais da Fifa (antes e depois do Mundial) e, pior, dará pouco tempo para os clubes se prepararem no início da temporada. 
Alguns dos principais estaduais, como o Carioca e o Paulista, começam a ter jogos no dia 12 de janeiro, mesma data de início da Copa do Nordeste. O Brasileirão de 2013 termina em 8 de dezembro e os clubes de primeira divisão terão 33 dias para dar férias aos jogadores e realizarem uma pré-temporada. A CBF justifica que por 45 dias entre junho e julho os clubes poderão dar novo descanso aos jogadores por conta do recesso da Copa. 
O Campeonato Brasileiro da Série A está marcado para iniciar no dia 20 de abril. Um dia antes começa a Série B. No dia 27, uma semana depois, começa a Série C. A Série A vai até o dia 1 de junho. Já a Série B, a última a parar, vai até o dia 4 do mesmo mês. A bola volta a rolar após a Copa no dia 15 de julho, com o reinício da Série B, apenas dois dias depois da final da Copa. A Série A volta no dia 16 para atender os interesses da TV Globo. 

Pego de surpresa por demissão de Mano, Flamengo banca Jayme como substituto

O pedido de demissão do técnico Mano Menezes pegou a diretoria do Flamengo de surpresa. Nesta sexta-feira, o presidente Eduardo Bandeira de Mello concedeu entrevista coletiva e mostrou confiança em Jayme de Almeida, membro da comissão fixa do clube, como seu substituto. Ele dirige a equipe contra o Náutico no domingo.
"O substituto (do Mano) é o Jayme. Está viajando hoje para Recife, vai dirigir contra o Náutico e faz parte da comissão técnica permanente. Tem todo o respaldo para dirigir contra o Náutico e daí para frente, vamos conversar. Nosso técnico hoje é o Jayme e estamos muito bem servidos", disse Bandeira de Mello. 
Jayme chegou ao clube sob a indicação de Vanderlei Luxemburgo. Ele é ex-jogador da equipe e por pouco não foi efetivado quando Jorginho foi demitido. Ele chegou a dirigir o time nesta competição, nos 3 a 0 aplicados no Criciúma, fora de casa, em uma das melhores atuações do ano. Não está descartada, inclusive, a efetivação de Jayme.
"Entendemos que o Jayme é um excelente treinador e representa esse papel na comissão permanente. A sequência após o jogo com o Náutico não está descartada e depende de uma conversa principalmente com ele", disse o presidente do Flamengo. 
Se Jayme não mostrar bons resultados, o nome preferido de Bandeira é Abel Braga, que recentemente foi dispensado do rival Fluminense. O treinador chegou, inclusive, a ser sondado por um amigo pessoal, mas deixou claro que será muito difícil aceitar um convite para voltar a trabalhar em 2013. 

Diretor do Corinthians elogia elenco, mas busca reforços ainda para este ano

Em situação delicada no Campeonato Brasileiro, o Corinthians quer contratar reforços - tanto para esta quanto para a próxima temporada. O diretor de futebol Roberto de Andrade afirmou que o clube pode anunciar a chegada de novos atletas nas próximas semanas, a fim de suprir as carências do atual elenco, embora ele não tenha revelado quem são ou qual a posição dos jogadores na mira. Nomes de maior expressão devem chegar apenas no ano que vem.
"Já estamos trabalhando de olho em 2014, vendo alguma coisa. Planejamento serve para isso. Mas também estamos preocupados com o agora. Há jogadores no departamento médico, e precisamos de outros para que nenhuma ausência comprometa o elenco", afirmou nessa quinta-feira, em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava.
Apesar de admitir a necessidade de reforços, Roberto de Andrade saiu em defesa do planejamento para esta temporada e do elenco alvinegro. Na visão do dirigente, os cinco desfalques por lesão - Renato Augusto, Alessandro, Fábio Santos, Guilherme e Guilherme Andrade - são reflexo mais da falta de sorte do que de erros na montagem do grupo.
"O nosso elenco é excelente, equilibradíssimo. Temos algumas situações pontuais. Na lateral-direita, o Alessandro está contundido, o Guilherme Andrade também. Se alguma acontecer com o Edenílson, não teremos reposição. Quando começa o planejamento, você consegue simular algumas coisas, mas não o imponderável. Ou então você coloca 50 jogadores no elenco. Hoje temos outros problemas, o Fábio Santos foi operado, temos só um lateral esquerdo . Não dá para ter três atletas por posição", completou.
Além dos cinco jogadores lesionados, o Corinthians não poderá contar com Guerrero, suspenso, na partida deste domingo, contra o líder do Brasileiro, Cruzeiro. Já atletas como Ibson e Alexandre Pato, contratados neste ano, vem rendendo menos do que o esperado, enquanto antigos protagonistas como Emerson e Danilo foram para a reserva também em decorrência do fraco momento técnico que vivem.
A inscrição de novos atletas no Campeonato Brasileiro podem ser feitas até o dia 4 de outubro. Já na Copa do Brasil, o prazo é o dia 24 de setembro.

Longe do G4, Corinthians terá prejuízo milionário se ficar fora da Libertadores

A maior preocupação da diretoria do Corinthians com a fraca campanha no Campeonato Brasileiro deste ano é a possibilidade real de ficar fora da Libertadores em 2014. Presente nas últimas quatro edições do torneio, o clube se habituou a ter grandes rendas nos seus jogos válidos pela competição. Rendas estas, que em 2014, seriam destinadas ao pagamento das obras do novo estádio.
As rendas dos jogos do time como mandante na Libertadores já no novo estádio em Itaquera são vistas como fundamentais para a saúde financeira do clube. Os R$ 400 milhões em empréstimos feitos para a construção da Arena Corinthians serão obtidos majoritariamente com as receitas de bilheteria. Tomando por base as participações na Libertadores nos últimos anos, o prejuízo mínimo em caso de ausência na edição de 2014 gira em torno de R$ 7 milhões e podendo superar R$ 15 milhões se considerada a possibilidade de uma boa campanha até uma final.
Em 2013, nos três jogos em que recebeu público no Pacaembu (foram quatro como mandante, mas uma partida foi disputada com portões fechados), a renda bruta superou os R$ 7 milhões. Como em Itaquera o clube não precisará pagar aluguel ao estádio municipal, esta renda mínima poderia ser obtida.
Vale lembrar que a Arena Corinthians terá capacidade bem superior à do Pacaembu. Serão, até a Copa do Mundo, 68 mil lugares. No Pacaembu são, no máximo, 40 mil, como ocorreu na final da Libertadores de 2012. Os prejuízos neste caso podem ser ainda maiores.
Em 2012, com sete jogos como mandante, a renda bruta dos jogos no Pacaembu foi de R$ 15,5 milhões. Em Itaquera a possibilidade de esta marca ser superada é clara. Mas para isso o time precisa melhorar. Não vence há cinco jogos do Brasileirão, com três derrotas seguidas, e em sétimo lugar vê outros rivais mais bem posicionados na briga. Está a oito pontos do G4. A Copa do Brasil, com seus seis jogos até um possível título, é a alternativa mais palpável para se estar na Libertadores. O jogo de ida contra o Grêmio, pelas quartas de final, será na próxima quarta-feira no Pacaembu.
O Corinthians fechou o primeiro semestre com R$ 2 milhões de déficit. Nos últimos seis anos, o aumento da dívida foi de R$ 75 milhões. E as rendas do estádio novo, em especial em grandes jogos, são fundamentais para se amenizar o crescimento dessa dívida.
O diretor financeiro do Corinthians, Raul Corrêa da Silva preferiu não comentar o assunto. Em julho, quando o déficit semestral foi anunciado, ele disse que os grandes jogos no estádio minimizaria o déficit que o clube teve neste ano.