Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 2 de outubro de 2011

Bahia vira placar sobre o Avaí e se distancia da zona

Para completar o final de semana em que estreou nas telas de cinema Bahêa Minha Vida – O Filme, nada poderia ser melhor do que um triunfo tricolor no maior campeonato de futebol do mundo.
E o Bahia proporcionou ao seu torcedor uma virada digna da sétima arte contra o Avaí, neste sábado, 1, em Pituaçu, pela 27ª Rodada do Brasileirão 2011: 3 a 2.
O time comandado por Joel Santana teve atuação apagada, esbarrou no próprio esquema, mas aproveitou as chances que teve.
O Esquadrão saiu na frente em lance de bola parada, na metade do primeiro tempo, mas cochilou no início do segundo e sofreu a virada, em dois lances em que a bola desviou na sua defesa e enganou o goleiro Marcelo Lomba. Na metade da segunda etapa, o time, então com três atacantes, teve força para marcar mais duas vezes e saiu vitorioso.
Os gols do Tricolor de Aço foram marcados por Júnior, que fez o primeiro e o segundo, e por Lulinha, que marcou o tento da virada e fechou a conta. O Avaí começou o segundo tempo a todo gás, e empatou com o lateral Fernandinho, em cobrança de escanteio. A equipe catarinense fez 2 a 1 em chute cruzado do meia Pedro Ken, antes dos dez minutos iniciais do segundo tempo.
Com a vitória, o tricolor baiano avança para a 14ª colocação e amplia para oito pontos a diferença sobre o Atlético-MG, que é o 17º. Mas o Galo entra em campo neste domingo, 2, contra o Ceará, 15º, na Arena do Jacaré, em Minas Gerais, e pode diminuir a diferença. Uma possível vitória do alvinegro cearense faz com que o Bahia termine a rodada em 15º.
O Tricolor de Aço volta a campo às 18h do próximo sábado, 8, contra o Botafogo, no São Januário, pela 28ª Rodada. Já o Avaí receberá o Atlético-PR dentro de casa, na Ressacada, às 18h de domingo, 9.
O jogo – Os tricolores que coloriram as arquibancadas de Pituaçu testemunharam um Bahia que iniciou o primeiro tempo apático e inofensivo. Diante de um adversário minimamente organizado, o tricolor esbarrou na fragilidade do esquema do seu comandante, Joel Santana, que negligenciou a inofensividade dos quatro volantes que mandara a campo e permitiu que o Avaí ditasse o ritmo da partida.
O Leão da Ilha catarinense tocava melhor a bola e foi o primeiro a assustar. Aos 10 minutos, após boa jogada pela direita, o meia Pedro Ken recebeu passe de Lincoln, de frente para Marcelo Lomba. O jogador avaiano, de esquerda, bateu no contrapé do arqueiro tricolor, mas perdeu a chance: o goleiro do Esquadrão fez grande defesa e afastou o perigo.
O Bahia respondeu em dois lances de bola parada. No primeiro, aos 16, Fahel aproveitou cruzamento da falta cobrada por Marcos e cabeceou no canto esquerdo do goleiro Felipe, que se esticou e fez a defesa. Aos 36, após confusão e persistência de Paulo Miranda na grande área, o zagueiro tricolor serviu Júnior, que, oportunista, girou e mandou por debaixo das pernas de Felipe: 1 a 0 e alívio em Pituaçu.
Depois do gol, o Avaí recuou e o tricolor baiano, com nova motivação, quase ampliou o placar. Júnior fez bela jogada pela direita e serviu Camacho, que, sozinho, teve tempo de dominar e escolher o canto. A bola beijou as redes de Felipe, mas foi pelo lado de fora.
Segunda etapa – Joel voltou a campo com a mesma formação. Mas o castigo não demorou a chegar: ele veio logo no primeiro minuto, após cobrança de escanteio do lateral Fernandinho. A bola resvalou na marcação do Bahia e enganou Marcelo Lomba: 1 a 1.
Com o gol, Joel se viu forçado a reconhecer que Camacho não fazia boa partida e colocou o meia Lulinha em seu lugar. A mudança não surtiu efeito imediato e o treinador viu a bola chutada por Pedro Ken desviar no zagueiro Titi e render o goleiro Marcelo Lomba mais uma vez: 2 a 1.
O Esquadrão teve dificuldades para atacar até a metade do segundo tempo, apesar da mudança no esquema promovida por Joel, que alterou a formação para três atacantes. Aos 33 minutos, Papai Joel pôde contar mais uma vez com o oportunismo de Júnior: o centroavante tricolor aproveitou rebote de Felipe e fuzilou as redes. Era o empate do Esquadrão.
Dois minutos depois, a torcida tricolor explodiu nas arquibancadas: após chute sem direção do atacante Maranhão, a bola encontrou o meia Lulinha, que dominou e, caído, mandou de direita no canto do goleiro Felipe. O goleiro avaiano apenas lamentou a virada do Bahia, que passará o sábado na zona de classificação para a Copa Sulamericana.
Bahia 3X2 Avaí - 27ª Rodada da Série A 2011.
Local: Estádio Metropolitano de Pituaçu, em Salvador (BA).
Árbitro: Sálvio Spínola (SP).
Assistentes: Marcio Luiz Augusto (SP) e Alex Alexandrino (SP).
Público total: 19.301.
Renda: R$347.415.00.
Gols: Para o Bahia, Júnior (aos 36 minutos do primeiro tempo e aos 33 do segundo) e Lulinha (aos 35 da segunda etapa); pelo Avaí, Perdro Ken e Fernandinho (no 1º minuto e aos oito do segundo tempo, respectivamente).
Cartões amarelos: Marcos e Marcelo Lomba (Bahia); Robinho (Avaí).
Cartões vermelhos: Fabinho (Bahia) e William (Avaí).
Bahia: Marcelo Lomba; Marcos, Titi, Paulo Miranda e Dodô; Fahel, Fabinho, Hélder (Maranhão) e Camacho (Lulinha); Jones (Reinaldo) e Júnior. Técnico: Joel Santana.
Avaí: Felipe; Daniel, Dirceu, Gian e Fernandinho; Bruno (Batista), Júnior Urso, Pedro Ken e Lincoln (Acleisson); Robinho e William. Técnico: Toninho Cecílio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário