Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Flamengo: quanto vale Ronaldinho?

Ronaldinho - Flamengo (Alexandre Loureiro VIPCOMM)
Contratado no início do ano para ser o maestro da equipe de Vanderlei Luxemburgo, Ronaldinho tem decepcionado os seus torcedores com atuações apagadas nos últimos jogos, abrindo um debate sobre o seu real valor para o clube carioca ao longo de um ano inteiro.
Goal.com analisa alguns dos fatores que podem ser discutidos sobre a sua importância ou não do camisa 10 do Flamengo para as próximas temporadas.

Um talento que custa caro
Antes de vir como reforço dentro de campo, a chegada de Ronaldinho visava aumentar os lucros do clube, principalmente com receitas de marketing. Ao menos era essa a promessa na parceria feita entre o Flamengo e a Traffic, que se responsabilizou a pagar a maior parte do alto salário do jogador.
Mas sem o Maracanã e com a promessa ignorada pela diretoria do Fla, o que se viu foi uma utilização bem abaixo do esperado da imagem do jogador, que se limitou no máximo a venda de camisetas.
O problema em si não esta apenas no não cumprimento do acordo do clube com a Traffic - que inclusive protestou e deixou de pagar sua parte nos salários de R10 nos últimos meses - mas o que o clube deixou de lucrar nesse ano desde a chegada do atleta, sem uma ação pesada de marketing e sem a lotação do seu estádio cheio a cada final de semana.
Para um dos clubes mais endividados do Brasil, isso é um grande erro que deveria ser revisto e melhor considerado, já que o Flamengo possui uma incontável massa de torcedores aptos a consumir os seus produtos.
Oscilação individual ou coletiva?
Se a questão do nível técnico de Ronaldinho era uma incógnita em sua chegada ao Flamengo, a mesma parece ter sido superada em partes, já que o camisa 10 provou que pode ainda atuar em bom nível no futebol brasileiro, mesmo nos seus 31 anos de vida.
Não foi a toa que nas convocações para a seleção - momento que pode ser considerado o seu ápice na temporada - mesmo com um começo abaixo do esperado, soube superar e teve bons desempenhos nos jogos seguintes. Certo que não é mais o mesmo craque de anos atrás, mas tem a experiência ao seu favor para desequilibrar nos momentos necessários, com jogadas inimagináveis.
Mas como todo ápice, existe também a queda (de rendimento) que parece ser vivenciada nos últimos jogos do Brasileirão, nos quais Ronaldinho não passou de um mero coadjuvante, decepcionando os seus expectadores. Aqui novamente a idade pode ser um dos fatores, porém negativo, que pesa para que ele não consiga render seus 100 por cento uma temporada inteira, como já o fez em outros momentos da sua carreira.
E isso se torna um problema para o Flamengo, principalmente, pois quando Ronaldinho vai mal, é quase certo que a equipe também irá, já que esta depende quase exclusivamente do seu futebol, sem alternativas para suprir sua ausência técnica em campo.
Planos para o futuro
Mas mesmo com esses altos e baixos na temporada, Ronaldinho poderia figurar entre os melhores do campeonato, pois querendo ou não, carrega uma equipe inteira nas costas, que disputou na maior parte do campeonato na parte de cima da tabela. E se considerarmos oscilações, quase todo campeonato, coletiva e individualmente, foi marcado pela falta de regularidade.
Essa queda de rendimento do camisa 10 rubro-negro pode nos levar a ponderar também sobre o futuro do jogador não apenas no Flamengo, bem como no futebol brasileiro.
Em um campeonato que exige cada vez mais do físico dos seus jogadores, com jogos frequentes no meio e no final de semana, a idade pode ser um grande impedimento para que Ronaldinho desempenhe sempre o máximo de sua forma.
Ainda existem os planos pessoais de Ronaldinho, que justificou o seu retorno ao país para buscar uma vaga na Seleção, já que no Milan estava na reserva. Se pretende atuar na Copa em 2014, há que se considerar que Ronaldinho estará com seus 34 anos vividos e sua forma física possivelmente estará abaixo do que é apresentado hoje.
Vai ou fica?
Nas últimas semanas, surgiram as especulações de uma proposta do Panathinaikos da Grécia pelo camisa 10 Rubro-negro. Mesmo que dependa ainda da compra do clube por investidores estrangeiros, as primeiras cifras anunciadas não podem passar em branco pela mesa da diretoria do Flamengo.
A não ser que o clube esteja redimido do que foi discutido nos primeiros parágrafos e decida realmente investir fortemente na imagem do jogador, a recusa por uma proposta de milhões de euros por um jogador nos anos finais de sua carreira poderia ser justificada.
Mas essas possivelmente serão decisões que surgiram com mais intensidade após o final do Brasileirão, quando o Flamengo deverá avaliar o saldo da temporada de 2011 e decidir mesmo se o investimento por Ronaldinho valeu mesmo a pena, ou se ele vai ou fica no ano que vem.


Fonte:Goal.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário