Acabou a hegemonia da pentacampeã Marta no prêmio da Fifa: campeã e craque do Mundial Feminino no ano passado, a japonesa Homare Sawa desbancou a brasileira e foi eleita a melhor jogadora do mundo de 2011. A responsável por entregar o troféu foi a cantora Shakira, que acompanhou o namorado Piqué na festa e chamou a atenção com um vestido vermelho.
Aos 33 anos, Sawa teve (28.51%) dos votos de jornalistas e técnicos e capitãs das seleções, superando ainda a americana Abby Wambach (13,26%). Marta foi a segunda colocada, com 17,28%. A japonesa foi o destaque de sua seleção na conquista do Mundial, onde também foi eleita a melhor do torneio.
Japão ganha prêmios entre técnicos e "Fair-Play"
O melhor técnico de futebol feminino de 2011 também é japonês: Norio Sasaki, que superou os concorrentes Bruno Bini (França) e Pia Sundhage (Suécia). Sob o comando de Sasaki, o Japão foi campeão do Mundial Feminino batendo os Estados Unidos na final.
A Federação Japonesa ganhou também o prêmio "Fair-Play" da Fifa pela recuperação que apresentou no ano passado após o terremoto que abalou o país em março. Em dezembro, o país organizou o Mundial de Clubes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário