Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 18 de fevereiro de 2012

"Reservas" marcam, Botafogo bate Macaé e avança em primeiro

Substituto de Loco Abreu, Herrera abriu caminho para a vitória botafoguense. Foto: Satiro Sodré/Agif/Divulgação
Substituto de Loco Abreu, Herrera abriu caminho para a vitória botafoguense.
Sem os titulares Andrezinho e Loco Abreu, os considerados "reservas" do Botafogo decidiram a partida diante do Macaé, pel sétima rodada da Taça Guanabara, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo. Neste sábado, o time de General Severiano venceu por 3 a 0 e obteve vaga nas semifinais do primeiro turno do Campeonato Carioca. Os suplentes Herrera e Felipe Menezes marcaram no primeiro tempo e encaminharam a vitória. No final, Elkeson completou a festa alvinegra.
A vitória do Botafogo, somada ao triunfo do rival Flamengo sobre o Resende por 3 a 1, faz o time comandado por Oswaldo de Oliveira avançar à semifinal da Taça Guanabara em primeiro no Grupo A.
A equipe agora aguarda a definição da outra chave para conhecer o rival na próxima fase. Boa Vista, Friburguense, Fluminense e Volta Redonda brigam pela segunda vaga do Grupo B - o Vasco já passou como líder - e podem ser rivais do Botafogo, que terminou a primeira fase com 15 pontos.
Botafogo pressiona e abre 2 a 0
Sem o meio-campista Andrezinho e o atacante Loco Abreu, ambos com lesão muscular, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por escalar Felipe Menezes e Herrera para tentar dar mais mobilidade ao Botafogo.
Apesar disso, o Macaé começou tomando mais a iniciativa, tocando a bola e tentando chegar ao ataque. Mesmo assim, o time da casa não conseguiu criar nenhuma grande chance nos primeiros minutos. A primeira boa oportunidade de gol foi alvinegra. Aos 11min, Felipe Menezes levantou da direita, Elkeson tocou de cabeça e mandou à direita do gol.
A resposta do Macaé foi imediata. Aos 13min, Pituca levantou com perigo na grande área e Jeferson fez boa defesa. Na reposição, o Botafogo foi ao ataque e quase fez o primeiro. Lucas tocou para Elkeson, que entrou na área e bateu cruzado, obrigando Luis Henrique a fazer a intervenção.
Aos 21min, Valdir tocou para Wagner, que mandou uma bomba de longe para outra ótima defesa de Jefferson. A partida era corrida. E foi em rápido contra-ataque que o Botafogo abriu o placar. Aos 28min, Herrera foi lançado e deu um belo toque por cobertura na saída de Luis Henrique: 1 a 0.
A vantagem empolgou o Botafogo, que não demorou para ampliar. Aos 36min, Elkeson achou Maicosuel pela esquerda. O meia avançou pela ponta e cruzou para Felipe Menezes, de costas para os marcadores, tocar de calcanhar na pequena área e fazer o segundo do time de General Severiano.
Aos 43min, nova chance do Botafogo. Maicosuel recebeu na pequena área e chutou para o gol, mas Luís Henrique defendeu. A última chance do primeiro tempo foi da equipe da casa. Valdir cobrou falta na ponta esquerda e mandou direto para o gol. Jefferson fez mais uma defesa segura.
Botafogo se poupa e faz a festa no final
Empolgado pela vantagem obtida no primeiro tempo, o Botafogo começou a segunda etapa determinado a resolver o duelo. Aos 2min, Elkeson entrou na área pela direita, deu um bonito corte no zagueiro e bateu com perigo para a meta de Luis Henrique.
Aos 5min, o time alvinegro teve um gol anulado pela arbitragem. Herrera recebeu sozinho e arriscou o chute. O argentino chegou a balançar as redes, mas o árbitro Péricles Bassols já havia marcado irregularidade antes de a bola chegar no botafoguense.
E a pressão continuou. Aos 9min, Herrera entrou sozinho na área e, frente a frente com o goleiro, chutou para a fácil defesa de Luis Henrique. Depois disso, o Botafogo passou a administrar a partida. Mesmo assim, chegou com perigo aos 24min. Herrera lançou Elkeson na direita. O camisa 9 cortou o zagueiro e bateu para fora.
Aos 35min, Felipe Menezes levou a bola pelo meio e chutou para o gol, mas o arremate saiu fraco, ao lado esquerdo do gol de Luís Henrique. Mesmo faltando alguns minutos para o final, a torcida botafoguense já cantava e comemorava a vaga na semifinal no estádio em Macaé.
A festa ficou completa quando Elkeson ampliou aos 43min. Herrera cruzou e o meia tocou de cabeça para o fundo da rede. O goleiro Luís Henrique ainda tentou defender, mas não conseguiu e viu a bola entrar. Depois disso, o time apenas tocou a bola e esperou o apito final para comemorar a vaga nas semifinais da Taça Guanabara.
Ficha técnica
MACAÉ 0 x 3 BOTAFOGO
Gols
BOTAFOGO:
Herrera, aos 28min e Felipe Menezes aos 36min do primeiro tempo; Elkeson, aos 43min do segundo tempo 
MACAÉ: Luis Henrique; Valdir, Ramon, Douglas Assis e Gerson; Gedeil (Bruno Barra), Wagner, Wallacer e Norton (Tiago Santos); Pipico e Alex Sandro (Josiel)
Treinador: Toninho Andrade
BOTAFOGO: Jefferson; Lucas, Antonio Carlos (Brinner), Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos; Renato, Maicosuel (Cidinho), Felipe Menezes (Lucas Zen) e Elkeson; Herrera
Treinador: Oswaldo de Oliveira
Cartões amarelos
BOTAFOGO: Elkeson
Árbitro
Péricles Bassols (RJ)
Local
Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em Macaé (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário