sexta-feira, 23 de março de 2012
Brasil deve ceder Copa América de 2015 para o Chile
A Copa América de 2015 deverá mudar de sede. O iG apurou que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a ANFP (Associação Nacional de Futebol do Chile) negociaram um acordo para os países trocarem o direito de organizar o torneio. Os chilenos sediariam a competição em 2015 e os brasileiros a de 2019.
Nesta sexta-feira, o presidente da ANFP, Sergio Jadue, esteve em São Paulo na residência de José Maria Marin, presidente da CBF desde a saída de Ricardo Teixeira. No encontro, os dois dirigentes acertaram a troca. Por meio da sua assessoria de imprensa, a CBF não quis se pronunciar sobre o assunto, mas afirmou que “a reunião foi proveitosa”.
Ao ceder o direito de sediar a Copa América de 2015, Marin quer o apoio dos chilenos na Conmebol (Confederação Sul-americana de Futebol). Hoje, a CBF forma com a AFA (Associação de Futebol da Argentina) um grupo, que apesar de acumular a maioria dos títulos de clubes e seleções, é minoria em tomadas de decisões na entidade.
O acordo que deverá ser selado por Marin foi acertado ainda na era Teixeira. O cartola chegou a negar os pedidos do Chile em 2009 e 2010, mas acabou aceitando agora para fazer um novo pacto político. Em 2011, o ex-presidente da CBF já havia anunciado duas cidades-sedes para a Copa América de 2015: Goiânia e Belém.
Neste sábado, Sergio Jadue deverá anunciar o acordo no Chile em entrevista coletiva. A reportagem do iG tentou entrar em contato com o presidente da ANFP, que não respondeu as chamadas. A reportagem apurou que falta apenas uma formalidade na Conmebol, que não se opõem a troca, para a mudança ser confirmada.
A última Copa América no Brasil foi em 1989. Com a troca, o país ficaria 30 anos sem receber o torneio de seleções. O Chile foi sede em 1991.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário