Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 17 de março de 2012

Damião brilha em 100º jogo pelo Internacional

Leandro Damião marcou dois gols  / Alexandre Lops/Site Oficial/Internacional
A festa estava pronta para Leandro Damião. No dia em que completou 100 jogos com a camisa do Internacional, o centroavante colorado foi um dos protagonistas da humilhante goleada do seu Inter diante do Juventude, neste sábado, por 7 a 0, no Beira-Rio, em duelo válido pelo Grupo 1 e pela terceira rodada da Taça Farroupilha, o segundo turno do Campeonato Gaúcho. 

Com os dois tentos deste sábado, Damião soma 62 gols em 100 partidas pelo clube. Foram 12 em 2010, a sua primeira temporada como profissional, 40 em 2011 - ano em que foi o goleador do Brasil - e dez este ano, em apenas 12 jogos. O artilheiro ainda soma um gol pela Seleção Brasileira. O jogo deste sábado foi o sexto seguido em que o artilheiro deixou a sua marca.

Com o triunfo, o Internacional vai a nove pontos no Grupo 1 e assume a liderança isolada da chave. Vale lembrar que o Internacional chega ao recorde de 12 gols feitos em duas partidas seguidas, já que goleou o The Strongest (BOL), na terça-feira passada.

Já o Juventude segue com apenas um e faz campanha bem diferente da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão, quando fez a segunda melhor campanha da chave, atrás do próprio rival deste sábado.

O Internacional volta a atuar pela Taça Farroupilha no próximo domingo, no mesmo Beira-Rio, às 18h30, diante do São José. Mas três dias antes, o Colorado terá o desafio de enfrentar o The Strongest (BOL), na altitude de La Paz, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo 1 da Libertadores. O Juventude, por sua vez, volta a atuar pelo Estadual no próximo sábado, diante do Ypiranga, às 21h, no Alfredo Jaconi.

O jogo

Após ser presenteado com a camisa personalizada de número 100 das mãos do ex-atacante Fernandão, um dos maiores ídolos do Internacional e atual diretor técnico de futebol colorado, Damião iniciou o confronto diante do Juventude com a vontade de sempre. Assim como havia dito antes de a bola rolar, Damião encara todo e qualquer jogo como se fosse o seu primeiro pelo Inter.

Dono da posse da bola nos minutos iniciais, o Inter pressionou o adversário, que sempre costuma lhe complicar no Gauchão, mas não criou nenhuma chance real de gol, ao contrário do Alviverde, que entrou em campo muito pressionado para vencer e se recuperar na Taça Farroupilha. Aos nove, a defesa colorada se descuidou, Jonatas Belusso cabeceou como manda o figurino e Muriel praticou um verdadeiro milagre no Beira-Rio.

Apesar do susto, o Inter não se abateu e logo abriu o placar graças à inteligência e perspicácia dos seus jogadores. Após Dagoberto finalizar com muito perigo para a boa defesa do jovem Follmann, de 20 anos, Dátolo cobrou o escanteio com rapidez, a marcação do Juventude não acompanhou, e Damião comprovou o faro de artilheiro. Cabeçada precisa e Internacional 1 a 0, aos 17.

Com a intensidade de Oscar, Dátolo e Dagoberto, o Inter tomou as rédeas do jogo para si e criou outras três boas chances de gol. Ora Follmann evitava que os comandados de Dorival Júnior ampliassem, ora a bola, caprichosamente, insistia em não entrar, assim como aconteceu na finalização de Oscar, aos 39.

Mas o Juventude não se intimidou com o poderio ofensivo colorado. Os comandados de Alexandre Barroso, efetivado no comando da equipe, tinham espaços para criar. A dupla de volantes formada por Elton e Bolatti batia cabeça às vezes e, com isso, a equipe da Serra Gaúcha também se mostrou perigosa. Athos, aos 41, ficou cara a cara com Muriel, que fez nova intervenção providencial. O Inter só não deu o troco aos 43, pois Follmann evitou o gol de Oscar e o mesmo camisa 16 finalizou muito mal três minutos depois, quando estava de frente para o gol. Nada que diminuísse a felicidade colorada com a vitória parcial.

Segundo tempo

Antes do início da etapa final, Mithyuê prometeu que o Juventude viria com outra postura. E a equipe de Caxias do Sul cumpriu tal promessa. O time adiantou a sua marcação e sufocou o Internacional. Mas nada de gol. O Alviverde não aproveitou a pressão inicial. 

Já o Inter foi mortal. Aos seis, Follmann evitou o segundo ao praticar duas grandes defesas em finalizações de Dátolo e Oscar. Quatro minutos mais tarde, ele nada pôde fazer. Dátolo cobrou falta, Leandro Damião "escapou" da bola e o camisa 12 do Juventude não evitou o terceiro tento do hermano com a camisa colorada. Inter 2 a 0, aos dez minutos.

Alexandre Barroso promoveu a entrada de Eraldo na vaga de Mithyuê. A intenção era ter uma referência na área e aumentar o poder de foco alviverde. Só que o técnico do Juventude viu, três minutos depois, Leandro Damião tornar a vida da sua equipe ainda mais complicada no jogo e na Taça Farroupilha. Após passe de Oscar, Damião girou sobre a marcação e finalizou. A bola desviou em um marcador e enganou Follmann. Internacional 3 a 0, aos 18 minutos.

Com a vitória garantida, Dorival Júnior tratou de preservar dois dos seus principais jogadores: Kleber e Dátolo. Entraram Fabrício e o estreante Jajá Coelho, respectivamente. Seis minutos após entrar em campo, Jajá, revelado pelo América-MG e de passagens por diversos clubes, anotou o seu primeiro gol pelo Inter. Ele tabelou com Dagoberto e finalizou na saída de Follmann. Inter 4 a 0, aos 31.

Logo após Leandro Damião ser ovacionado ao ser substituído por Jô, Jajá Coelho voltou a marcar e deixou claro: vai dar aquela boa dor de cabeça para o técnico Dorival Júnior. Ele teve de finalizar duas vezes, mas venceu o goleiro do Juventude para fazer Inter 5 a 0.

E ainda teve tempo para mais. Jô, que entrara minutos antes, recebeu com liberdade e finalizou sem chances para Follmann. Inter 6 a 0, aos 37. Um minuto depois, Jô fez o corta-luz e Oscar só teve o trabalho de tirar do alcance do camisa 12 do Juventude. Internacional 7 a 0 e fim de papo.


INTERNACIONAL 7 X 0 JUVENTUDE

Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 17/3/2012 – 16h (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (Fifa-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Cristiano Arlei Hennig (RS)
Renda/Público: Não divulgados
Cartões amarelos: Bolatti (INT); Everton e Rafael Pereira (JUV)

GOLS: Leandro Damião, 17'/1T (1-0); Dátolo, 10'/2T (2-0), Leandro Damião, 18'/2T (3-0), Jajá Coelho, 31'/2T (4-0); Jajá Coelho, 35'/2T (5-0); Jô, 37'/2T (6-0) e Oscar, 38'/2T (7-0).

INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber (Fabrício, 23'/2T); Elton, Bolatti, Oscar e Dátolo (Jajá Coelho, 25'/2T); Dagoberto e Leandro Damião (Jô, 34'/2T). Técnico: Dorival Júnior.

JUVENTUDE: Follmann; Élder Granja, Ricardo Filho, Rafael Pereira e Everton; Léo Maringá, Nem, Jardel e Athos; Mithyuê (Eraldo, 15'/2T) e Jonatas Belusso. Técnico: Alexandre Barroso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário