Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Dérbi opõe melhor defesa do Paulistão e atacante que vale por cinco

 Palmeiras x Corinthians vale liderança do Estadual. Alvinegro tem pequeno tabu para defender.

De um lado, a melhor defesa do Campeonato Paulista. Do outro, um centroavante que marcou mais gols que todos os atacantes do rival na temporada. De um lado, um tabu de quatro jogos sem perder para o arquiinimgo pelo Estadual. De outro, a maior invencibilidade do mundo no momento e a liderança do torneio. O clássico entre Corinthians e Palmeiras, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela 15ª rodada do Paulistão, tem todos os ingredientes para ser um jogo de tirar o fôlego. Ainda mais com praticamente todos os ingressos vendidos.
O argentino Barcos vive grande fase no comando de ataque palmeirense. Ele marcou nove gols nas 11 partidas que realizou pelo time alviverde no ano, o que dá o mesmo tanto que todos os atacantes do Corinthians somados: Emerson Sheik marcou três, Elton e Willian anotaram dois cada e Jorge Henrique e Gilsinho deixaram tentos solitários. Ao todo, o Corinthians fez apenas 25 gols em 20 jogos no ano, contra 36 em 16 partidas do Palmeiras. Para tentar brecar o camisa 9, o zagueiro Chicão revela que fará uso da tecnologia.
"Ele (Barcos) não era um jogador conhecido quando chegou, mas hoje é. Eu vou pegar um pendrive com o Fernando (Lázaro, responsável pelas imagens no clube) com as características dele porque é um jogador de qualidade. Temos de evitar que a bola chegue nele porque está decidindo os jogos", afirmou. Chicão faz parte da zaga menos vazada do Paulistão, já que o time alvinegro levou apenas nove gols em 14 duelos. Barcos reconhece a importância de marcar um gol em sua primeira partida contra o maior rival palmeirense, mas sabe que será difícil.                                                                                       


"Não vou prometer gols, não, porque seria uma mentira. Vou fazer o possível para marcar, é o que todos queremos. Tenho visto (o Corinthians) jogar. Eles têm uma defesa muito sólida, a melhor do campeonato. Mas cada partida é diferente. Vou tentar me movimentar, para poder achar o jogo, receber a bola, que é o que ele (Chicão) não quer", respondeu o argentino, que já entende a importância do dérbi: "Fiz um churrasco com amigos palmeirenses e eles me falaram que, se eu marcar um gol no clássico, posso ficar até 20 jogos sem marcar. Para mim, hoje, Palmeiras e Corinthians é maior até do que Boca Juniors e River Plate", ressaltou.
Enquanto Barcos vive ótima fase, o corintiano Liedson não pode dizer o mesmo. O jejum do atacante, que não marca há 12 jogos oficiais, fez com que sua média de gols no clube baixasse do 0,5 por jogo pela primeira vez desde que voltou ao time alvinegro. Ele está com 46 gols em 94 jogos (somadas as duas passagens pela equipe). O Palmeiras, em compensação, já não apresente o vigor defensivo de 2011. No Paulistão, o clube alviverde levou 16 gols em 14 partidas, mais do que equipes como Mogi Mirim e Guarani.
Times completos, com desfalques no meio

Apesar de terem enfrentado compromissos no meio da semana (o Corinthians venceu o Cruz Azul, pela Libertadores, enquanto o Palmeiras bateu o Coruripe-AL e avançou na Copa do Brasil), os rivais já avisaram que vão para a partida com suas equipes titulares. Afinal, trata-se de um "campeonato à parte", segundo o técnico Tite. No entanto, tanto corintianos quanto palmeirense têm desfalques importantes no meio-campo.
A equipe alvinegra não terá o meio-campista Alex, autor da assistência da vitória na quarta-feira sobre a equipe mexicana, no Pacaembu. O armador foi vetado pelo departamento médico no sábado, por conta de dores na coxa direita. Com a ausência do meia, Liedson pode manter-se entre os titulares. Sem marcar gols em jogos oficiais do clube nesta temporada, o camisa 9 corria grande risco de perder sua vaga para Emerson Sheik, mas, agora, Tite pode escolher o esquema com três atacantes. Outra opção seria utilizar Douglas, mantendo a equipe com dois armadores.
Os alviverdes, por sua vez, não terão o meia Daniel Carvalhotambém com dores na coxa. Entre os relacionados, a novidade fica por conta do retorno do atacante Fernandão. Fora desde o jogo com o XV de Piracicaba, no dia 8 de fevereiro, por conta de uma lesão no púbis, o jogador destacou-se em sua estreia pelo clube, no clássico exatamente contra o rival do Parque São Jorge, no Brasileiro do ano passado, ao fazer o gol da vitória por 2 a 1.
CONFIRA OS RELACIONADOS DE CORINTHIANS E PALMEIRAS PARA O CLÁSSICO
O retrospecto entre os rivais é equilibrado, mas com vantagem alviverde. No total, foram 338 dérbis disputados, com 121 vitórias do Palmeiras, 115 do Corinthians e 102 empates. Na última vez que se enfrentaram pelo Estadual, o time do Parque São Jorge eliminou o rival nos pênaltis, em jogo válido pela semifinal do Paulistão 2011. Com 32 pontos, o clube do Palestra Itália lidera o torneio, com apenas um ponto de vantagem para São Paulo e Corinthians. Caso não seja derrotado pelo rival alvinegro, o time de Felipão chegará ao seu 23º jogo invicto. De curiosidade, a homenagem que os palmeirenses farão a Chico Anysio, falecido na última sexta: os atletas do time vão usar camisas com nomes de personagens famosos do humorista.
FICHA TÉCNICA - Corinthians x Palmeiras
Campeonato Paulista 2012 - 15ª rodada
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Data: 25 de março de 2012, domingo
Horário: 16 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Maikon Leite e Barcos Técnico: Luiz Felipe Scolari
CORINTHIANS: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson Sheik (Douglas) e Liedson Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário