Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Grêmio vence o Goiás, se garante na Libertadores e fica perto do vice do Brasileirão

Grêmio vence o Goiás, se garante na Libertadores e fica perto do vice do Brasileirão Diego Vara/Agencia RBS
Pela terceira vez nos últimos quatro anos, o Grêmio disputará a Copa Libertadores da América. A 15ª participação no principal campeonato do continente foi confirmada com a vitória sobre o Goiás por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena. Em 2014, o clube terá a décima chance de conquistar o tricampeonato, que quase veio em 2007, quando perdeu a decisão para o Boca Juniors.
Falta saber se o time gaúcho ficará com uma vaga direta — para isso terá de ser vice-campeão — ou se disputará o mata-mata classificatório à fase de grupos. Com a derrota do Atlético-PR para o Santos, o Grêmio assumiu o segundo lugar e abriu três pontos de diferença em relação aos paranaenses. Assim, bastará um empate diante da Portuguesa, na última rodada, para garantir o vice-campeonato, o que não ocorre desde 2008. O duelo com a Lusa será no próximo domingo, no Canindé. 
No duelo decisivo diante dos goianos, o último jogo do ano na Arena, Barcos desencantou. O argentino marcou após quase dois meses e garantiu a vitória tricolor. Para vencer e se garantir na Libertadores, Renato escalou o mesmo time que empatou com a Ponte Preta na rodada anterior. Riveros, mais uma vez, foi o estrangeiro escolhido para sobrar. Quando a bola rolou, o Grêmio chegou forte com menos de dois minutos, mas o chute de Zé Roberto saiu fraco. O time gaúcho seguiu pressionando e teve boa chance aos 7min. Após jogada de Barcos, o ex-colorado Renan evitou o gol tricolor.
A insistência deu resultado aos 16 minutos. No lance que começou com Kleber, Ramiro chutou cruzado. Oportunista, Barcos apareceu por trás da defesa e mandou às redes. Sem marcar desde 16 de outubro (nove partidas), o argentino comemorou abrindo os braços e depois batendo forte no peito. Depois do gol, o Grêmio arrefeceu, e o Goiás cresceu no jogo. Após escanteio, o gordinho Walter, aos 19, deu toque de classe e quase marcou um golaço.
Mesmo com o gramado da Arena em condições ruins, o time visitante trocava passes com qualidade e chegava com perigo. Já a equipe de Renato tentava imprimir velocidade para surpreender o adversário, mas errava na assistência.
Já sem Walter, que foi substituído no intervalo devido a uma lesão, o Goiás assustou logo no começo do segundo tempo em chute de Eduardo Sasha. Abusando das ligações diretas, o Grêmio tinha como principal arma as jogadas de bola parada. Com as duas equipes pouco inspiradas, as chances de gol não surgiam, e o tempo ia passando.
Para dar mais criatividade ao time, Renato colocou Maxi Rodríguez no lugar de Kleber aos 22 minutos. Já com chuva na Arena, aos 30, Zé Roberto saiu para a entrada de Adriano. O Goiás só obrigou Dida a fazer uma defesa aos 37, quando Roni concluiu e o goleiro espalmou para escanteio. Nos descontos, Elano levou o terceiro cartão amarelo e será desfalque contra a Portuguesa.       
O sorteio dos grupos da Libertadores 2014 será no dia 12 deste mês. Além do Grêmio, outros três brasileiros já estão garantidos na competição: Atlético-MG (atual campeão), Cruzeiro (ganhador do Brasileiro) e Flamengo (conquistou a Copa do Brasil). Atlético-PR, Goiás, Botafogo e Vitória disputam as outras duas vagas, que pode diminuir para uma, se a Ponte Preta vencer a Sul-Americana.
Campeão da Libertadores em 1983 e 1995, o Grêmio também jogou a competição em 1982, 1984, 1990,1996, 1997, 1998, 2002, 2003, 2007, 2009, 2011 e 2013.
BRASILEIRÃO — 1/12/2013 — 37ª RODADA
GRÊMIO (1): Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Zé Roberto (Adriano, 30'/2ºT); Vargas, Kleber (Maxi Rodríguez, 22'/2ºT) e Barcos (Elano, 39'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOIÁS (0): Renan; Vitor, Valmir Lucas, Ernando e William Matheus; Thiago Mendes, Amaral, Hugo, Eduardo Sasha (Ramon, 33'/2ºT)  e Renan Oliveira (Roni,27'/2ºT); Walter (Léo Bonatini, int). Técnico: Enderson Moreira
Gols: Barcos (G), aos 16/1°T
Arbitragem: Héber Roberto Lopes (SC), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Cartões amarelos: Elano e Vargas (GR); Walter, Willian Matheus e Eduardo Sasha (GO)
Cartões vermelhos:
Público: 34.381 (23.910 pagantes)
Renda: R$ 948.467,00
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre.
PRÓXIMO JOGO — BRASILEIRÃO
DOMINGO — 8/12/2013 — 17H
PORTUGUESA X GRÊMIO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário