Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 29 de março de 2016

Santos crê em em multa da Fifa por "caso Neymar" e promete recurso

Santos não foi notificado, mas acredita que multa trata-se da saída de Neymar em 2013
O Santos alega que não foi notificado em relação à multa divulgada de 75 mil francos suíços (R$ 280 mil) que recebeu da Fifa por usar empresas terceiras em negociações de atletas e aquisições de porcentagens de direitos econômicos de jogadores, mas acredita que se trata da polêmica transferência de Neymar para o Barcelona, da Espanha, em 2013.
O clube paulista acredita que seja o "caso Neymar" pois enviou os documentos da transação quando interpôs uma demanda arbitral diante da Fifa contra o jogador, seu pai, Neymar da Silva Santos Júnior, Neymar Sport e Marketing S/S Limitada [Neymar Sports], e o Barcelona, da Espanha, todos envolvidos na negociação.
O site da Fifa, entretanto, informa que já notificou o clube (penúltimo parágrafo do comunicado).
Caso seja confirmado o "caso Neymar" na multa, o Santos alegará que os supostos terceiros envolvidos, a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, e a Teisa, não participaram da negociação e, por isso, entraram com ação na Justiça por desconhecerem os detalhes da venda que levou o atacante ao clube catalão em 2013.
Em 1º de maio de 2015, entrou em vigor determinação que proíbe a participação de investidores nos direitos econômicos de jogadores de futebol. A nova medida é uma atualização do artigo 18 do Regulamento de Transferências da Fifa, de 2008.
No artigo de 2008 já era proibida a participação de terceiros na relação de trabalho entre clube e jogador, além de informações sobre as condições de transferências do atleta para outro clube. Por isso, o Santos não descarta que a multa seja pelo "caso Neymar".
A Fifa também multou o Sevilla, o Sint-Truidense (da Bélgica) e o Twente (da Holanda) por ingerência de terceiros em contratos firmados. A entidade não informou quais intermediações feitas pelo Santos foram consideradas irregulares.
A equipe alvinegra, de acordo com comunicado da Fifa, não informou corretamente ao Sistema Internacional de Transferência a presença de terceiros em negociações.
Segundo a Fifa, a medida de impedir a participação de investidores visa dar maior autonomia aos clubes, fortalecendo suas receitas. Mas empresários buscam estratégias para driblar a regra. É possível, por exemplo, que um empresário compre um clube, sendo ele o responsável direto pelos direitos dos atletas, como acontece com o PSG e Chelsea.
Nota oficial do Santos
O Santos vem sendo questionado acerca de um alegado procedimento iniciado pela FIFA em que teria sido penalizado e vem esclarecer não haver recebido nenhuma notificação, quer da FIFA, quer da CBF acerca de qualquer imposição de penalidade ao Santos FC, por nenhuma esfera. O Santos FC está e sempre esteve à disposição da FIFA e da CBF para quaisquer esclarecimentos e exibição de documentos que forem solicitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário