Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Derrota por 2 a 0 obriga Atlético-MG a buscar virada rara para ficar com título


O Atlético-MG viu o título da Libertadores ficar mais distante nesta quarta-feira. Ao visitar o Olimpia no estádio Defensores del Chaco,deixou o gramado no Paraguai derrotado por 2 a 0 . No confronto da volta, que terá como palco o Mineirão, o time comandado por Cuca terá de registrar um feito raro para se sagrar campeão. Isso porque apenas duas equipes conseguiram reverter a situação após perderem o primeiro duelo por dois gols de diferença.
A última equipe que conseguiu isso foi o Atlético Nacional, da Colômbia, em 1989. A vítima foi justamente o Olimpia. No primeiro jogo, a história foi exatamente a mesma do confronto desta quarta: os paraguaios venceram no Defensores del Chaco por 2 a 0. Na partida da volta, porém, o Atlético devolveu o placar em Bogotá. A definição foi para os pênaltis, e os colombianos levaram a melhor. Entre os campeões, estavam o folclórico goleiro René Higuita e o zagueiro Andrés Escobar -- assassinado no país após a Copa do Mundo de 1994 por ter feito um gol contra.
Dois anos antes, um outro time colombiano chegou à final. No primeiro duelo da decisão de 1987, o América de Cali venceu o Peñarol dentro de casa por 2 a 0. No segundo, em Montevidéu, os uruguaios ganharam por 2 a 1. Naquela época, o saldo de gols na decisão não definia o campeão. Por isso, uma terceira partida foi disputada entre as equipes. O confronto aconteceu em Santiago, no Chile, e terminou com vitória na prorrogação por 1 a 0 do Peñarol, que ficou com o título.
Em 2008, um outro brasileiro que estreava em uma final da Libertadores ficou bem perto de concretizar a virada após perder o jogo de ida por dois gols de diferença. Trata-se do Fluminense, que foi derrotado pela LDU em Quito pelo placar de 4 a 2. No duelo da volta, no Maracanã, os equatorianos saíram na frente, mas os cariocas contaram com atuação inspirada de Thiago Neves, que marcou três gols e comandou a virada. Com a vitória por 3 a 1, o Fluminense levou a decisão para os pênaltis, mas o adversário acabou levando a melhor nas cobranças e estragou a festa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário