Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Corinthians conta com 'empatite' com gols em decisão com o Grêmio

Houve um tempo em que Tite se incomodava com o termo "empatite", criado para ironizar a grande quantidade de empates acumulada pelo Corinthians. Para disfarçar, o técnico até citava o neologismo espontaneamente, de modo bem-humorado. A partir de 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, em Porto Alegre, ele não irá se importar nem um pouco se voltar a justificar a brincadeira diante do Grêmio, no jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, desde que o seu time marque gols.
Como o Corinthians empatou (como de hábito) com o rival gaúcho por 0 a 0 em São Paulo, uma igualdade por qualquer outro placar garantirá a classificação para a equipe de Tite - novo marcador zerado levará a decisão para a disputa de pênaltis. "Se for uma empatite com gols, está ótimo. Temos que fazer gols. Gol é bom! Vamos inchar a perna dos caras de tanto chutar. Façam gol! Ou pelo menos acertem naquele negocinho!", sorriu Tite, usando os seus dedos indicadores para desenhar traves no ar.
Gol pode ser bom, como diz o treinador, mas não tem sido um objetivo tão fácil de ser alcançado pelo Corinthians na temporada. O time só balançou as redes 23 vezes em 30 jogos no Campeonato Brasileiro. Só o ataque do lanterna Náutico (20) foi menos efetivo. Aliada à "empatite" (foram 13 igualdades na competição, a maior marca), a ineficácia ofensiva corintiana deixou o time próximo da zona de rebaixamento e ameaçou o emprego de Tite.
O Grêmio, ao contrário, chegou à vice-liderança do Brasileiro sob o comando do ídolo Renato Gaúcho e é apontado por atletas corintianos como favorito a avançar às semifinais da Copa do Brasil. O que não iludiu o lateral esquerdo Alex Telles. "A gente conhece a qualidade que o elenco do Corinthians tem. É o atual campeão do mundo e conta com atletas de seleção, além de um grande treinador. Esperamos uma partida complicada", respeitou.
Os gremistas também foram elogiados em São Paulo. Campeão da Copa do Brasil pelo rival em 2001, quando superou justamente o Corinthians na final, o gaúcho Tite foi um dos que mais enalteceram o adversário. Sem se esquecer de que enfrentará um time contrário ao empate. "Faremos um jogo extremamente aberto e igual. O Grêmio terá que fazer o gol, então vai se expor mais. Sabemos que o 0 a 0 não serve para ninguém, mas o empate com gols é nosso", repetiu.
Já que precisa ser ofensivo, o Grêmio voltará a atuar com três atacantes (na quarta-feira passada, o esquema tático escolhido por Renato Gaúcho contra o Corinthians foi o 3-5-2). Kleber e Vargas, dois destaques gremistas no empate por 2 a 2 com o Internacional, estão confirmados ao lado de Barcos, o argentino responsável por vazar o goleiro Cássio na vitória por 1 a 0 da penúltima rodada do Brasileiro.
Renato ainda terá o reforço do zagueiro Rhodolfo, que não atuou no Gre-Nal do último domingo por sentir dores musculares. Por outro lado, Werley, outro titular do sistema defensivo, sofreu uma lesão no decorrer do clássico e tem chances remotas de começar o confronto com o Corinthians. Bressan deverá ser o seu substituto.Tite também tem problemas. O goleiro Cássio contundiu a coxa direita na vitória por 1 a 0 sobre o Criciúma e cederá lugar para o seu sósia Walter, credenciado por um bom retrospecto em cobranças de pênalti. No ataque, a principal baixa ainda é a do peruano Paolo Guerrero, que não escapou de uma cirurgia no pé esquerdo. Tite comporá o setor com Romarinho e Alexandre Pato, já que decidiu deixar Emerson no banco de reservas. A dúvida está no meio de campo, onde Renato Augusto substituirá Edenílson se o técnico sentir segurança em suas condições físicas.
FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO X CORINTHIANS
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 23 de outubro de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo Godoy Bezerra (SC) 
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Fabrício Vilarinho da Silva (GO)
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Kleber, Barcos e Vargas 
Técnico: Renato Gaúcho.
CORINTHIANS: Walter; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme, Edenílson (Renato Augusto), Douglas e Romarinho; Alexandre Pato 
Técnico: Tite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário