Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Com Atlético-MG de olho, Bayern estreia e enfim atrai atenção para o Mundial

O Mundial de Clubes da Fifa está sendo realizado desde a semana passada no Marrocos. Mas é somente a partir desta terça-feira, quando o campeão europeu e grande favorito Bayern de Munique entra em campo, que o torneio ganha o status de principal competição entre times no planeta. Na quarta, será a vez do Atlético-MG, representante brasileiro e sul-americano.
Apesar da globalização imposta pela Fifa desde que o atual formato foi adotado em 2005, a decisão do melhor time ainda se resume em um confronto entre América do Sul e Europa. A única exceção até agora foi em 2010, quando o Mazembe, da República Democrática do Congo, surpreendeu o Internacional na semifinal. Nas demais disputas, o resultado nunca foi diferente do que era antes de ter a chancela da entidade que rege o esporte mundial.
E é nessa escrita que Bayern e Atlético-MG apostam para protagonizarem a final do próximo sábado. Os alemães têm duas títulos da época em que a Fifa ainda não organizada a disputa e disputam pela primeira vez nesta fórmula. Como todos os europeus, a equipe de Pep Guardiola precisa provar sua motivação. Na estreia, encaram o Guangzhou Evergrande, da China.
“O Mundial de Clubes é nosso objetivo final no ano. Tivemos muito sucesso ao longo dos últimos 12 meses e queremos terminar 2013 em alta. Estas partidas entre os melhores times de cada continente nos dão a chance de mostrar que realmente somos a equipe número um. É nisso que estamos mirando”, falou o goleiro Manuel Neuer ao site oficial da Fifa.
Já os brasileiros do Atlético-MG nem precisam explicar que o Mundial é a principal competição da história do clube. Campeão da Libertadores pela primeira vez em 2013, o time vê a chance de se consagrar internacionalmente. Para tal, conta com uma estrela que já conhece esta competição: Ronaldinho estava no Barcelona que acabou como vice ao perder para o Internacional em 2006.
“Tenho certeza de que será o campeonato do Ronaldinho. Motivação é a palavra. Ele ficou dois meses sem jogar e na última rodada do Brasileirão a gente viu o absurdo que ele fez em campo. ele está concentrado, motivado. Ele vai ser protagonista mais uma vez”, afirmou o goleiro Victor.
O rival atleticano será o marroquino Raja Casablanca. Dono da casa, o time tem a chance de repetir o Corinthians de 2000 e ser a segunda equipe anfitriã a chegar na final. Vale lembrar que há 13 anos, na primeira tentativa de se fazer uma competição com clubes de todos os continentes, o modelo de disputa era diferente do atual.
A Fifa permitiu a participação de dois times do Brasil, país-sede daquela edição, e Corinthians e Vasco acabaram chegando à final, com os paulistas levando a melhor. A decisão caseira, somada ao desinteresse dos europeus Real Madrid e Manchester United, fez a entidade máxima admitir que a fórmula escolhida na ocasião não foi a melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário