Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

Histórico recente serve de alerta para Lusa antes de entrar na Justiça comum

As esperanças da Portuguesa em permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro via STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) se encerraram na última quinta-feira. Derrotada por unanimidade nas duas instâncias desportivas, a Lusa promete entrar na Justiça comum para reverter o rebaixamento, mas o histórico recente não empolga o torcedor rubro-verde.
De 2011 até aqui, apenas um clube que acionou a Justiça teve sucesso na manobra. Na Série C deste ano, o Betim-MG se classificou para as quartas de final para enfrentar o Santa Cruz na disputa pelo acesso à segunda divisão. A vaga, no entanto, foi suspensa pelo STJD após o Strongest (BOL) acionar a Fifa por uma dívida dos mineiros pela negociação do atacante Pablo Escobar.
A decisão imposta pelo STJD eliminou o antigo Ipatinga, que logo acionou a Justiça alegando que o órgão não poderia atropelar a intervenção da Fifa. A ação do time mineiro surtiu efeito e o jogo entre Mogi Mirim, que havia herdado a vaga, e Santa Cruz foi cancelado minutos antes do início. O Betim voltou à disputa, mas foi eliminado pelos pernambucanos.
Operário-MS, Brasil-RS, Rio Branco-AC, Araguaína-TO e CSP-PB, no entanto, não tiveram a mesma sorte. O Operário acionou o Ministério Público para denunciar irregularidades em atletas do Aquidauanense e do Saad e assim evitar o rebaixamento no Estadual de 2011. A federação do Mato Grosso do Sul suspendeu o clube por dois anos.
Também em 2011, o Brasil de Pelotas escalou um jogador que estava suspenso, como a Portuguesa com Heverton, e perdeu seis pontos. A pena acarretou no rebaixamento dos gaúchos à Série D do Brasileirão, mas uma ação na Justiça garantiu a participação na Série C de 2012. A Fifa suspendeu o clube, que retirou a liminar e aceitou disputar a quarta divisão.
O ano de 2011 marcou também a suspensão do Rio Branco-AC por recorrer na Justiça Comum de interdição da Arena da Floresta. Com a decisão, o Treze pediu a vaga que seria dos acreanos na Série C de 2012 e o STJD aprovou. Já em 2013, o Rio Branco entrou em acordo com o Treze e a CBF e foi aceito de volta à Série C, que contou com 21 clubes.
No mesmo caso, o Araguaína se via com mais direitos que o Treze de herdar a vaga acreana, mas retirou a ação na Justiça por temer represálias da CBF. Já em 2013, o Sousa conseguiu no STJD a vaga que seria do CSP na Copa do Brasil poder considerar ilegal a classificação do rival por um torneio com menos de quatro equipes, o mínimo exigido pela CBF.
O Sousa conquistou o direito de enfrentar o Coritiba na primeira fase da competição, mas viu o confronto ser ameaçado por uma liminar obtida na Justiça Comum. O primeiro jogo chegou a ser adiado, mas o Sousa levou a melhor também fora do âmbito esportivo e pôde disputar a Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário