Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palmeiras: Da Libertadores ao perigo de rebaixamento

Marcos Assunção - Palmeiras (Cedoc/RAC)
A sete rodadas do final do Brasileirão, o Palmeiras tem a sua frente uma situação impensável até as outras trinta e uma rodadas passadas que é o risco de rebaixamento.
Diante do panorama de crise vivenciado pelo Verdão, a equipe acumula fracas atuações com uma grande instabilidade no comando do clube, escancarada após o episódio envolvendo o atacante Kléber.

Faltando poucas partidas para o final do campeonato, o sinal de alerta no Palmeiras está ligado, e ao invés do título ou a vaga à Libertadores, o clube passa a se brigar para ficar na Série A e por uma vaga na Sul-Americana.

Da vaga à Libertadores para o risco de rebaixamento
O Palmeiras já ocupou em boa parte do Brasileirão a 6ª colocação na tabela, e era um franco candidato a uma das vagas na mais importante competição continental sul-americana.

No entanto, na virada para o segundo turno, após a vitória no clássico contra o Corinthians, o time de Felipão não conseguiu mais ter atuações convincentes e despencou para a 13ª posição, estando a 9 pontos do primeiro time na zona de rebaixamento, e na penúltima vaga para a Sul-Americana.
O risco de descenso no ano de 2011 pode ser ainda mínimo, mas com a imprevisibilidade vista no campeonato nacional até então, é melhor que o alviverde se mantenha alerta nessa reta final.

Queda premeditada
Se antes eram os empates excessivos que geravam preocupação no Palmeiras, agora as derrotas e a sequência sem vitórias passam a fazer parte do presente da equipe.

Desde o início do segundo turno, o Verdão já foi derrotado por Botafogo, Inter, Fluminense e Santos, e já não vence há seis jogos, quando aplicou 1 a 0 no Ceará.
Ainda, o time de Felipão perdeu o título de defesa menos vazada no campeonato para o Corinthians e, apesar de continuar sem sofrer muitos gols, desde a última vitória contra a equipe nordestina a equipe vem levando gols em todas as partidas.

Vaga na Sul-Americana é lucro
As declarações do lateral Cicinho dão a tônica do clima vivido pelo Palmeiras nessas rodadas finais do Brasileirão. Se a equipe já não tem mais condições de brigar na parte de cima da tabela, uma vaga na Sul-Americana se torna uma obrigação, tanto para os jogadores, quanto para os torcedores.

No entanto, com as fracas atuações das últimas partidas, em que o Verdão não conseguiu vencer adversários teoricamente menos qualificados, ou com jogadores a menos em campo, como contra os Atléticos Paranaense e Goianense, torna qualquer classificação em lucro.
O certo é que Felipão vai ter que tirar água de pedra de seus comandados nessas sete partidas restantes, para não tornar o ano do Palmeiras pior do que se poderia imaginar no começo do campeonato, contribuindo com a instabilidade vivida pela maior parte das equipes do Brasileirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário