Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Vasco quer título de 1948 oficializado como o da 1ª Libertadores.


Em 1948, o Vasco disputou no Chile um torneio que reuniu os principais clubes do continente Sul-Americano. A competição, que foi a primeira que reuniu os principais clubes do continente, contou com a participação times tradicionais, como o River Plate-ARG, o Nacional-URU e o Colo-Colo-CHI.

Na oportunidade, o time vascaíno, que era dirigido pelo técnico Flávio Costa e contava com jogadores como Barbosa, Chico e Danilo, conquistou a competição de forma invicta e se sagrou o primeiro clube campeão Sul-Americano.

Apesar de ter sido reconhecido pela Conmebol em 1996 como o primeiro campeão do continente quando reinvidicou e conseguiu uma vaga na Supercopa dos Campeões da Libertadores 1997, o Gigante da Colina irá lutar para que essa competição seja considerada a primeira Taça Libertadores da América.

Para isso, o cruzmaltino preparou um dossiê sobre o Sul-Americano de 1948 e o enviará nos próximos dias para a Conmebol. Com ele, o cruzmaltino espera convencer a entidade a passá-lo a chamar de bi-campeão da Taça Libertadores da América. O documento, que foi preparado por João Ernesto da Costa Ferreira, vice presidente de Relações Especilizadas do clube, foi assinado pelo presidente Roberto Dinamite na última segunda-feira (06/02).

Em entrevista ao repórter André Marques, da Rádio Globo, na tarde desta terça-feira (07/02), João Ernesto deu mais detalhes sobre o assunto:

O Vasco realmente está preparando um Dossiê?

"É verdade. Na verdade o dossiê já está preparado. Eu só estou organizando aqui para ver o encadernamento, pois o presidente já assinou o encaminhamento. Nós estaremos enviado isso para a Conmebol na quinta ou na sexta-feira no máximo, para que possa ser colocado no site da Conmebol o Vasco como o primeiro campeão Sul-Americano. Até porque foi esse o nome do torneio patrocinado pelo Colo-Colo em 1948. Foi o primeiro Campeonato Sul-Americano".

Pode ser considerado uma Libertadores? O Vasco seria então bi-campeão da Libertadores?

"É o embrião da Libertadores. Por razões diversas, a segunda edição já com o nome de Libertadores da América aconteceu em 1960, mas esse torneio é o embrião disso. É o embrião dessa que hoje chamamos de Copa Libertadores. Foi ele que fez com que a União Européia de Futebol, a UEFA, a criar uma competição similar, essa que denominamos hoje de Liga dos Campeões".

Como foi montado esse dossiê?

"Na verdade nós temos no centro de memória um vasto material, que eu daria como satisfeito em enviá-lo para a Conmebol para sustentação do nosso pleito. Entretato, nós entramos em contato com alguns pesquisadores chilenos e nos foi enviado matérias da imprensa chilena dos jogos. A medida que os jogos iam acontecendo, a imprensa chilena dava uma cobertura, até porque foi um evento de alta magnitude. 



Nós obtivemos esse material e ele vai ser juntar ao que nós já temos no centro de memória, que são relatórios administrativos de 1948 e mais um boletim de informativo aos sócios. Havia uma revista dedicada aos sócios naquela época, chamada de Revista Vasco e que deu uma grande sentido para a nossa conquista".

Muitos torcedores do Vasco já se consideram bi-campeões da Libertadores...

"Não existe nada mais importante do que o reconhecimento de uma grande conquista. Não é só para nós, mas para o esporte brasileiro. Até porque foi o primeiro campeonato, o primeiro torneio conquistado por um grande clube brasileiro fora dos domínios geográficos do Brasil. Então isso nos dá uma grande motivação para que haja esse reconhecimento. A verdade é que em 1996 a própria Conmebol havia reconhecido isso. Tanto reconheceu que o Vasco disputou a Super Copa dos Campeões da Libertadores em 1997. Entretando, sabe-se lá por qual motivo, esse não foi colocado no site da Confederação e não tem sido ao longo desses anos. Por conta disso, decidimos fazer um pleito bastante organizado para que fique eternizado esse título que é o primeiro de um grande clube brasileiro no exterior".

Então esse ano o Vasco busca o tri da Libertadores?

"Busca o tri-sulamericano. E olhe que eu nem me refiro ao título da Mercosul, porque se me referisse estaríamos em busca do tetra".

Nenhum comentário:

Postar um comentário