Com Deco poupado no sábado contra o Madureira, Abel Braga atendeu ao pedido dos torcedores e escalou Lanzini, xodó da torcida, entre os titulares. O argentino não decepcionou e foi um dos destaques na vitória de 2 a 1.
Atuação esta, que levantou novamente a questão: vale à pena manter Lanzini? Com contrato até 30 de junho, o Tricolor quer renovar o empréstimo, mas sabe que dificuldades devem aparecer pelo caminho.
Para prorrogar o empréstimo, o Flu terá que se desdobrar para convencer o River Plate, clube dono dos direitos econômicos da joia.Os argentinos não pensam em reemprestar o meia e para o Tricolor ficar em definitivo com o jogador é preciso pagar a multa fixada de aproximadamente R$ 27 milhões. Sem isso, os dirigentes estão inicialmente irredutíveis e querem seu retorno.
Além do valor, o River Plate busca o retorno para a elite do futebol argentino, algo que está próximo de ser concretizado e Lanzini é visto como uma promessa para o futuro, já que o clube tem apostado em jovens jogadores, em especial para o meio de campo e a defesa.
Ciente das dificuldades, o Fluminense espera conseguir renovar o vínculo de empréstimo, já que os valores pedidos são considerados altos para os padrões do futebol brasileiro.
– Temos a intenção de manter o Lanzini. Já estamos avaliando, mas não podemos criar expectativa na torcida, temos que ser transparentes. Comprá-lo é complicado pelos valores. Queremos renovar o empréstimo, mas o que dificulta é que tem um outro clube envolvido no negócio (o River). Se dependesse só do Fluminense, com certeza ficaríamos com o Lanzini por mais tempo. Agora só podemos aguardar – explicou o diretor-executivo, Rodrigo Caetano.
Os momentos de Lanzini pelo Tricolor
Estreia no Brasileirão
O argentino foi bem na sua primeira partida com a camisa do Fluminense. Ele foi escalado como titular pelo técnico Abel Braga na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado.
Chapéus de Neymar
Logo em seu terceiro jogo encarou Neymar e o Santos em plena Vila Belmiro. Resultado: Vitória do Peixe com direito a dois lençóis em sequência do camisa 11 santista em cima de Lanzini.
Primeiro gol
Contra o São Paulo, Lanzini fez seu primeiro gol vestindo tricolor na vitória em pleno Morumbi por 2 a 1.
No banco, mas com estrela
Deco voltou de lesão com boas atuações. Isso levou o jovem para o banco. Mesmo assim, contra o Flamengo, entrou no segundo tempo e fez gol. A exemplo do jogo contra o Madureira, o tento foi marcado com a cabeça do alto de seus 1,70m.
Estreia internacional
Contra o Zamora, no Rio, entrou na etapa final e fez sua primeira partida pela Copa Santander Libertadores.
Final do jejum
Depois de quase completar seis meses sem marcar um gol, Lanzini voltou a balançar as redes no último sábado contra o Madureira.
Com a palavra, Demián Meltzer, repórter do Diário OLÉ, da Argentina
"O Lanzini ainda não pode ser o condutor"
O caso do Lanzini é semelhante ao do Conca. Começou muito jovem no River Plate e ficou como responsável em conduzir o meio de campo da equipe, mas acabou não aguentando a pressão. Foi emprestado para o Fluminense para ganhar mais rodagem e pelos valores que são pedidos, além do desejo da diretoria, acredito que ele vai voltar ao River Plate.
Caso o River não consiga retornar para a Primeira Divisão, talvez a vida do Fluminense fique mais facilitada para conseguir o empréstimo, algo que inicialmente parece que está descartado.
Hoje o River conta com muitos jovens no meio de campo e por isso o Lanzini é visto como uma grande aposta. Só que o sonho do clube é repatriar Pablo Aimar para disputar a elite do futebol argentino. Confirmando essa negociação e se concretizando, Lanzini voltaria para ser opção na equipe e não para ser o condutor do meio de campo.
Tempo pode ser um problema no negócio
A proximidade do final do vínculo de Lanzini, unido à reta final da Segunda Divisão do Campeonato Argentino, podem ser um empecilho para o Fluminense negociar o reempréstimo de Lanzini. A ideia do River é voltar para a elite já com o elenco praticamente formado e o meia do Flu está no planos.
Além disso, a diretoria tricolor ainda estuda a proposta que irá fazer para manter o apoiador nas Laranjeiras e o tempo que o vínculo deve ser prorrogado, inicialmente, ainda não foi revelado:
– Não vamos falar sobre o tempo de renovação, porque estamos analisando a melhor forma de resolver essa situação. É um jogador com talento e muito querido dentro do clube – explicou o diretor-executivo do clube, Rodrigo Caetano.
Além de Lanzini, a diretoria do Fluminense também já estuda uma forma de renovar o vínculo de empréstimo com o atacante Rafael Sobis. O camisa 23 vive situação parecida com a do meia argentino. Os direitos econômicos de Sobis pertencem ao Al Jazira (EAU) e os árabes estipularam uma multa rescisória para contratá-lo em definitivo em seis milhões de euros (cerca de R$ 14 milhões).
O contrato de empréstimo de Rafael Sobis com o Tricolor vai até o dia 2 de agosto.
Imprensa argentina destacou gol do último sábado
O gol de cabeça de Lanzini repercutiu na imprensa argentina. Muito por ele ter sido às vésperas de um confronto com o Boca Juniors, maior rival do River Plate – clube dono dos direitos econômicos do apoiador. O Fluminense encara os argentinos na próxima quarta-feira, no Engenhão.
O site do diário “Olé” pôs o vídeo do gol e lembrou que Lanzini ficou no banco de reservas na partida de ida, na Bombonera. A publicação também pede cuidado para os Xeneizes pelo fato do camisa 11 do Tricolor torcer para os Millonarios.
– O jogo de quarta é importante e especial para mim pelo meu passado com a camisa do River Plate. Espero ter a chance de ajudar a equipe para que o Fluminense jogue da melhor maneira possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário