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sexta-feira, 24 de agosto de 2012

OLYMPIKUS TEM ATÉ O FIM DESTA QUINTA PARA COBRIR OFERTA DA ADIDAS


A Olympikus, atual fornecedora de material esportivo do Flamengo, tem até o fim desta quinta-feira para definir se irá ou não cobrir a proposta feita pela Adidas, de R$ 350 milhões, ao Rubro-Negro.

Com contrato até o final de 2014, a Olympikus convive com a concorrência da rival alemã há quatro meses, quando viu sua parceria ser ameaçada por uma proposta que praticamente dobra os R$18 milhões pagos por ela mesma.

Dentro do clube, há uma corrente favorável à Adidas, pois a entrada da empresa significaria a injeção de dinheiro novo no clube. Entre os pontos previstos no contrato oferecido, há o pagamento de R$ 25 milhões, que integram o valor total, de luvas pela assinatura.
Sem ainda saber quem será a parceira, o Flamengo tem, ao menos, a certeza de que os R$ 350 milhões oferecidos por dez anos é pouco mais de duas vezes superior ao acordo do Corinthians com a Nike: R$ 82,5 milhões por cinco temporadas.

Com a confirmação do valor, independentemente da parceira, o Rubro-Negro ultrapassaria o clube paulista e se tornaria o time brasileiro mais bem pago por um empresa esportiva, sendo alçado ao patamar dos grandes clubes europeus.

A reportagem dos especialistas:

Amir Samoggi - Consultor independente de marketing e gestão esportiva

"A Adidas vai agregar mais valor à marca Flamengo. É uma marca considerada premium. O que o Flamengo lucra em royalties com a Olympikus ainda não é ideal. As fábricas e lojas da Adidas também estão concentradas aqui. Ela patrocina o Fluminense e o Palmeiras. Mas não depende só da marca, mas do clube. Se o Flamengo não tiver interesse na globalização de sua marca por seus próprios meios, não adianta. Tem de ser montado um projeto de globalização com o parceiro. Tem que aproveitar as competições internacionais para explorar a marca."

José Carlos Brunoro - Brunoro Sports, empresa de marketing esportivo

"O Flamengo tem que pensar no presente em função dos muitos problemas que têm a curto prazo. Por isso, a continuidade é sempre bem vinda. Para tornar uma marca internacional, primeiramente esses problemas terão de ser corrigidos. Depois, tem de se fazer um planejamento estratégico. Não adianta falar que quer ser e não está elaborado. 

A Adidas pode ajudar nesse aspecto até certo ponto. Tem que existir um plano de marketing elaborado, mas vai depender do rendimento do time. As duas coisas têm de andar juntas. Tem que ter uma área técnica competitiva para montar um projeto por etapas. Não é só fazer um amistoso no exterior e ponto. A empresa pode criar ativações para não ficar só na partida. Existem outras coisas a se fazer. O fundamental é profissionalizar a gestão de marketing."

Fabio Wolf - Wolff Sports & Marketing

"O valor da Adidas é bem maior do que da Olympikus. Mas temos que levar em consideração muitos aspectos, como a exploração de lojas, internacionalização da marca, compensação financeira, ajuda no pagamento de alguns jogadores, que ajuda nas vendas dos produtos. A Adidas é uma marca com distribuição e exposição internacional. 

É um ponto favorável. Em compensação, a Olympikus está mostrando ser bem parceira do Flamengo e fez uma proposta muito superior à da Nike na época. A internacionalização da marca tem de ser levada em consideração, mas o Flamengo tem de ajudar dentro de campo, como o Corinthians fez neste ano. Venceu a Libertadores, vai disputar o Mundial. 

Muitos desses jogos são transmitidos na Europa. Outro ponto fundamental é explorar as lojas. Porque faz explorar a marca e aumenta em faturamento. Ganha com as vendas de franquias e o fornecedor ganha com a venda do material e repassa para o clube os royalties. 

O fornecimento é o calcalnhar de Aquiles em muitos contratos. A questão de cumprir o cronograma, entregar no tempo certo. Não adianta trocar por uma marca que está pagando mais se não receber o material no prazo correto. É melhor um contrato menor e que fale a mesma língua. Nike e Adidas são as duas grandes marcas de material esportivo do mundo."

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