Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Huachipato 1 x 1 Grêmio - Em noite sofrida, Tricolor cede empate no fim, mas avança às oitavas



Era sabido que os deslizes do Grêmio durante a Taça Libertadores poderiam ameaçar as pretensões da equipe no torneio. E a partida desta quinta-feira (18), contra o Huachipato, que encerrava a fase de grupos, reuniu toda a tensão que os acontecimentos anteriores haviam proporcionado. O Tricolor viveu uma noite de altos e baixos e viu o time chileno empatar na reta final, aos 43 do segundo tempo. Mas a igualdade em 1 a 1 deixou o Imortal na segunda colocação do Grupo 8, com oito pontos, e assegurou a classificação dos gaúchos às oitavas de final. Agora, o adversário dos brasileiros na próxima fase será o Independiente Santa Fé (COL).
Apesar da comemoração, uma confusão ao final da partida, iniciada pelo time chileno, resultou em agressões ao técnico Vanderlei Luxemburgo e prejudicou a imagem da partida.
Apesar de mudança forçada, Tricolor domina
Encarado como decisivo para a classificação do Grêmio às oitavas, o confronto contra os chilenos era também mais uma oportunidade para os comandados de Vanderlei Luxemburgo provarem a qualidade de seu elenco, sobretudo após o empate sem gols com o Fluminense, quando o adversário só não saiu com a vitória devido a um gol mal anulado pela arbitragem.
Além de duas mudanças na escalação habitual, com as entradas de Bresson no lugar do suspenso Cris e do volante Adriano na vaga do lesionado Elano, outra novidade chamou a atenção: em vez de Zé Roberto, foi o argentino Hernán Barcos quem vestiu a braçadeira de capitão. A iniciativa foi uma maneira de facilitar a comunicação em campo, visto que a responsabilidade de apitar o duelo estava a cargo de um espanhol, Martin Vazquez.
A grande preocupação dos brasileiros desde o início era com Bryan Rodrigues nas bolas aéreas. Aos oito, um cruzamento longo da esquerda fez a redonda parar na cabeça do artilheiro da Libertadores. Dida, no entanto, estava bem posicionado para defender sem grandes sustos.
A pressão do elenco gremista, também notável pelas jogadas aéreas, se fez presente pouco depois, numa cobrança de escanteio. Fernando bateu fechado, o goleiro Nery Veloso afastou com um soco e Barcos, com a sobra, fez a bola desviar em Bressan e subir além da meta adversária.
Aos 17, o mesmo Barcos tentou jogada individual, mas, após driblar dois marcadores, o Pirata finalizou por cima da meta. E a imagem de um jogo nervoso, decisivo, não se restringia aos acontecimentos internos ao gramado. Fora dele, Luxemburgo cobrava aos gritos ajustes na marcação de seus jogadores.
O treinador foi forçado a uma mudança precoce, ainda aos 24 minutos. Após uma disputa de bola com Reyes, Adriano caiu no chão reclamando de dores no joelho. Apesar dos esforços para permanecer, o volante acabou deixando o campo para a entrada de Alex Telles. Dida viu Bryan Rodríguez invadir a área com facilidade e, desta vez, precisou fazer uma defesa, essa sim, daquelas de encher os olhos.
O Grêmio tentou responder ao lance de perigo com um lançamento de Pará, da direita, para André Santos, na outra lateral. O jogador que recebeu a bola, no entanto, finalizou com um chute fraco, que não criou problemas para o goleiro chileno. Já aos 32, o mesmo arqueiro nada pôde fazer diante da boa jogada organizada pelo Imortal. Da esquerda, André Santos cruzou, Barcos desviou de cabeça e Zé Roberto concluiu de bicicleta, surpreendendo Veloso e colocando o Tricolor nas oitavas.
No fim da primeira etapa, Aceval assustou em cobrança de falta, mas Dida se esticou todo, jogou a bola para escanteio e evitou o empate.
Imortal sofre, mas comemora classificação
Destaque individual do Tricolor gaúcho, Zé Roberto acabou recebendo o terceiro cartão amarelo após falta em Contreras logo na volta dos vestiários. A pena deixa o capitão original de fora do primeiro jogo da oitavas. Mas isso seria assunto para depois do jogo. Por hora, era preciso focar no Huachipato, que se por um lado não dava qualquer sinal de que voltaria melhor na segunda etapa, jogava exclusivamente por uma vitória para se manter vivo na Libertadores.
E o foco do camisa 10 estava exatamente nos chilenos. Primeiro, ele chegou a ser lançado cara a cara com Nery Veloso aos 18 minutos, mas a arbitragem assinalou o impedimento, que aconteceu por questão de milímetros. Minutos depois, voltou a roubar a cena, partindo da direita para o meio e tabelando com Vargas. Lance, aliás, isolado no que diz respeito à participação do chileno do elenco gremista. Na conclusão, susto para o goleiro rival. Mas a bola saiu rente à trave esquerda, para alívio da torcida local.
As modificaões promovidas pelo técnico Jorge Pellicer, com Reynero e Arrué, fizeram com que os chilenos controlassem mais a bola, mas não alterou a dificuldade dos mandantes em criar chances de risco. Enquanto isso, o que se viu foi um Grêmio recuado, até certo ponto satisfeito com o placar parcial e com o controle exercido sobre os donos da casa. Luxemburgo, apostando no contra-ataque, fez duas mudanças: Barcos e Vargas deram lugar a Kléber e Welliton.
O Huachipato seguia com a bola nos pés, e o Imortal desarmava para buscar os contragolpes, com destaque para mais uma boa exibição do volante Fernando. Mas a reta final estave longe de ser fácil. Após levar a pior numa dividida, Werley precisou jogar no sacrifício, mancando no gramado. Em cobrança de falta de Aceval, o mesmo que já assustara no mesmo tipo de jogada anteriormente, gol de empate dos chilenos e drama brasileiro intensificado. Após três minutos de acréscimos que pareciam intermináveis, o Imortal comemorou a classificação.
FICHA TÉCNICA
HUACHIPATO (CHI) 1X1 GRÊMIO
Local: Estádio CAP, em Talcahuano (CHI)
Data/Hora: Quinta-feira, 18/04/2013, às 22h (de Brasília)
Árbitro: Martin Vazquez (URU)
Auxiliares: Miguel A. Nievas (URU) e Nicolas Taran (URU)
Renda/Público: 9.032 pessoas
Cartões Amarelos: Arrué e Núñez (HUA); Zé Roberto, Pará, Barcos e Fernando (GRE)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Zé Roberto, aos 32'/1ºT (0-1) e Aceval, aos 43'/2ºT (1-1)
HUACHIPATO: Veloso; Contreras, Muñoz, Aceval e Crovetto; Reyes, Sandoval (Arrué - 17'/2ºT) , Núñez (Llanos - 39'/1ºT) e González; Rodríguez e Falcone (Reynero - 14'/2ºT). Técnico: Jorge Pellicer.
GRÊMIO: Dida; Pará, Werley, Bressan e André Santos; Adriano (Alex Telles - 24'/1ºT), Fernando, Souza e Zé Roberto; Vargas e Barcos. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário