Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Todos contra o Bayern de Munique! Bundesliga começa nesta sexta-feira

Depois de passear na temporada passada da Bundesliga, o Bayern de Munique é, sem dúvida, o time a ser batido na edição do Campeonato Alemão que começa nesta sexta-feira. Para tentar se manter no topo, a equipe da Baviera fortaleceu ainda mais seu elenco com as contratações de Mario Götze e Thiago Alcântara, além de contar com a chegada do cobiçado treinador espanhol Pep Guardiola.
E tem bastante gente interessada em acabar com o reinado bávaro. O clube que promete bater de frente com Bayern é o Borussia Dortmund, atual vice-campeão alemão e da Champions League. Mesmo perdendo Götze para o rival, a equipe amarela se reforçou com o meia armênio Henrikh Mkhitaryan e com o atacante gabonês Aubameyang e ainda conseguiu manter seu artilheiro Lewandowski, pretendido por muitos clubes europeus.
Uma amostra disso já foi dada na disputa da Supercopa da Alemanha, realizada no final do mês de julho, abrindo oficialmente a temporada no país - o Borussia Dortmund recebeu o Bayern na partida única e goleou por 4 a 2, ficando com a taça. O resultado já colocou um ponto de interrogação no possível êxito de Guardiola no time de Munique.
ESTÁDIOS LOTADOS 
A média de público na Alemanha é a melhor do mundo. Na temporada passada, a média foi de 42.646 torcedores nos estádios, com ocupação de 95% nas arenas. E esse número deve aumentar ainda mais, já que o Hertha Berlim está de volta à elite e no seu estádio, o Olímpico, cabem 75 mil espectadores. Aliado a isso está o rebaixamento do Greuther Fürth, que tem uma arena que comporta apenas 16 mil torcedores. 
JOGADORES BRASILEIROS 
Serão no 15 total: Dante, Luiz Gustavo e Rafinha (Bayern de Munique); Diego, Felipe Lopes e Naldo (Wolfsburg), Ronny (Hertha Berlim); Raffael (Borussia M'gladbach); Felipe Santana (Schalke); Anderson Bamba (Frankfurt); França e Felipe (Hannover); Roberto Firmino (Hoffenheim); Marcos Antonio (Nuremberg); Cacau (Stuttgart).
AGENDA 
Início
 : 9 de agosto de 2013 
Término : 10 de maio de 2014 
Times que subiram : Hertha Berlim e Eintracht Braunschweig 
Times que caíram : Greuther Fürth e Fortuna Düsseldorf 
Vagas na Champions : Quatro 
Vagas na Liga Europa : Duas 
Vagas diretas de rebaixamento : Duas
BRIGA PELO TÍTULO 
Além de Bayern e Dortmund, outras duas equipes começam o Campeonato Alemão como candidatas. O Bayer Leverkusen é uma delas, já que manteve a mesma base que terminou a última edição do torneio na terceira colocação - na competição passada, inclusive, o Leverkusen foi o único time que derrotou o Bayern dentro da Allianz Arena. Apesar de ter perdido Schürrle para o Chelsea, o clube contratou o jovem sul-coreano Son, destaque do Hamburgo, e o meia Emre Can, do Bayern.
Mesmo sem nunca ter conquistado a Bundesliga na sua história, o Schalke também aparece com boas possibilidades de brigar na parte de cima da tabela. Os Azuis-Reais mantiveram seus principais nomes e ainda se reforçaram em posições pontuais. O principal reforço é o defensor brasileiro Felipe Santana, que chega para arrumar a defesa, ponto fraco da equipe nas últimas épocas. Os jovens Goretzka e Szalai também foram contratados.
LUTA POR VAGAS EUROPEIAS 
Os postulantes ao título, obviamente, são os favoritos a ficarem com as quatro vagas na Champions League. Mas surpresas podem acontecer. Algumas equipes pretendem ficar no G4 da Bundesliga ou, na pior das hipóteses, conseguir classificação para a Liga Europa.
Na edição passada, o Wolfsburg começou o torneio de forma decepcionante, mas terminou muito bem, apesar de ter sido uma reação tardia. O meia Diego e o zagueiro Naldo comandam a equipe, que promete surpreender. Borussia M'gladbach, Stuttgart e Frankfurt são as outras forças que devem sonhar com vagas europeias.
EQUIPES COADJUVANTES 
O Hamburgo deixou a sua tradição lá no passado e há tempos vem fazendo figuração no Campeonato Alemão. Com a perda do sul-corenao Son, um de seus grandes destaques, a performance não deve ser diferente nesta temporada. Freiburg, Hoffenheim, Mainz, Hannover e Hertha Berlim também têm elencos para fazer uma boa competição, mas sem almejar grandes objetivos.
BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO Werder Bremen é um dos fortes candidatos ao descenso, mesmo sendo considerado um clube grande dentro da Alemanha. O time quase caiu na temporada passada e os torcedores alviverdes podem esperar por mais sofrimento, até porque a equipe já foi eliminada da atual edição Copa da Alemanha por um rival da 3ª divisão e não fez contratações de peso. E o pior. Ainda perdeu Kevin de Bruyne e Sokratis Papastathopoulos, dois dos poucos destaques do elenco.
Quem também escapou por pouco na Bundesliga passada foi o Augsburg. A tendência é que o time da região da Baviera siga brigando nas últimas colocações, assim como o recém-promovido Braunschweig, que tem um elenco limitado. Já o Nuremberg, tão tradicional quanto o Werder, conta com jogadores de nível mediano para baixo e é outro candidato ao rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário