Com sua dupla de ataque em noite inspirada, o Santos venceu o Criciúma por 2 a 1, neste domingo, na Vila Belmiro, e pôs fim a uma sequência de três jogos sem vencer. Thiago Ribeiro e Willian José, que já havia marcado diante do Grêmio no meio de semana, colocaram os números no placar. Tony descontou em cobrança de falta para o Tigre.
Agora, o Peixe vai a 32 pontos e volta a sonhar com uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Com um jogo a menos, está a sete do Grêmio, quarto colocado e último na zona de classificação ao torneio continental. Na próxima quarta, enfrenta o Náutico, na Vila, no jogo atrasado da 11ª rodada. Já o Criciúma permanece com 24 pontos e ocupa a 17ª colocação, primeira na zona de rebaixamento.
O jogo
Os 2 a 0 abertos ainda no primeiro tempo fizeram justiça à boa atuação do Peixe na etapa inicial. Com pressão constante sobre os defensores adversários e manutenção da posse de bola, o alvinegro sufocou o Criciúma e, forte na bola parada, levou muito perigo ao gol de Helton Leite no início da partida.
Após bola no travessão de Montillo em cobrança direita de falta, o primeiro gol santista sairia dos pés do argentino, que desta vez cobrou escanteio na medida para Gustavo Henrique desviar e Thiago Ribeiro, livre, completar no segundo pau e abrir o placar aos 20 minutos na Vila Belmiro. O Santos, que já pressionava com o 0 a 0, seguiu com postura ofensiva, marcando o Tigre no campo de ataque.
Sem que os visitantes conseguissem sair para o jogo, os comandados do técnico Claudinei Oliveira continuaram se movimentando e trabalhando a bola, criando mais oportunidades de gol. Aos 41, o Peixe seria novamente recompensado pela boa atuação em mais uma jogada coletiva. Renê Júnior levantou na área e Montillo recebeu do lado direito. O camisa 10 só rolou para trás e Willian José, que marcou o gol de empate contra o Grêmio na última quarta-feira, encheu o pé para ampliar.
Na segunda etapa, o Santos diminuiu o ritmo e não pressionou tanto o Tigre como nos primeiros 45 minutos. Mais distantes uns dos outros, os santistas não conseguiram boas tabelas e aproximações que pudessem fazer com que a equipe criasse oportunidades de gol.
Contudo, apesar da falta de pressão no campo de ataque, o Peixe não passou perigo em razão da falta de criatividade dos catarinenses. Daniel Carvalho, lento demais, não conseguiu dar liga do meio para o ataque. Na tentativa de buscar o empate, Sílvio Criciúma abdicou do esquema de três zagueiros para dar mais força na faixa central do campo.
Na base da vontade e se aproveitando de certa passividade dos donos da casa, o Criciúma passou a se organizar melhor e chegar com mais efetividade ao gol de Aranha. Aos 33, o lateral-direito Tony cobrou falta na área, o zagueiro Leonardo atrapalhou o goleiro santista, recolocando sua equipe no confronto. Entretanto, o gol não foi suficiente para que o Tigre chegasse à igualdade no placar.
Próximos compromissos
Na quarta-feira, o Santos recebe o Náutico, em jogo atrasado da 11ª rodada do Brasileirão, às 21h, na Vila Belmiro. No próximo domingo, o Peixe encara o Atlético-MG, no Independência, às 18h30. Já o Criciúma, também no fim de semana, enfrenta o Flamengo, no Maracanã, às 16h.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 2 x 1 CRICIÚMA
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Data e hora: 22/9/2013, às 18h30
Renda e público: R$ 126.376,00 / 5147 pagantes
Árbitro: Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (MG) e Valdebriano da Silva (RO)
Cartões amarelos: João Vitor, Elton e Henik (CRI); Arouca, Montillo e Thiago Ribeiro (SAN)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Thiago Ribeiro, aos 20'1ºT (1-0); Willian José, aos 41'1ºT (2-0); Tony, aos 33'2ºT (2-1);
SANTOS: Aranha, Cicinho, Gustavo Henrique, Edu Dracena e Mena; Renê Júnior, Arouca, Leandrinho (Renato Abreu, aos 29'2ºT) e Montillo (Pedro Castro, aos 37'2ºT); Thiago Ribeiro e Willian José (Giva, aos 37'2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira.
CRICIÚMA: Helton Leite, Leonardo, Fábio Ferreira e Matheus Ferraz (Henik, Intervalo); Tony, Elton (André Gava, aos 33'2ºT), João Vitor, Diego Hoffmann e Daniel Carvalho (Fabinho, aos 28'2ºT); Lins e Wellington Paulista. Técnico: Sílvio Criciúma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário