Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Congresso da Fifa em SC tem aparato recorde, mas segurança é frouxa

O governo de Santa Catarina e a prefeitura de Florianópolis deslocaram um efetivo recorde de segurança para o Costão do Santinho, onde até sexta-feira a Fifa realiza o congresso de seleções da Copa do Mundo. Oficiais do exército, da Policia Federal e da Polícia Militar do Estado se espalharam pelo norte da ilha numa operação inédita em torno do complexo de hotéis que recebe o evento. Apesar de todo o aparato, a segurança é frouxa, aparentemente incapaz de evitar eventuais situações de risco.
Chegou a Florianópolis na terça-feira e se deslocou até o Costão do Santinho em um carro alugado. Sem nenhum tipo de credenciamento prévio ou qualquer barreira que impedisse a entrada do veículo no local do evento, foi possível chegar próximo a técnicos e agentes da Fifa sem qualquer problema. Num período em que é grande a preocupação com atentados por conta dos movimentos contrários à Copa, a falta de ao menos um detector de metais num local cheio de dirigentes da Fifa espanta.
Na Costa do Sauípe, na Bahia, onde há dois meses e meio a Fifa realizou o sorteio dos grupos da Copa, a questão de segurança foi primordial. Todo o complexo de hotéis ficou fechado para a entidade por três dias e somente veículos autorizados entravam no complexo.
Já em Florianópolis, sem barreiras ou revistas prévias, seria possível qualquer pessoa entrar nas áreas internas do hotel e se aproximar de técnicos como Vicente Del Bosque, da Espanha, e Carlos Queiroz, do Irã, como fez o iG para solicitar entrevistas. Qualquer tipo de ação contra os participantes do congressos seria difícil de impedir, ainda que todos os representantes de seleções tenham seguranças privados.
O COL explicou ao iG que não há motivos para se preocupar. Segundo a assessoria de imprensa do comitê local, não seria possível fechar o Costão do Santinho, como fez com a Costa do Sauípe, porque os eventos não podem ser comparados. Na Bahia havia mais credenciados, artistas envolvidos, um show e a presença do presidente da Fifa, Joseph Blatter, e da presidente do Brasil, Dilma Rousseff. São 250 credenciados para o Workshop da Fifa. Em Sauípe foram mais de 2 mil.
Ainda que a diferença seja enorme, foi possível notar que os técnicos das seleções ou qualquer outra pessoa que esteja no Costão do Santinho não estão completamente seguros. Agentes da Polícia Federal abordados disseram que a recomendação é apenas monitorar a movimentação em torno do complexo, sem nenhum medida preventiva.
Há, evidentemente, um aparelhamento de câmeras que vistoriam todo o complexo num raio de até dois quilômetros, mas uma ação silenciosa de grupos ou até de um só indivíduo não poderia ser evitada.
Tanto a prefeitura de Florianópolis como o governo de Santa Catarina preferiram não divulgar o custo da operação ou o número de homens envolvidos na operação. O contingente é enorme, com as Polícias Militar, Civil e Federal, além de Exército, Força Nacional e Polícia Rodoviária Federal. Mas, ao menos na terça-feira, o efetivo tem como objetivo coibir eventuais atos, não preveni-los.
Para a quinta-feira está agendado um seminário fechado para as seleções sobre questões de segurança durante a Copa do Mundo. Segundo o COL, os técnicos e qualquer pessoa ligada às federações pode pedir por mais segurança se sentirem ameaçados. Até a terça não houve nenhum pedido nesse sentido.
Do lado de fora, protestos de policiais federais
Cerca de 40 agentes da da Polícia Federal realizaram um protesto em frente ao hotel Costão do Santinho, em Florianópolis. A principal reivindicação do grupo era por maiores investimentos em segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário