Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Seleção sofre no fim, mas vence a Colômbia e enfrenta Alemanha na semifinal

Seleção sofre no fim, mas vence a Colômbia e enfrenta Alemanha na semifinal VANDERLEI ALMEIDA/AFP
Os mesmo cânticos, a mesma emoção no hino à capela, igualmente nervos à flor da pele. O que mudou, então, na vitória por 2 a 1 (gols de Thiago Silva e David Luiz) sobre a Colômbia que garantiu a Seleção na semifinal da Copa? O futebol. 
O Brasil sofreu nos minutos finais com a pressão colombiana, ao recuar demais, mas foi superior na maior parte do tempo. Em alguns momentos, lembrou a Copa das Confederações. O que dá esperança para encarar a Alemanha na terça-feira, em Belo Horizonte, por uma lugar na grande final do dia 13, no Maracanã.

O primeiro tempo foi brasileiro de maneira ampla, geral e irrestrita, como se exigia a anistia nos tempos da ditadura. Só deu Seleção, 59% a 41% na posse de bola. A entrada de Maicon melhorou muito o lado direito. 

Defensivamente, o gaúcho de Novo Hamburgo ajudou Thiago Silva a conter James Rodrígues, que transita pelo lado esquerdo de ataque da Colômbia. Na frente, errou poucos passes e valorizou a bola, o oposto do que ocorria com Daniel Alves. Não sai mais do time.

Outra boa notícia foi o posicionamento de Oscar. Mais por dentro e recuado, ele abriu o lado do campo para Maicon e até Paulinho. O jogo fluiu. E, por fim, Paulinho. Ainda não é o da Copa das Confederações, mas em comparação ao Paulinho do Mundial o avanço é enorme. Por isso o rendimento tão melhor do conjunto. Se ele voltar a ser o motor do meio-campo, o time crescerá muito mais.

Assim, a Colômbia sucumbiu. Foram oito conclusões do Brasil contra só três da Colômbia. Depois do gol de Thiago Silva logo a seis minutos, em jogada ensaiada nos treinos (Neymar cobra, um dos zagueiros tenta a casquinha e o outro surge na trave seguinte), o grito da torcida intimidou os colombianos. 


A Seleção empilhou chances. Hulk, duas vezes, com força 10 e pontaria zero, em cima do goleiro ou para fora. Neymar, cobrando falta. Oscar obrigou Ospina a espalmar, e, antes, Fred fez o mesmo. 

A Colômbia chegou em um chute de Cuadrado, rente ao poste. E nada mais. Julio César mal tocou na bola até o intervalo, vendo a Seleção se aproximar do rendimento da Copa das Confederações, com solidez defensiva e aguda no ataque.

O panorama se alterou na volta do intervalo. A Seleção continuou mandando no jogo como ainda não tinha acontecido de forma contínua e sólida nesta Copa. Recuou além da conta, mas tinha o contra-ataque ao seu lado como estratégia. 

E foi através de um deles, puxado por Hulk, que surgiu a falta para David Luiz, o cobrador oficial da Seleção, marcar um golaço, no ângulo, estufando a rede. Aos 24 minutos, a Colômbia estava liquidada, amassada por uma atuação convicente da Seleção mesmo sem o brilho de Neymar. A partir daí, parecia jogo de time grande contra time pequeno. Neymar, aos 26, quase encobre o goleiro. 

A Colômbia mal respirava. Aí veio o pênalti para a Colômbia em lance isolado. Julio César saiu atrasado por baixo e achou as pernas do atacante. James Rodrígues, até então sumido, bateu com categoria. E a partida virou totalmente. O Brasil se encolheu demais, e a Colômbia veio para cima a ponto de perder chances de empatar. Quase igualou a posse de bola: 51% a 49% para os brasileiros. Foi um sofrimento até o último segundo dos acréscimos, mas a Seleção está na semifinal.

A classificação veio com bom futebol até o gol da Colômbia, o que dá esperança de que a Alemanha terá de jogar muito se quiser vingar a final de 2002. A sexta estrela, pela primeira vez nesta Copa, já não parece tão distante como na primeira fase e na classificação nos pênaltis diante do Chile.

COPA DO MUNDO, QUARTAS DE FINAL, 4/7/2014

BRASIL
Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Hernanes 40'/2ºT), Oscar e Hulk (Ramires 37'/2ºT); Neymar (Henrique 43'/2ºT) e Fred

Técnico: Luiz Felipe Scolari

COLÔMBIA

Ospina; Zuñiga, Zapata, Yepes e Armero; Sánchez, Guarín, Cuadrado (Quintero 35'/2ºT), Ibarbo (Ramos, int) e James Rodríguez; Teo Gutiérrez (Bacca 24'/2ºT)

Técnico: José Pékerman.

Gols: no primeiro tempo, Thiago Silva (B), aos 6 minutos; no segundo tempo, David Luiz (B), aos 22, e James Rodríguez (C), aos 34

Cartões amarelos: Thiago Silva, Julio César (B); James Rodríguez, Yepes (C)

Arbitragem: Carlos Velasco Carballo, auxiliado por Roberto Alonso Fernandez e Juan Yuste

Público: 64.342 pessoas

Local: Castelão, Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário