Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 2 de março de 2015

No 'clássico da paz', Inter e Grêmio decepcionam e não saem do zero

O ‘clássico da paz' no Campeonato Gaúcho terminou empatado em 0 a 0 neste domingo, no Beira-Rio. Internacional e Grêmio até tiveram algumas chances para marcar, mas os setores ofensivos não conseguiram superar as marcações rivais. Assim, o primeiro clássico que contou com torcida mista não deixou ninguém plenamente satisfeito.
Apesar de todas as tentativas para a realização de um clássico pacífico, alguns torcedores entraram em conflito nos arredores do estádio Beira-Rio, antes de a bola rolar. Gremistas e colorados atiraram pedras e outros objetos uns nos outros, gerando confusão e correria. Dentro do estádio, torcedores gremistas depredaram alguns banheiros.
O Internaconal teve mais a bola no jogo, mas raramente conseguiu se desencaixar da marcação do Grêmio, que criou uma série de chances nos últimos minutos do primeiro tempo e, no resto da partida, limitou-se a proteger a área de Marcelo Grohe à espera de um contra-ataque que não se acertou. Assim, o Gre-Nal 404 terminou sem redes balançadas.
Com a igualdade deste domingo, o Internacional chega aos 13 pontos no Estadual, no quarto lugar, um ponto atrás do líder São José-RS. Já o Grêmio, com 11 pontos, é o oitavo colocado, ainda na zona de classificação para a próxima fase.
Na próxima rodada do Campeonato Gaúcho, o Grêmio recebe o Caxias no sábado, enquanto o Internacional visita o Juventude no domingo, no Alfredo Jaconi. Pela Copa Libertadores, o Inter recebe o Emelec na quarta-feira.
O jogo
Diego Aguirre resolveu apostar na movimentação para vencer seu primeiro clássico como técnico do Inter e armou o time baseando-se na correria de Valdivia e Nilmar, com Anderson encostando e Alex buscando a bola na defesa. E foi na vontade que os anfitriões conseguiam se aproximar da área, já que pouco havia espaço para os laterais subirem.
Luiz Felipe Scolari optou por estratégia oposta. Preencheu o meio-campo com três volantes, apostou em laterais marcadores como Matías Rodriguez e Marcelo Oliveira para bloquear a área de Marcelo Grohe e apostava na qualidade do passe de Douglas para acionar a velocidade de Yuri Mamute e Lincoln.
Neste posicionamento tático, os primeiros minutos foram de Valdivia, que pedia a bola e não parava de correr. Chamou tanta atenção que abriu espaço para que Cláudio Winck tivesse a sua grande oportunidade de cruzar, colocando a bola na cabeça de Nilmar, mas o atacante desviou fraco, para fora, aos 13 minutos.
Do outro, Felipão se irritava com passes curtos e fraco de Douglas nas chances do Tricolor de contra-atacar. Era o que faltava para o time, que tinha encaixado o setor ofensivo colorado em sua marcação e só sofreu perigo em cobrança de escanteio fechada de Valdivia que não virou gol olímpico graças a Marcelo Grohe, aos 30 minutos.
Quando Araújo se soltou para ajudar o sumido e bem marcado Douglas, com subidas mais frequentes de Fellipe Bastos, o Grêmio saiu da defesa e quase foi para o intervalo vencendo. Entre os 35 e os 41 minutos, explorando as costas de Cláudio Winck, Lincoln parou duas vezes em Alisson, que também salvou gol de Yuri Mamute e torceu na cobrança de falta de Fellipe Bastos que passou rente à trave.
Para o segundo tempo, Scolari entendeu que Douglas precisava de ajuda e trocou Araújo por Giuliano, na esperança de mais qualidade nos contra-ataques. Aguirre, por sua vez, aumentou a velocidade do setor ofensivo, trocando Valdivia por Vitinho, e impondo maior movimentação a Nilmar para fazer o Inter jogar.
Na prática, Giuliano foi mais um marcando e não apareceu como desejava seu técnico. O Grêmio se limitou a manter o bloqueio às laterais e na entrada da grande área, à espera de um contra-ataque, enquanto o Inter passou todo o segundo tempo buscando um espaço para finalizar. Só conseguiu cabeçada de Paulão que parou em Marcelo Grohe, já aos 40 minutos do segundo tempo. O clássico terminou sem gols.
FICHA TÉCNICA:
INTERNACIONAL 0 X 0 GRÊMIO
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 1º de março de 2015, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Jean Pierre Lima (RS) 
Assistentes: Rafael da Silva Alves e Marcelo Barison (ambos de RS) 
Cartões amarelos: Paulão, Cláudio Winck e Geferson (Inter); Marcelo Oliveira, Giuliano, Yuri Mamute e Matías Rodriguez (Grêmio)
INTERNACIONAL: Alisson Becker; Cláudio Winck, Paulão, Juan e Geferson; Nicolás Freitas, Rodrigo Dourado, Anderson (Alisson Farias) e Alex (Luque); Valdivia (Vitinho) e Nilmar
Técnico: Diego Aguirre
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Matías Rodríguez, Rhodolfo, Erazo e Marcelo Oliveira; Walace, Fellipe Bastos, Araújo (Giuliano) e Douglas; Lincoln e Yuri Mamute (Everaldo)
Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nenhum comentário:

Postar um comentário