Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Equilíbrio do Campeonato Brasileiro coloca seis clubes na luta pelo título

   

Quem disse que o mata-mata acabou? O equilíbrio extremo que o Campeonato Brasileiro tem formado nesta edição de 2011 coloca, na reta final, seis equipes com chances reais de título. Pode até parecer clichê, no entanto, esta frase nunca foi tão correta: quem errar menos vai ser o campeão. Apesar do Internacional aparecer em 7º lugar, com 44 pontos, a equipe está um pouco mais distante dos líderes. Corinthians, Vasco, Botafogo, São Paulo, Flamengo e Fluminense despontam como os grandes favoritos e prováveis candidatos.


A boa campanha dos cariocas coloca os quatro representantes no bolo. O Botafogo é o único clube que depende apenas dele. Mesmo em terceiro lugar, possui um jogo a menos e, se vencer todos os dez desafios que faltam, será o triunfante. O desafio para o alvinegro, por sinal, é menos doloroso do que o da maioria, já que terá pela frente apenas dois clássicos contra equipes que lutam pelo mesmo objetivo: Vasco e Fluminense.
Pelo lado tricolor do Rio, cada duelo deve ser tratado como algo vital. Palmeiras, Internacional, Grêmio, Vasco e Botafogo são apenas alguns dos obstáculos. O time de Abel Braga, que demorou a engrenar, paga agora a conta de uma "corrida de recuperação".

Vale ressaltar, ainda, que as duas últimas rodadas serão dois atrativos a mais para os fãs de futebol. Diferentemente dos campeonatos anteriores, quando clubes já eliminados chegavam derrotados ao fim, com times reservas e sem pretensões, agora, a maior parte deles precisa fugir do rebaixamento, lutar por vagas na Sul-Americana, Libertadores, ou quem sabe até conquistar a taça.

Voltar a vencer é exatamente a missão do Vasco, que ao longo das 29 rodadas perdeu pontos preciosos contra clubes hoje enfraquecidos, como América-MG, Figueirense e Bahia, mas, por outro lado, mostrou a força contra grandes do porte de Santos, Palmeiras e São Paulo. As 14 vitórias que possui o deixam um passo atrás do líder Corinthians, que vê um caminho mais confortável.

O Timão vem fazendo um Brasileirão bem objetivo: ou ganha ou perde. O paulistano foi o segundo que menos empatou dentre os oponentes diretos, atrás apenas do Fluminense. Manter a regularidade nas próximas duas rodadas será de grande importância, uma vez que pega, de cara, Cruzeiro e Internacional, ambos longe de casa. Mesmo cambaleado, o mineiro precisa urgentemente de uma vitória para fugir do rebaixamento, enquanto o Colorado quer continuar sonhando.

Enquanto isso, quem come pelas beiradas é o São Paulo. O clube já liderou, inclusive, a competição, entretanto, vem sempre se aproximando sem grande badalação e longe dos holofotes da maioria. O percurso não é dos mais delicados, uma vez que Coritiba, Bahia, Avaí e os dois Atléticos não são de oferecer tanta resistência assim. Não pode bobear e precisa surpreender Atlético-GO, Vasco e Palmeiras, todos fora do Morumbi.

Por fim, o Flamengo não pode ser descartado. O cenário poderia até ser mais confortável, contudo, uma desastrosa sequência de dez jogos sem saber o que era vencer deixou tudo mais difícil. Se quiser mostrar a raça rubro-negra novamente, precisará afastar o fantasma do Ceará no Presidente Vargas, resistir a uma sequência complicada entre Santos, Grêmio e Cruzeiro, além de se impor na reta final, contra Internacional e Vasco.

Outro ponto que precisa ser reforçado é o fato do campeonato estar completamente diferente dos oito anteriores com pontos corridos. Estimativas de pontuações necessárias para isso ou aquilo não funcionam mais nem servem de parâmetro, deixando os matemáticos mais afastados do que nunca do mundo da bola.

Corinthians? Vasco? Botafogo? São Paulo? Flamengo? Fluminense? Internacional? Quem vai ser o grande campeão de 2011? Façam suas apostas, porque, mais do que nunca, tudo pode acontecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário