Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Santos tem maior porcentagem de derrotas no Brasileirão desde 2003

Créditos: Fernanda Luz -16.10.11
Definitivamente, o Campeonato Brasileiro 2011 não deixará saudades para a torcida e jogadores santistas. Após conquistar de forma brilhante a Libertadores da América – que não aportava na Vila desde 1963 – e o Paulistão 2011, a equipe alvinegra não conseguiu repetir as boas atuações na competição nacional e terá que se contentar em apenas assistir os seus rivais brigando pelo título nas últimas rodadas do campeonato nacional.

Dados estatísticos comprovam a péssima campanha alvinegra no Brasileirão 2011: a equipe do técnico Muricy Ramalho perdeu 44,8% dos seus jogos, sendo proporcionalmente, a equipe santista que mais foi derrotada no campeonato nacional desde o início da Era dos Pontos Corridos.

Em 29 jogos disputados até o momento, o Santos foi derrotado em 13 oportunidades. A campanha santista em 2011, supera, proporcionalmente, o péssimo desempenho do clube alvinegro nos campeonatos nacionais disputados em 2008 (39%), em 2007 (38%) e 2005 (35%).

O desempenho alvinegro no Brasileirão destoa das campanhas realizadas na conquista da Libertadores e Paulistão 2011. No torneio continental, a equipe foi derrotada em apenas uma oportunidade em quatorze jogos realizados, tendo um aproveitamento de apenas 7% de derrotas na competição. Já no Paulistão, o Peixe perdeu apenas 13% dos seus jogos (3 em 23 disputados).

Com apenas 38 pontos conquistados e na 13ª colocação na tabela de classificação, a equipe do técnico Muricy Ramalho não tem mais perspesctivas de título no campeonato e busca conquistar ao menos três vitórias, nas últimas nove rodadas, para acabar com possibilidades de rebaixamento para a Série B, podendo focar assim apenas na disputa do Mundial Interclubes, em Dezembro, no Japão. Segundo o matemático Tristão Garcia, o Alvinegro Praiano tem 1% de chance de ser rebaixado.

Durante o campeonato, Muricy teve muito trabalho para manter uma base da equipe que ele considera titular. As convocações de jogadores santistas para a Seleção Brasileira, lesões e suspensões podem ser a explicação para a péssima campanha santista no campeonato nacional. Porém, o treinador acredita que a campanha irregular não deverá afetar o desempenho do Peixe no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Japão. Para isso, ele acredita em uma boa sequência de vitórias para focar exclusivamente no Mundial.

Com a cabeça no Japão, o Santos ainda corre risco de rebaixamento no Brasileirão?
“Eu queria já atingir os pontos para fugir da zona (de rebaixamento) e treinar para o Mundial. Preciso dar uma parada. Não é uma questão de poupar, mas sim evitar estourar o jogador. O Brasileiro é importante, mas se não tem chance, temos que tirar alguns jogadores já pensando no Mundial”, disse o treinador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário