Quatro anos e 13 títulos depois, Josep Guardiola pode deixar o comando do Barcelona . Após aeliminação do time catalão para o Chelsea na Liga dos Campeões , o treinador teve longa conversa com o presidente da equipe, Sandro Rosell, e recebeu carta branca para permanecer ou deixar o time, se esse for o seu desejo. Na Espanha, o jornal esportivo "As" aposta em fim de linha para o técnico, enquanto os catalães "El Mundo Deportivo" e "Sport" deixam clima de dúvida no ar.
Para tentar manter Guardiola, Rosell teria deixado o comandante livre para definir o "contrato dos sonhos". Ou seja, ele poderia estipular seu salário e o tempo de vínculo que considerasse justo. O técnico ficou de pensar, e deve dar a resposta final nesta sexta-feira pela manhã, quando os jogadores fazem o primeiro treino após a traumática eliminação daChampions League, com um jogador a mais, em pleno Camp Nou.
A saída de Josep Guardiola se daria em uma temporada de pouco sucesso do Barça. Apesar de continuar mostrando bom futebol, o clube azul-grená dificilmente será campeão espanhol (está oito pontos atrás do Real Madrid, faltando quatro rodadas) e caiu na Liga dos Campeões, restando apenas a disputa da Copa do Rei, contra o Athletic Bilbao, no dia 25 de maio.
Pelo time catalão, o atual treinador conquistou 13 títulos em quatro temporadas: três Campeonatos Espanhóis, duas Ligas dos Campeões, uma Copa do Rei, três Supercopas da Espanha, duas Supercopas da Europa e dois Mundiais de clubes da Fifa - o último deles em 2011, após acachapante vitória por 4 a 0 sobre o Santos na final.
Caso Guardiola saia, o Barcelona vê três nomes com bons olhos: Marcelo Bielsa (Athletic Bilbao), Laurent Blanc (seleção francesa) e Ernesto Valverde (Olympiakos). Bielsa deixou ótima impressão com o time super-ofensivo montando no País Basco nesta temporada, enquanto Blanc e Valverde também mostram paixão pelo "futebol arte", algo indispensável no atual Barcelona para o presidente Sandro Rosell.
Nenhum comentário:
Postar um comentário