Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 2 de junho de 2013

Luiz Gustavo, um 'alemão' a serviço da seleção brasileira



Luiz Gustavo Dias é natural de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, a cerca de 130 quilômetros de São Paulo, mas poderia muito bem ter nascido em qualquer cidade da Alemanha. Foi com muita disciplina, característica marcante dos europeus, que ele superou um drama familiar, mudou de posição e se destacou até chegar ao poderoso Bayern de Munique, clube pelo qual conquistaria a Liga dos Campeões nesta temporada.
Comente esta notícia com outros torcedores Luiz Gustavo começou a jogar futebol em sua cidade, pelo Esporte Clube Estrela. Atacante, chegou a ser artilheiro de competição. Mas a chance de se firmar nos campos apareceu longe dali: pelo Corinthians Alagoano. O primeiro contrato profissional veio aos 16 anos, em 1997, justamente no ano em que morreu sua maior incentivadora: a mãe. Foi pelo clube nordestino que ele passou a atuar como volante e chamou a atenção do CRB.
O encontro entre Luiz Gustavo e o país pelo qual teria muita afinidade se deu quase por acaso. Dirigentes do Hoffenheim vieram ao Rio Grande do Sul observar o meia Carlos Eduardo, revelado pelo Grêmio, e aproveitaram a passagem pelo estado para ver Juventude x CRB, em Caxias do Sul. Foi nessa visita despretensiosa que o jogador chamou a atenção e, por empréstimo, fechou com o clube alemão, aos 19 anos. Uma temporada depois, ficaria em definitivo.
Foi na pequena cidade de Sinsheim, onde fica o Hoffenheim, que Luiz Gustavo passou a tomar gosto pela cultura local. Começou a estudar alemão duas vezes por semana e hoje fala o idioma fluentemente. Canhoto, versátil (já atuou como lateral-esquerdo) e de passadas largas, foi sondado até para se naturalizar, pois Joachiw Low, técnico da seleção da Alemanha, revelou-se admirador de seu futebol. "Gosto da mentalidade alemã: disciplina, pontualidade e como as pessoas se comportam, de forma adequada e honesta. Combinar alguma coisa com alguém é uma questão de honra, seja um convite para jantar ou um contrato. Infelizmente no Brasil não é sempre assim", disse o volante em entrevista ao site do Bayern.
Mas a admiração pela Alemanha, país que o acolhe há seis anos, não o fez se desprender das origens brasileiras. Luiz Gustavo costuma passar as férias em Pindamonhangaba e reúne amigos em jogos beneficentes. Na final da Liga dos Campeões, contra o Borussia Dortmund, festejou o título com uma bandeira do Brasil com o símbolo do Bayern, além de trazer mensagens na camisa em homenagem à cidade-natal.
A Copa das Confederações é a chance de Luiz Gustavo não só defender a seleção brasileira, mas passar a ser mais conhecido no país, já que sua convocação gerou certa surpresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário