Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 24 de julho de 2013

No reencontro de Guardiola e Barcelona, Bayern vence amistoso sem sustos

No jogo que marcou o reencontro de Pep Guardiola com o Barcelona, o Bayern de Munique não encontrou dificuldades para vencer os catalães por 2 a 0, na Allianz Arena, em partida amistosa válida pela pré-temporada europeia.
Agora, o Bayern acumula quatro partidas sem perder para o Barça. Na última temporada, o duelo, válido pelas semifinais da Liga dos Campeões da Europa, teve placar agregado de 7 a 0.
O jogo desta quarta-feira foi o terceiro em que Guardiola esteva a frente do banco de reservas bávaro. Nos outros, duas vitórias por goleada: 4 a 0 no Hamburgo, e 5 a 1 no Borussia Monchengladbach, também em partidas amistosas.
O confronto desta tarde, entretanto, tinha um gostinho especial. Era a primeira vez que ele enfrentava a equipe que o revelara como jogador e treinador ao futebol mundial - Em cinco anos como técnico no clube, Pep Guardiola conquistou 14 títulos, sendo dois mundiais, dois europeus e três espanhóis. Foram 179 vitórias em 247 jogos (78,8% de aproveitamento) e maior posse de bola que o adversário em todos os jogos.
Antes de a bola rolar, ele mostrou que ainda mantém excelentes relações dentro do clube catalão. Foi ao banco de reservas adversário, cumprimentou todos os integrantes da comissão técnica azul-grená e também estendeu as mãos aos jogadores do Barcelona.
Dentro de campo, as duas equipes entraram em campo com o melhor que dispunham. Pelo lado alemão, somente Bastian Schweinsteiger começou na reserva. Em seu lugar, entrou o hispano-brasileiro Thiago Alcântara, que, assim como Guardiola, reencontrava sua ex-equipe. De resto, time completo. Até mesmo o brasileiro Dante, campeão da Copa das Confederações com a Seleção Brasileira, figurou entre os titulares.
Já pelo lado espanhol, situação oposta. Recheado de reservas, o Barcelona, que não ainda não conta com os atletas que disputaram o torneio da Fifa no Brasil, entrou em campo com somente três titulares: Mascherano, Adriano e Lionel Messi. Além disso, enquanto o novo treinador, Gerardo Martino, não assume - a apresentação acontecerá na sexta-feira-, o Barça foi comandado pelo auxiliar técnico Jordi Roura.
Com a bola rolando, o Barcelona parecia enfrentar seu passado recente. Pressionando a defesa adversária e mantendo a posse de bola, o Bayern de Guardiola aproveitou sua superioridade técnica e dominou a primeira etapa do confronto. Logo aos 13 minutos, Philipp Lahm abriu o placar em uma inversão de papeis com Ribery. O francês, curtindo uma de lateral esquerdo, cruzou na medida, e o alemão, como um legítimo centroavante, subiu de cabeça, vencendo Pinto.
Com o capitão bávaro jogando como meio-campista - Rafinha atuou na lateral-, o Bayern manteve o domínio e criou outras chances de ampliar o marcador. Sentindo falta de Xavi e Iniesta, seus principais armadores, o Barça pouco assustava, dependendo somente das investidas de Messi para respirar no ataque. A única chance do time espanhol surgiu somente aos 37 minutos, com chute de Tello que triscou a trave esquerda de Neuer. O 1 a 0 da primeira etapa ficou barato.
No segundo tempo, as duas equipes voltaram com muitas mudanças. Pelo lado do Barcelona, todos os jogadores foram substituídos. Já no Bayern, Muller, Robben, Lahm e Dante foram para o banco de reservas. Por outro lado, Schweinsteiger entrou em campo.
Atuando praticamente com onze jogadores da base, o Barça permaneceu inferior aos bávaros. Em 20 minutos, Thiago e Ribery levaram perigo à meta de Olazábal. O segundo gol só saiu aos 40 minutos, com Mandzukic, após cruzamento da esquerda. O domínio bávaro seguiu grande, e, apesar de não traduzir a superioridade em bolas na rede, o Bayern mostrou que está ainda mais forte para a próxima temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário