Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Luxemburgo deixa Fla após 485 dias e um título; relembre passagem


Luxemburgo havia chegado ao Flamengo em 5 de outubro de 2010. Foto: APLuxemburgo havia chegado ao Flamengo em 5 de outubro de 2010.


A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo comando do Flamengo chegou ao fim de maneira oficial nesta quinta-feira. Coube à presidente Patrícia Amorim confirmar o que já era extremamente especulado. O treinador, 59 anos, deixará a Gávea após 485 dias e com somente um título conquistado: o Campeonato Carioca de 2011, invicto. Relembre, a seguir, como foi a passagem do treinador.

5 de outubro de 2010
Após ser demitido do Atlético-MG, Luxemburgo chegou ao Flamengo para acertar uma equipe à deriva, que havia sido comandada por outros três treinadores ao longo da temporada (Andrade, Rogério Lourenço e Silas) e estava ameaçada de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No mesmo dia em que foi confirmado, ele já foi a campo para comandar o treinamento do time.
21 de novembro de 2010
O Flamengo quebrou uma série de cinco jogos sem vencer, derrotou o Guarani por 2 a 1 e se livrou do perigo de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, alcançando 43 pontos - o clube rubro-negro terminou o torneio com 44, no 14º lugar, enquanto o Vitória, que havia somado apenas 42, foi o mais bem classificado dos quatro rebaixados. Luxemburgo, então, poderia começar a temporada 2011 implantando o"projeto" de trabalho desde o início.
12 de janeiro de 2011
Vanderlei Luxemburgo ganhou o maior reforço para a temporada: Ronaldinho Gaúcho, que foi apresentado com grande festa na Gávea. O meia-atacante, eleito duas vezes melhor do mundo pela Fifa, demorou para engrenar com a camisa 10 rubro-negra, mas foi sempre bancado pelo treinador até cair nas graças da torcida.
1º de maio de 2011
O Flamengo teve um desempenho impecável no Campeonato Carioca e confirmou o título estadual ao superar o Vasco da Gama nos pênaltis na decisão da Taça Rio. O time rubro-negro levantou o troféu da competição de maneira invicta e encheu o torcedor de moral na busca pelo título da Copa do Brasil e também do Campeonato Brasileiro.
11 de maio de 2011
A primeira derrota do Flamengo de Ronaldinho e Luxemburgo em 2011 aconteceu em 4 de maio, por 2 a 1 diante do Ceará, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Favorito para a vaga à semi, o time carioca chegou a fazer 2 a 0 no jogo de volta, em Fortaleza, mas permitiu o empate e acabou eliminado, criando os primeiros problemas para o treinador.
5 de dezembro de 2011
O Flamengo não conseguiu impedir o Corinthians de conquistar o Campeonato Brasileiro, mas terminou a temporada com um dos objetivos para o clube: a vaga para a Copa Libertadores da América. Quarto colocado do torneio nacional, o time rubro-negro precisaria disputar a fase preliminar da competição diante do Real Potosí, da Bolívia.
3 de janeiro de 2012
O Flamengo se reapresentou para o início dos treinamentos e começou a conviver com problemas extracampo, especialmente por conta de dívidas financeiras com os atletas - o zagueiro Alex Silva, atualmente afastado, reclamou publicamente das pendências. O próprio Luxemburgo defendeu o elenco rubro-negro e iniciou uma troca de farpas com Michel Levy, vice-presidente de finanças, que chamou os atletas de marqueteiros.
18 de janeiro de 2012
O relacionamento entre Luxemburgo e Ronaldinho começou a ruir durante a pré-temporada da equipe em Londrina, no Paraná. De acordo com o jornal Extra, o treinador teria descoberto que o camisa 10 havia levado mulheres para a concentração e pedido a saída do jogador. A presidente Patrícia Amorim bancou a permanência do astro, apesar das polêmicas.
20 de janeiro de 2012
O Flamengo não conseguiu contratar em definitivo o meia-atacante Thiago Neves, que estava vinculado ao saudita Al Hilal, e viu o camisa 7 ser apresentado pelo rival Fluminense. Na verdade, a equipe rubro-negra demorou a fazer contratações de impacto na atual temporada - até agora, de atletas de renome, apenas Vagner Love chegou à Gávea.
1º de fevereiro de 2012
Apesar da derrota por 2 a 1 sofrida na Bolívia no jogo de ida contra o Real Potosí, Vanderlei Luxemburgo conseguiu ver o Flamengo se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca venceu os bolivianos por 2 a 0, mas não foi o bastante para garantir a permanência do treinador no comando do time.
2 de fevereiro de 2012
Após especulações, reuniões, boatos desmentidos e mais reuniões, o Flamengo oficializou no início da noite a demissão de Luxemburgo e o desmembramento do departamento de futebol. Instantes depois de Patrícia Amorim oficializar a saída do comandante, o técnico Joel Santana deixou o Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário