Fluminense e Corinthians empataram em 1 a 1 na noite desta quarta-feira (29), no Engenhão, em uma partida duramente disputada pela 20ª rodada do Brasileirão 2012. O Tricolor perdeu a oportunidade de assumir a liderança pela primeira vez na competição ao parar no sólido sistema defensivo do Timão, que adotou mais uma vez uma estratégia conservadora e saiu satisfeito com o empate.
Com o resultado, os cariocas chegaram a 43 pontos e permaneceram a um do líder Atlético-MG, que empatou em 2 a 2 com a Ponte Preta mais cedo. Agora, o técnico Abel Braga prepara a sua equipe para a partida contra o lanterna Figueirense, às 18h30 (horário de Brasília) do próximo sábado, no Orlando Scarpelli.
O Corinthians, por outro lado, alcançou a marca de 25 pontos, e segue na 12ª colocação. A equipe agora enfrentará justamente o Atlético-MG, às 16h (horário de Brasília) do próximo domingo, no Pacaembu.
O jogo: Timão cirúrgico abre o placar ainda no primeiro tempo
Vindo de duas derrotas consecutivas para os rivais Santos e São Paulo, o Corinthians chegou ao Engenhão com uma estratégia muito bem definida: apostar no seu sólido sistema defensivo e tentar aproveitar eventuais equívocos do adversário para marcar.
E a missão foi cumprida pelos comandados de Tite, que repetiram o que se acostumaram a fazer nas campanhas vitoriosas do Brasileirão 2011 e da Copa Libertadores 2012 ao frear o ímpeto do Fluminense.
A equipe das Laranjeiras, senhora absoluta da posse de bola, falhava nas tentativas de achar uma alternativa para furar o bloqueio dos paulistas, que apresentavam cautela para não cometer faltas nos arredores da própria grande área e neutralizavam muito bem as ações ofensivas dos cariocas.
Aos 36, a forte atuação defensiva ainda rendeu frutos ao Corinthians. Ralf aproveitou uma falha clamorosa de Wagner na saída de bola e serviu Emerson Sheik, que bateu e contou com a sorte ao ver o seu chute desviar no carrinho de Gum e morrer na gaveta da meta defendida por Diego Cavalieri.
Tricolor pressiona e marca no fim
No segundo tempo, o panorama da partida não apresentou mudanças. Atrás no placar, o Fluminense tentava todas as alternativas para penetrar na defesa corintiana, e a ação seguia cortada por faltas que eram constantemente marcadas pelo árbitro Sando Meira Ricci.
A recompensa para o Tricolor veio no fim, quando Thiago Neves mostrou mais uma vez o seu poder de decisão e descolou um belo lançamento para Fred, livre na grande área, empurrar para o fundo das redes. O detalhe do lance ficou por conta do erro do volante Edenílson, que se posicionou muito atrás da linha de impedimento corintiana e deu condições legais ao ataque carioca.
No fim das contas, o empate se desenhou como um resultado justo para uma partida em que as duas equipes cumpriram com êxito as suas propostas de jogo, por mais diferentes que as mesmas pudessem ser. O Tricolor amargou a perda da oportunidade de chegar à liderança, mas segue na cola do Atlético-MG. O Timão, por outro lado, segue em uma posição intermediária da tabela.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE FC 1 X 1 SC CORINTHIANS PAULISTA
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 29 de agosto de 2012, 22h (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA/DF)
Auxiliares: Altemir Haussman (FIFA/RS) e Kleber Lucio Gil (SC)
Renda e público: R$ 157.220,00 / 7.358 pagantes
Cartões amarelos: Fred, Thiago Neves e Gum (Fluminense); Fábio Santos e Ralf (Corinthians)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Emerson, 36'/1ºT (0-1); Fred 37'/2ºT (1-1)
FLUMINENSE (4-3-2-1): Diego Cavalieri; Bruno, Gum (Rafael Sóbis, 21'/2ºT), Leandro Euzébio e Carlinhos; Jean, Edinho e Wagner (Michael, 32'/2ºT); Wellington Nem e Thiago Neves; Fred (capitão). Técnico: Abel Braga.
CORINTHIANS (4-2-3-1): Cássio; Alessandro, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Paulinho (capitão) e Ralf; Romarinho (Giovanni, 41'/2ºT), Douglas (Guilherme Torres, 38'/2ºT) e Danilo; Emerson Sheik (Edenílson, 28'/2ºT). Técnico: Tite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário