A disputa por uma vaga na fase de grupos da Libertadores entre Grêmio e LDU, a primeira partida oficial da Arena Grêmio, foi muito tensa e cerdada de emoções . Antes do início da partida, o clima já era emocionante com a homenagem do Tricolor as vitimas da tragédia de Santa Maria. Com a bola rolando, o que se viu foi um clima de decisão.Um jogo muito nervoso e acirrado, com direito a paralisação devido a problemas no alambrado. No segundo tempo, o Grêmio conseguiu fazer 1 a 0 e levou a partida para a decisão por pênaltis. Durante as cobranças, o goleiro Marcelo Grohe foi o salvador ao defender o pênalti decisivo.
O Tricolor conquistou vaga no grupo 8 da competição internacional. A equipe terá pela frente o Fluminense, o Caracas (Venezuela) e o Huachipato (Peru).
Pressão inicial não resulta em gols.
O Grêmio cumpriu a promessa de partir para cima desde o início. A torcida também fez seu papel e não parou de cantar o tempo inteiro, fazendo da Arena um verdadeiro caldeirão. Nos primeiros 11 minutos, os gremistas desperdiçaram várias chances de gol. Os atacantes Vargas e Marcelo Moreno perderam chances dentro da área e o volante Fernando quase marcou ao cobrar falta. Todavia, o Triocolor não conseguiu transformar a pressãoo em gols e aos poucos foi diminuindo o ritmo de jogo.
A LDU aproveitou a diminuição da pressão gremista e começou a enrolar a partida. O time equatoriano ganhava minutos preciosos ao atrasar as saídas de bola. Além de deixar os brasileiros muito nervosos. O panorama do fim do primeiro tempo continuou o mesmo e a partida foi para o intervalo com um resultado que estava classifcando a LDU.
Gol cedo acalmou os ânimos do Grêmio.
Vanderlei Luxemburgo não perdeu tempo e modificou sua equipe na volta do intervalo. Willian José e André Lima entraram no lugar de Marcelo Moreno e Fernando. O esquema tático do Imortal também se modificou, do 4-4-2 para o 4-3-3 e o time passou a ser mais ofensivo.
Porém, o Grêmio continuava muito nervoso e a LDU fazia muita cera. Além disso, os equatorianos montaram uma retranca praticamente impenetrável e os brasileiros tinham dificuldades de mostrar o seu melhor futebol.
Se entrar dentro da área era tarefa praticamente impossível, o trunfo gremista era arriscar de longe. Foi assim que saiu o único gol da partida que acalmou os ânimos gremistas. Aos 16 minutos, Elano deu um belíssimo chute de fora da área e a bola acabou nas redes do goleiro Dominguez.
Depois do gol um episódio proporcionado por torcedores do Grêmio pode ter atrapalhado a própria equipe. Uma parte do alambrado da nova Arena cedeu depois que alguns torcedores comemoram o gol com a tradicional “avalanche”. Felizmente ninguém ficou gravemente ferido. A paralisação de quase 6 minutos acabou sendo prejudicial ao Tricolor, já que esfriou um pouco a partida e deu tempo para a LDU se recuperar emocionalmente do gol sofrido.
Após a paralisação quase nenhum lance perigoso aconteceu. O que ocorreu de mais importante foi a expulsão de Hurtado, zagueiro da equipe equatoriana, que acertou um chute no rosto de Jean Deretti. Entretanto, a partida já estava no final e o Grêmio nem teve tempo de aproveitar a vantagem numérica. Os pênaltis acabaram sendo inevitáveis.
Assim como toda a partida, as cobranças de pênaltis também foram emocionantes. As duas equipes confirmaram suas primeiras oportunidades, mas na segunda, o zagueiro gremista Saimon acabou sendo parado pelo goleiro Domingues, e a LDU passou a frente do marcador. A vantagem equatoriana não duraria tanto tempo, na terceira cobrança da equipe, Reasco chutou na trave. O empate entre as equipes permaneceu até a quinta cobrança. Na sexta, Alex Telles fez o gol do Tricolor e a pressão foi para os pés de Morante. O jogador acabou cobrando mal e o goleiro Marcelo Grohe defendeu com tranquiladade. Era o fim do sufuco. O Grêmio finalmente estava classificado para a fase de grupos da taça Libertadores da América.
Escalações:
Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Saimon, Bressan, Alex Telles, Fernando (Willian José), Souza, Elano (Jean Deretti), Zé Roberto, Vargas, Marcelo Moreno (André Lima). Técnico: Vanderlei Luxembrugo.
LDU: Dominguez, Canutto, Hurtado, Morante, Reasco, Hidalgo, Vera, Feraud (Vitti), Saritama, Madrid, Garcés (Velez). Técnico: Edgardo Bauza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário