Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Com 3 gols de Jô, Atlético bate Coritiba, deixa Z4 e se reaproxima da torcida

Com três gols de Jô, que voltou foi titular da seleção brasileira nas vitórias sobre Austrália e Portugal, o Atlético-MG venceu o Coritiba, por 3 a 0, no Independência, na noite desta quinta-feira, iniciando bem o returno da competição, fazendo as pazes com a torcida e deixando para trás a zona de rebaixamento.  O alvinegro mineiro chegou a nove jogos sem derrota, com o terceiro triunfo nesse período de invencibilidade.
Atlético-MG e Coritiba entraram em campo sem titulares importantes, poupados pelo mesmo motivo: recuperar a forma física. Por isso, Diego Tardelli, que pediu esse tempo ao técnico Cuca, e Alex, preservado pelo treinador Marquinhos Santos, ficaram fora. No Coritiba, o atacante Keirrison, lesionado, foi desfalque de última hora, sendo substituído por Bill. No alvinegro mineiro, Marcos Rocha e Jô, que voltaram da seleção brasileira, e Réver e Pierre, que cumpriram suspensões, voltaram ao time.
O Atlético-MG começou o jogo pressionado por ter ingressado na zona de rebaixamento, após a vitória da Portuguesa, na véspera, por 2 a 0, sobre o Vasco. Mas, após levar um susto, quando foi salvo por duas defesas seguidas de Victor, o time atleticano encaminhou o seu sexto triunfo no Brasileirão nos 45 minutos iniciais, quando Jô foi o grande destaque. A seleção brasileira fez bem ao atacante, que reeditou a tradicional comemoração de gol junto com Ronaldinho Gaúcho, levando à loucura o torcedor alvinegro.
O Coritiba, por sua vez, manteve sua campanha fraca como visitante, quando só venceu o Grêmio, nessa condição, por 1 a 0. Depois de um início de Brasileiro em que chegou a liderar a competição, além de permanecer em boa parte do primeiro turno no G4, o time do Paraná iniciou o returno em busca de recuperação. A equipe vinha de vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em casa, mas não conseguiu resultado positivo como visitante.
O primeiro tempo começou com o Atlético-MG buscando o ataque, demonstrando vontade e disposição. Apesar disso, nos 10 minutos iniciais, o alvinegro mineiro só chegou com perigo em bola parada, com cobranças de Ronaldinho Gaúcho. Especialmente aos 7 min, quando o camisa 10 atleticano cobrou a bola na cabeça de Fernandinho, que mandou a bola para fora. O Coritiba, por sua vez, iniciou a partida bastante recuado, mas quando se soltou levou mais perigo ao gol adversário.
Foi assim, aos 11 min, quando Robinho fez bela jogada individual e obrigou Victor a fazer duas grandes defesas consecutivas, evitando que o Coritiba saísse em vantagem no placar. No minuto seguinte, o zagueiro Chico recebeu a bola livre na área atleticana, girou e chutou, mas errou o alvo. A equipe visitante, apesar de priorizar a marcação, tornou-se mais perigosa no começo da partida, no Independência, assustando os torcedores atleticanos.
Com o passar do tempo, o Atlético-MG aumentou a pressão e o Coritiba se encolheu. Até o atacante Bill estava no campo defensivo do time paranaense, ajudando na marcação. Aos 22 min, Jô fez o gol do alvinegro mineiro, completando cruzamento de Fernandinho, da esquerda. Foi o primeiro gol do centroavante atleticano no Brasileiro, reeditando a comemoração ‘peito no peito’ com Ronaldinho Gaúcho. Três minutos depois, repetição da jogada. Ronaldinho serviu a Fenandinho pela esquerda, cruzamento e outro gol de Jô.
Nova comemoração dos amigos e parceiros, Ronaldinho e Jô. A torcida atleticana, que vinha criticando o comportamento da equipe, voltou a cantar feliz, ainda antes dos 30 minutos da etapa inicial: “O campeão voltou”.  Em campo, o Atlético-MG concentrava seus ataques pelo lado esquerdo, aproveitando-se da improvisação do meia Vinícius na lateral direita do Coritiba. Outras jogadas de perigo foram criadas por ali.
Perdendo por 2 a 0, o time paranaense se lançou ao ataque, tentando as jogadas pelo lado direito, tentando explorar as costas de Júnior César. Mas, foi o Atlético-MG que chegou ao gol. Aos 39 min, Marcos Rocha, que também esteve na seleção brasileira,  fez ótimo lançamento para Jô, que ajeitou e tocou por cobertura na saída do goleiro Vanderlei, colocando 3 a 0 no marcador. Dessa forma, em menos de uma semana, levando-se em conta os gols marcados pelo time canarinho, Jô fez seis gols.
“Estou um pouco cansado da viagem, mas para ajudar o Atlético a gente faz um sacrificiozinho, vale a pena, quando a gente joga em casa sabe da força, consegui fazer três gols no primeiro tempo, agora é manter no segundo tempo para a gente sair com os três pontos”, comentou Jô. Os jogadores do Coritiba deixaram o campo rapidamente para o intervalo. Na volta, o time visitante voltou com o volante Gil no lugar de Vinícius, em nova improvisação pelo lado direito de sua defesa.
O Atlético-MG retornou com o mesmo time e com a clara intenção de administrar a vantagem construída na etapa anterior. Dessa forma, o time da casa reduziu a velocidade, enquanto o Coritiba partiu para o ataque, buscando o seu primeiro gol, para que pudesse iniciar uma reação. Assim, a situação se inverteu em relação ao primeiro tempo e era o alvinegro que tentava explorar os contra-ataques, cabendo ao Coritiba a iniciativa de atacar mais.
Por reclamação, o ex-jogador Tcheco, assistente técnico do Coritiba foi expulso. Aos 24 min, Cuca descansou Jô, por causa do desgaste da viagem de volta dos Estados Unidos, onde estava com a seleção brasileira, para a entrada de Alecsandro, que se recuperou de lesão muscular. A equipe visitante também trocou os atacantes: saiu Bill para a entrada de Jãnio, que fez sua estreia. Sem forçar, o Atlético-MG ainda criou e desperdiçou algumas chances para ampliar o marcador, como aos 36 min, por exemplo, com Dátolo. O Coritiba tentou até o final marcar pelo menos um gol, mas parou em boas defesas de Victor, como aos 40 min, em chute do estreante Jânio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário