Apesar de ter ficado apagado durante boa parte do jogo, Cristiano Ronaldo despertou no fim e marcou de cabeça, aos 37 minutos do segundo tempo. Pouco depois, o atleta do Real Madrid ainda mandou no travessão em mais uma jogada pelo alto. Já Ibrahimovic, que buscou jogo na etapa inicial, quase não apareceu depois do intervalo.
O jogo
A seleção portuguesa partiu para o ataque assim que o árbitro autorizou o início da partida. Em menos de um minuto, João Moutinho cruzou e viu a bola passar muito perto da meta. Aos cinco, Raul Meireles foi muito bem em um passe na área para João Moutinho, que dominou livre e driblou o goleiro, mas perdeu o ângulo e bateu na rede pelo lado de fora.
Depois do susto, a Suécia exibiu sua estratégia, de avançar rapidamente em contragolpes. Lustig pegou a bola ainda no meio-campo, pela direita, e arrancou até chegar perto da área, cruzando para Elmander, que se jogou para acertar o pé na bola, passando perto da trave. A partir daí, Portugal percebeu que não poderia cometer deslizes na defesa.
Além disso, a equipe local passou a encontrar mais dificuldades também na frente, diante do forte bloqueio defensivo dos suecos. Assim, os visitantes melhoraram e levaram novamente perigo. Depois de cruzamento da esquerda, Ibrahimovic deixou a bola passar para Larsson arrematar, exigindo defesa de Rui Patrício. No lance seguinte, em cobrança de falta da meia-lua, Kallstrom mandou para perto da trave.
Carregando grande parte das expectativas dos portugueses, Cristiano Ronaldo não estava bem, escondendo-se em algumas jogadas e sendo pouco produtivos em outras. Ao mesmo tempo, Ibrahimovic participava ativamente do esquema da Suécia de contragolpes. Mesmo assim, as duas seleções foram para o intervalo sem mexer no placar.
Na volta para o segundo tempo, Portugal tentou se mostrar um pouco mais organizado. Aos quatro minutos, Pepe desviou na área, e Helder Postiga disputou com o goleiro Isaksson. A bola ainda bateu no braço de Pepe e sobrou para Cristiano Ronaldo mandar por cima.
No entanto, o jogo seguiu sem emoções, com a Suécia mais recuada, sem avançar tanto nos contragolpes. Com isso, o técnico Paulo Bento mudou sua equipe, tirando Helder Postiga para a entrada de Hugo Almeida, aos 20 minutos. Já a Suécia teve a entrada de Wernbloom no lugar de Elm.
Como o jogo continuou truncado, Cristiano Ronaldo mostrou que estava sem paciência. Mesmo flagrado em posição de impedimento, o atacante finalizou duas vezes.
Em seguida, o jogador se estranhou com Lustig e ainda cometeu falta sobre o goleiro Isaksson, recebendo cartão amarelo.Os instantes de irritação foram encerrados com um gol. Aos 37 minutos, Miguel Veloso cruzou da esquerda, e Cristiano Ronaldo mergulhou para se antecipar à marcação e cabecear para as redes. Com a vantagem, o atacante ainda acertou o travessão pouco depois, em nova jogada de cabeça. Mas a partida terminou mesmo com a vitória por 1 a 0.
FICHA TÉCNICA
PORTUGAL 1 X 0 SUÉCIA
Local: Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal)
Data: 15 de novembro de 2013, sexta-feira
Horário: 17h45 (de Brasília)
Árbitro: Nicola Rizzoli (Itália)
Assistentes: Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália)
Cartões amarelos: João Pereira e Cristiano Ronaldo (Portugal). Larsson (Suécia)
GOL: PORTUGAL: Cristiano Ronaldo, aos 37 minutos do segundo tempo
PORTUGAL: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Raul Meireles (Josué), João Moutinho e Miguel Veloso; Nani, Cristiano Ronaldo e Hélder Postiga (Hugo Almeida)
Técnico: Paulo Bento.
SUÉCIA: Isaksson; Lustig, Antonsson, Nilsson e Martin Olsson; Larsson, Rasmus Elm (Wernbloom), Kim Kallstrom (Svensson) e Kacaniklic; Elmander (Gerndt) e Ibrahimovic
Técnico: Erik Hamrén.
Nenhum comentário:
Postar um comentário