Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Costa Rica surpreende e vence o Uruguai por 3 a 1 em Fortaleza

Costa Rica surpreende e vence o Uruguai por 3 a 1 em Fortaleza  CHRISTOPHE SIMON/AFP
Costa Rica protagonizou a primeira grande zebra da Copa do Mundo ao derrotar o Uruguai por 3 a 1, neste sábado no estádio Castelão de Fortaleza, complicando o caminho da Celeste para as oitavas de final.
Edinson Cavani abriu o placar para os uruguaios cobrando um pênalti sofrido por Diego Lugano, logo aos 24 minutos de jogo, mas a Costa Rica empatou com Bryan Campbell, aos 9 minutos do segundo tempo, e virou com Oscar Duarte, aos 12. Aos 39, os 'Ticos' fecharam a conta com Marco Ureña.
Num Grupo tão complicado como o D, os uruguaios entraram em campo precisando vencer os costa-riquenhos, considerados os mais fracos da chave, para disputar uma vaga nas oitavas contra as outras duas campeãs do mundo, Itália e Inglaterra.

Com a derrota, o Uruguai terá que correr atrás do prejuízo contra a Inglaterra, na próxima quinta-feira em São Paulo. Já a Costa Rica, depois de surpreender a todos, sonha agora com uma classificação e tentará repetir a façanha contra os italianos no mesmo dia, em Recife.
Sem poder contar com o maior craque do time, o atacante Luis Suárez, que se recupera de uma cirurgia no menisco, o técnico Oscar Tabárez optou pela experiência no ataque. Ao lado de Edinson Cavani, o veterano Diego Forlán, eleito o melhor jogador do Mundial de 2010 e peça fundamental na conquista do terceiro lugar na África do Sul, foi o escolhido.
Apesar da superioridade técnica, a Celeste entrou tímida em campo e demorou para impôr seu jogo, enquanto a Costa Rica encontrava espaços pelos lados e levava perigo ao gol de Muslera na bola aérea.
Aos 12 minutos, Junior Diaz cruzou da esquerda, Bryan Ruiz subiu com o zagueiro Godín e levou a melhor de cabeça, mas a bola passou por cima do gol uruguaio.
Logo em seguida, Cavani, atacante do Paris Saint-Germain e um dos grandes nomes desta Copa, teve grande chance de abrir o placar. Aos 15 minutos, uma bola levantada na área costa-riquenha sobrou para o atacante, que, de cara para o gol, tentou pegar de primeira, mas mandou pela linha de fundo.
Aos 24, Cavani teve a oportunidade de se redimir, e não desperdiçou. O capitão Lugano foi segurado dentro da área, o árbitro alemão Felix Byrch viu e marcou pênalti. O artilheiro do PSG cobrou e abriu o placar.
'Ticos' viram para cima da Celeste Com a vantagem no placar, tudo indicava que o Uruguai enfim deslancharia na partida, mas não foi isso que se viu e, quando as duas equipes foram ao vestiário ao fim do primeiro tempo, a vantagem na posse de bola era da Costa Rica (52%).
Na volta do intervalo, a Costa Rica continuou mostrando que de boba não tem nada. Com alguns jogadores de boa qualidade, como o capitão Bryan Ruiz, do PSV da Holanda, e Joel Campbell, do Olyimpiakos da Grécia, os 'Ticos' pressionaram o Uruguai e fizeram o inimaginável: viraram o jogo.
Aos 9 minutos, Gamboa cruzou da direita, a zaga uruguaia não conseguiu afastar e a bola sobrou perfeita para Campbell dominar, ajeitar e fuzilar Muslera.
Aos 13, o zagueiro Oscar Duarte -em posição irregular- apareceu na segunda trave e, de "peixinho", marcou o segundo gol costa-riquenho.
Com a virada, os brasileiros que foram ao Castelão se uniram à pequena torcida da Costa Rica contra os rivais regionais uruguaios, aos gritos de "olé" a cada toque de bola.
Sabendo que a derrota para a Costa Rica não estava nos planos, a Celeste partiu para o ataque.
Aos 25, Cavani cabeceou forte de dentro da pequena área e obrigou Keylor Navas a fazer grande defesa.
Aproveitando os contra-ataques, Campbell recebeu na entrada da área uruguaia e mandou um chutaço colocado que passou raspando pelo ângulo direito de Muslera, que só pôde rezar.
Impotente diante da surpreendente Costa Rica, os uruguaios levaram o tiro de misericórdia com Marco Ureña, que recebeu um ótimo lançamento de Campbell, o melhor do jogo, e marcou o terceiro com um toque sutil na saída de Muslera, aos 39.

Nenhum comentário:

Postar um comentário