Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Fluminense 2 x 2 Grêmio – Gaúchos buscam empate no sufoco, mas não atrapalham planos dos cariocas


O Grêmio viveu momentos dramáticos e muito diferentes na noite desta quarta-feira (17), até garantir um empate por 2 a 2 com o Fluminense, com um jogador a menos, em jogo válido pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um início arrasador, em que o time de Vanderlei Luxemburgo mostrou bom volume de jogo, a situação se inverteu a favor do Tricolor carioca. No fim, porém, Zé Roberto marcou para frustrar os planos do Flu, que, se vencesse, alcançaria a melhor campanha da era dos pontos corridos.
Porém, o resultado foi melhor para os cariocas, que seguem com larga vantagem na liderança, 11 pontos à frente dos gaúchos, em terceiro, com 58. Na próxima rodada, o Flu enfrenta o Galo, domingo, na Arena Independência. Já o Imortal enfrenta o Coritiba, sábado, no Olímpico.
Gaúchos pressionam, mas desperdiçam muitas chances
Organização e cautela foram as palavras que definiram o Grêmio nos vinte minutos iniciais da partida. O Tricolor gaúcho soube trocar passes com eficiência e encontrou boas oportunidades de abrir o marcador, pressionando os donos da casa. Primeiro, Anderson Pico tentou cruzamento e a bola por pouco não traiu o goleiro Diego Cavalieri, que espalmou quase mandando contra o próprio patrimônio. Aos oito, foi a vez de Elano passar por dois marcadores e tentar chute da entrada da área, obrigando o camisa 12 do Flu a ótima defesa.
A ausência de Wellington Nem era bastante sentida no elenco de Abel Braga, que tentava avançar pelos lados do campo, mas sem conseguir explorar as jogadas mais centralizadas. Já o Grêmio perdeu outra grande chance aos 20, quando Pará tocou para Leandro, que procurou o cruzamento para a área no momento em que Cavalieri havia saído. Bruno apareceu bem na cobertura e deu rebote para Marco Antônio, que chutou longe. Se o Flu não tinha Nem, o time de Vanderlei Luxemburgo também não contava com uma arma importante, já que Marcelo Moreno retornou dos compromissos com a seleção boliviana em cima da hora.
Na segunda metade da primeira etapa, a disputa ficou mais equilibrada, com as duas equipes buscando o ataque. Mas a maioria dos lances se resumia em cruzamentos longos, buscando uma cabeçada dentro da área. Na tentativa fechada de Wagner, a bola tomou rumo certo em direção à meta de Marcelo Grohe, mas o goleiro fez boa intervenção e aliviou o perigo. Mesmo assim, os cariocas começavam a se soltar. Aos 31, Rafael Sobis recebeu pelo meio e tentou chute de fora da área, forçando nova defesa de Grohe. Mas nada disso fez com que o placar saísse do zero a zero.
Tricolor se recupera, mas gaúchos garantem o empate
O Grêmio voltou dos vestiários dando a impressão de que manteria o ímpeto do começo. Aos 3, após escanteio, Werley ficou cara a cara com Cavalieri, mas chutou errado e perdeu grande chance. Seis minutos depois, porém, o Imortal conseguiu transformar a atuação convincente em bola na rede. Na meia-lua, Zé Roberto foi derrubado por Gum, dando falta perigosíssima aos gremistas. Elano, de volta à equipe após se recuperar de uma lesão na perna, bateu rasteiro com categoria no momento da cobrança para fazer 1 a 0.
A vitória era essencial para os gaúchos, mas rapidamente a situação se inverteu. O Flu teve uma cobrança de escanteio aos 13, que foi concluída com chute do zagueiro Digão para deixar tudo igual no Engenhão. Os cariocas se animaram e partiram para cima. De muito longe, Rafael Sobis arriscou belo chute aos 17 e, na falha de Marcelo Grohe, o Flu concretizou a virada, deixando os comandados de Vanderlei Luxemburgo em situação delicada.
Para piorar, Marcelo Moreno recebeu o cartão vermelho logo após assumir a vaga de Leandro. Os 43 segundos que o boliviano ficou em campo foram suficientes para que o atacante desse uma cotovelada com o braço esquerdo em Rafael Sobis e recebesse a punição. Aos 30, Fred ainda perdeu ótima chance de deixar Rafael Sobis livre para anotar o terceiro. Talvez o desejo de alcançar a marca de 100 gols pelo Tricolor das Laranjeiras tenha pesado, e o centroavante arriscou de posição não muito favorável, da esquerda, mandando por cima. O lance perdido acabou custando caro, já que, aos 40, Zé Roberto aproveitou rebote de Cavalieri após cobrança de falta de Léo Gago, de muito longe, e definiu o empate.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 2X2 GRÊMIO
Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 17/10/2012 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP)
Renda/Público: R$ 783,325.00/30.215 pagantes/35.217 presentes.
Cartões amarelos: Não houve.
Cartão vermelho: Marcelo Moreno (GRE), 19'/2ºT

Gols: Elano, 9'/2ºT(0-1), Digão, 13'/2ºT(1-1); Rafael Sobis, 17'/2ºT(2-1) e Zé Roberto, 40'/2ºT(2-2).

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos; Edinho e Jean; Wágner (Thiago Neves, Intervalo), Deco e Rafael Sobis (Marcos Júnior, 34'/2ºT); Fred – Técnico: Abel Braga.

GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Gilberto Silva e Anderson Pico; Fernando (Marquinhos, 18'/2ºT), Marco Antônio, Elano (Léo Gago, 27'/2° e Zé Roberto; Leandro (Marcelo Moreno, 18'/2ºT) e Kleber – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário