Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

“Entregadas” da Copa do Brasil chegam ao fim com premiação a times da Série B

A Copa do Brasil definiu na quarta-feira os 16 classificados para as oitavas de final e pôs fim ao jogo de entrega que existiu nas três primeiras fases do torneio. Pelo regulamento da CBF, times que ocuparam as posições intermediárias do Brasileirão de 2012 jogariam a Sul-Americana 2013 se fossem eliminadas até a última fase.
Assim, mesmo sem conquistar vaga no campo durante a Série A, Bahia e Portuguesa vão jogar a competição continental. Coritiba, Náutico e Ponte Preta, que se tivessem se classificado na Copa do Brasil não jogariam a Sul-Americana não fizeram muita questão de classificar e também jogarão o torneio internacional. Mesmo caso de Criciúma, Vitória e Sport, que não tiveram mérito nenhum para jogarem a Sul-Americana. O Sport foi até rebaixado em 2012. 
O motivo da confusão chancelada pela CBF está no calendário do segundo semestre. As equipes que se classificaram para as oitavas da Copa do Brasil não poderão disputar a competição organizada pela Conmebol simplesmente porque os dois torneios acontecem nos dias em que não há rodada do Campeonato Brasil. Assim, com times que poderiam jogar a Sul-Americana classificados para a Copa do Brasil, a CBF foi forçada a estender a lista de candidatos às vagas da Sul-Americana para times da Série B.
"Vamos querer disputar um torneio internacional. É nossa ideia abrir mão da Copa do Brasil pela Sul-Americana, mas futebol não dá para fazer nada com antecedência. Temos que esperar para ver", disse o presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, no início do ano. Na quarta, a Ponte entrou com reservas contra o Nacional, em Manaus, depois de perder em casa para o time da Série D.
Sites de aposta mundialmente famososos, como Bet 365 e Sporting Bet, nem mesmo colocaram a partida da Ponte Preta contra o Nacional em que poderia acontecer a "entrega" para não dar chance a apostadores colocarem dinheiro num jogo que poderia ter seu resultado manchado. Os times que preferiram a Sul-Americana jogaram a Copa do Brasil não se importando com a derrota.
Este cenário já era conhecido desde o fim de 2012. Times como Náutico e Ponte Preta, que têm raras chances de disputar um torneio continental, comemoraram a chance de jogar a Sul-Americana. Para não correr o risco de não disputá-lo, o time pernambucano foi logo eliminado pelo Crac-GO, jogando em casa. O Nacional-AM também se beneficiou por enfrentar Coritiba e Ponte Preta, dois times que privilegiaram a Sul-Americana. Agora, os oito classificados vão se enfrentar 
Outra razão que levou times a abrirem mão da Copa do Brasil foi a entrada dos times que jogaram a Libertadores no torneio. Com eles, o nível da competição aumenta e o caminho para um eventual título é dificultado. Diferente da Sul-Americana, que contará com times mais fracos do continente e que, como a Copa do Brasil, dá ao campeão uma vaga na Libertadores de 2014.
Abaixo, a fila da CBF para a disputa da Copa Sul-Americana: os oito primeiros conquistaram a vaga no campo, mas caso avançassem na Copa da Brasil, dariam espaço da nona a 16ª posição. 
1) Botafogo - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
2) Santos - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
3) Cruzeiro - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
4) Internacional - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
5) Flamengo - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
6) Náutico - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
7) Coritiba - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
8) Ponte Preta - Eliminada na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
9) Bahia - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
10) Portuguesa - Eliminada da Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
11) Goiás - Avançou na Copa do Brasil, e deu sua vez a outro time da Série B de 2012 
12) Criciúma - Foi eliminado e ganhou vaga na Copa Sul-Americana 
13) Atlético-PR - Avançou na Copa do Brasil, e deu sua vez a outro time da Série B de 2012 
14) Vitória - Eliminado na Copa do Brasil, ganhou vaga na Sul-Americana 
15) Sport - Eliminado na Copa do Brasil, ganhou vaga na Sul-Americana mesmo rebaixado  
16) Atlético-GO - Eliminado, precisava de só mais um classificado da fila para ir à Sul-Americana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário