Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Alex faz 2 Coritiba vence e afunda São Paulo

Alex comemora um dos dois gols que fez na vitória do Coritiba contra o São Paulo no Couto Pereira /  Geraldo Bubniak/Fotoarena/Folhapress
O futebol reserva grandes confrontos entre equipes e jogadores. Em 2002, Alex virou o algoz do Tricolor ao marcar um golaço, com direito a chapéu em Ceni, em pleno Morumbi. Quase 11 anos depois, após retornar ao Brasil, o maestro mostrou mesmo os motivos de ter a alcunha de carrasco. Neste domingo, o camisa 10 do Coritiba marcou dois gols para a equipe na vitória por 2 a 0 diante do clube paulista, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o São Paulo estaciona com os 18 pontos, na zona de rebaixamento. Agora, no segundo turno, terá de fazer muito mais para evitar o primeiro rebaixamento de sua história. Já o Coritiba finda os seis jogos sem vitória e chega aos 28 pontos.

Na primeira rodada do segundo turno, as duas equipes vão jogar nos mesmos dia e horários. No estádio do Morumbi, o São Paulo recebe a Ponte Preta, às 21h de quinta-feira. Já o Coritiba encara o Atlético-MG, no Independência.

O Jogo

Os uniformes não são os habituais das duas equipes. O Coritiba entrou em campo com o típico manto que homenageia o Green Hell, uma festa dos torcedores do Coxa. O São Paulo foi para o confronto com a camisa tricolor retrô, da edição raízes, que retoma as glórias de Lêonidas da Silva, craque e artilheiro, tido como inventor do gol de bicicleta. Se as vestimentas não são as comuns, as situação das equipes até que eram parecidas.

A equipe paranaense chegou sem vencer um adversário há seis partidas. Na zona de rebaixamento, o São Paulo precisa se reabilitar o quanto antes para fugir do descenso. Em campo, o técnico Marquinhos Santos optou pelo jovem Vinícius na lateral direita, deslocando Escudero à esquerda. Do outro lado, em baixa, Jadson ficou no banco para dar vaga a Lucas Evangelista. Com mais ímpeto, os donos da casa dominaram as ações ofensivas, principalmente em chutes de longa distância, com Vitor Júnior.

O São Paulo, recuado, tentou ir à frente a partir de contra-ataques. Ganso e Aloísio apenas em lampejos apareceram no jogo. Lucas Evangelista foi lançado em jogadas de velocidade. Ora, prejudicado em passes mais longos, ora, ganhou na correria para produzir. Luis Fabiano, muito estático, praticamente não foi citado até pelos narradores.

Com mais volume de jogo, as chances do Coritiba iam se definindo e o gol parecia inevitável. E foi. Em boa tabela entre Keirrison e Vitor Júnior, este conseguiu um chute rasteiro, obrigando Ceni a fazer bela defesa no contrapé. No rebote, Alex, aquele mesmo que fez um golaço de chapéu em pleno Morumbi no início do século, só teve o trabalho de mandar para o fundo das redes. É o oitavo gol do maestro do Coxa, o algoz a Ceni.

Atrás do placar, o São Paulo não conseguiu criar jogadas que impusessem os donos da casa atrás. Abaixo tecnicamente, o Tricolor não deu trabalho ao goleiro Vanderlei. Muita disputa e pouca criação ao time paulista, que demonstra o cansaço de ter de atuar quatro jogos em apenas oito dias. Já o Coxa, bem aberto em campo, criou boas oportunidades em jogadas pelos flancos.

Quando o jogo já se encaminhava para o intervalo, Alex deu um belo corte e sofreu falta na entrada da área. Se o Tricolor não consegue marcar em bola parada, principalmente de pênalti (quatro erros nas quatro últimas cobranças), Alex mostrou como se faz. Em bela cobrança de falta, a bola encobriu a barreira e acabou no fundo das redes. Mais um do algoz são-paulino e de Ceni.

Segundo tempo

Na etapa final, o jogo começou eletrizante. Autuori modificou a equipe e a deixou mais ofensiva. E logo aos três minutos uma bola na trave, em belo chute de Maicon. Mais à frente, o Tricolor deixou espaços atrás, que poderiam ter sido melhor utilizados.

Incisivo, o São Paulo criou bem mais do que havia feito até então. Aloísio teve duas oportunidades. Em uma, a bola passou paralela à linha do gol, mas não tinha nenhum jogador para completar para o fundo das redes. Em outra chance, foi lançado, mas Vanderlei agarrou. Sem marcar, a situação ficou ainda pior quando Osvaldo, que entrou na etapa final, foi expulso por falta em Vinícius.

O Coritiba pôde comemorar o fim da sequência sem vitórias, mas viu três jogadores serem substituídos por lesão. Keirrison, Geraldo e Anderson Aquino, um após o outro. O São Paulo buscou de todos os modos o gol. Aloísio e Negueba exigiram boas defesas de Vanderlei, mas não passou dos gritos de "Uh". Agora, o Tricolor precisa reagir no segundo turno, pois a situação é complicada.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 2 X 0 SÃO PAULO

CORITIBA:
 Vanderlei, Vinicius, Chico, Luccas Claro e Escudero; Willian, Uelliton, Robinho e Alex; Vitor Júnior e Keirrison (Geraldo 7'/2ºT) (Anderson Aquino 16'/2ºT) (Lincoln 32'/2ºT).Técnico: Marquinhos Santos

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda (Maicon/intervalo), Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Osvaldo/intervalo), Lucas Evangelista e Ganso; Aloísio e Luis Fabiano (Negueba 19'/2ºT). Técnico: Paulo Autuori

Local: Couto Pereira, Curitiba (PR)
Data e hora: 8/9/2013, às 16h
Público/Renda: não divulgados
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Rodrigo H. Correa (RJ) e Dilbert Pedrosa Moisés (RJ)
Cartões Amarelos: Escudero (CTB), Rafael Tolói (SPO), Vitor Junior (CTB), Aloísio (SPO), Vanderlei (CTB), Vinicius (CTB)
Cartões Vermelhos: Osvaldo (SPO)
GOLS: Alex, aos 32' e aos 47 minutos do primeiro tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário