Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CBF pede "boa vontade" a grupo de 75 jogadores contra o calendário, diz jornal

Um dia depois da divulgação de um comunicado assinado por 75 atletas contra o calendário do futebol brasileiro em 2014, a CBF se pronunciou. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo , o diretor jurídico da entidade, Carlos Eugênio Lopes, citou a Copa do Mundo e pediu "boa vontade" dos jogadores para as disputas das competições nacionais e estaduais do ano que vem.
"O próximo ano será excepcional por causa da Copa do Mundo. Tem que existir uma boa vontade de todas as partes", afirmou, antes de completar: "É preciso conciliação. Se tivermos um mês para a pré-temporada, e o Brasileiro sendo interrompido durante a Copa, o ano não termina para o futebol. Faltarão datas".
Divulgado na última sexta-feira, o calendário do futebol brasileiro de 2014 gerou muita polêmica por causa do excesso de jogos em um curto período de tempo. O agravante do ano que vem é a Copa do Mundo. O torneio da Fifa paralisará todas as competições nacionais por mais de um mês, e os jogadores terão suas férias ‘quebradas’. Como os estaduais começarão mais cedo, o período de descanso dos atletas será dividido em 15 dias no início e 15 no meio da temporada.
Assim, após as duas semanas de férias no início do ano, os jogadores terão apenas cinco dias para se preparar para a disputa dos campeonatos estaduais, já que o Brasileirão deste ano se encerra somente no dia 8 de dezembro. Segundo Lopes, porém, a CBF propôs aos atletas o parcelamento das férias - 24 dias (de 8 de dezembro até 2 de janeiro) no começo do ano e mais dez dias durante a Copa - e eles não aceitaram.
"Eles teriam mais de 30 dias de férias, mas não quiseram. Os atletas precisam entender que os clubes têm que se manter em atividade durante todo o ano para pagar os salários deles, que não são baixos", explicou Carlos Eugênio Lopes.
Entenda o caso
Encabeçado por figuras como Alex e Paulo André, o movimento dos atletas (que conta com 75 jogadores profissionais das Séries A e B do Campeonato Brasileiro) pediu, através de nota oficial divulgada na última terça-feira, uma reunião com a CBF para discutir a situação do calendário do futebol brasileiro em 2014. Ele tem data de início marcada para o dia 12 de janeiro e conta com paralisação de 45 dias para a disputa da Copa do Mundo, o que provocará uma quebra nas férias dos jogadores.
"Devido ao curto período de preparação proposto e ao elevado número de jogos em sequência, decidimos nos reunir, de forma inédita e independente, para discutir melhorias em prol do futebol e da qualidade do espetáculo apresentado por nós a milhões de torcedores", dizia parte do comunicado.
De acordo com a Folha de São Paulo , os jogadores pretendem basear as mudanças em alguns pontos. Os principais seriam reduzir o número de partidas por ano, estabelecendo um número máximo por mês, discutir férias e pré-temporada, e criar uma espécie de fair-play financeiro, que garantiria um maior equilíbrio econômico entre os clubes. Além disto, segundo o jornal, os atletas são favoráveis à adequação ao calendário europeu, que tem início em agosto e término em junho de cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário