Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Filho de ídolo do Fla, Jayme de Almeida tenta superar fama de ‘tampão’ do pai

Auxiliar técnico do Flamengo desde 2010, Jayme de Almeida Filho assumiu o comando da equipe principal na última semana, pela terceira vez na carreira. Substituto natural dos treinadores rubro-negros, foi convocado pela diretoria após o surpreendente pedido de demissão de Mano Menezes. Não bastasse a dura missão de salvar a equipe do rebaixamento, Jayme tem uma missão pessoal: suplantar o pai Jaime de Almeida, que foi ídolo do clube como jogador da década de 1940, mas não conseguiu se firmar como técnico.
Zagueiro e ídolo do Flamengo entre 1938 e 1950, Jaime de Almeida, o pai, conquistou quatro títulos cariocas no clube e escreveu seu nome na galeria dos imortais. Atuou também na seleção brasileira entre 1942 e 1946, enriquecendo um currículo de atleta vencedor. Como treinador, porém, foi irregular. Comandou o Flamengo em sete oportunidades, sempre de forma interina. Sua maior passagem aconteceu em 1959, quando dirigiu o time por quatro meses.
Como jogador, o filho seguiu os passos do pai e também foi zagueiro, porém com passagem discreta pelo Flamengo. Jogou 194 partidas pelo time carioca entre 1973 e 1976 e marcou apenas um gol. Pelo São Paulo, jogou entre 1977 e 1980 e foi campeão paulista. Jayme de Almeida Filho se aposentou dos gramados pelo Guarani, onde atuou até 1982.
Após encerrar a carreira, Jayme assumiu o posto de auxiliar técnico do Fla de Vanderlei Luxemburgo, em 2010. Depois da saída do treinador, em fevereiro do ano passado, veio a primeira oportunidade. Foram apenas duas partidas, dois empates, antes de Joel Santana assumir. Já em 2013, dirigiu o Flamengo em um jogo depois da demissão de Jorginho.
Agora, com a saída de Mano Menezes, Jayme ganhou a terceira oportunidade. Dirigiu o Flamengo no empate com o Náutico, no domingo, e estará à beira de campo nesta quarta, no clássico diante do Botafogo, pelas quartas da Copa do Brasil.
"Sou profissional, funcionário do Flamengo. Quando acontece essa saída (de treinador), a responsabilidade fica a meu cargo. Espero corresponder à expectativa da diretoria e da torcida, que cobra, pois deve cobrar. Tenho que dar segurança e tranquilidade aos jogadores para que façam um grande jogo", disse Jayme de Almeida ao assumir novamente o comando do Flamengo.
Na Gávea, Abel Braga e Paulo Autuori são cogitados para assumir o cargo. Mas uma vitória contra o rival pode fortalecer Jayme de Almeida Filho. E bastaria permanecer no cargo até o final do ano para fazer algo que o pai, como treinador, jamais conseguiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário