Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Em clássico equilibrado, Inter e Grêmio empatam em 2 a 2 em Caxias do Sul

Em clássico equilibrado, Inter e Grêmio empatam em 2 a 2 em Caxias do Sul Ricardo Duarte/Agencia RBS
Teve golaço, gol contra, pênalti e todos os componentes necessários para um grande clássico. Acima de tudo, teve muita emoção e disputa. Inter e Grêmio fizeram um Gre-Nal de muitas alternativas que acabou empatado em 2 a 2, em Caxias do Sul. Willians e D'Alessandro fizeram para os colorados. Jackson, contra, e Vargas para os gremistas.

O jogo
Renato escalou um Grêmio diferente daquele que vinha mandando a campo. Mesmo com três atacantes, organizou o time com duas linhas de quatro e fez de Vargas o homem da movimentação. Barcos atuava à frente de Kleber, pela esquerda, na diagonal do atacante. Já o Inter de Clemer entrou para o jogo no 4-2-3-1, com Jorge Henrique centralizado, D'Alessandro pela direita e Otávio à esquerda. Damião, apesar de solitário à frente, era municiado a todo tempo. Gabriel e Kleber faziam cruzamentos para a área, ora pela direita, ora pela esquerda, mas os zagueiros gremistas conseguiam cortar, ora de cabeça, ora por baixo.

A bola recém havia começado a rolar e o Inter marcou. Há tempos a torcida colorada pedia aos santos do clube que a zica dos primeiros minutos chegasse ao fim. As preces foram ouvidas. Otávio roubou uma bola de Souza na intermediária de ataque, passou para Willians e o volante, meia enrustido, chutou forte de perna direita. Dida pulou atrasado na bola e aceitou. Os torcedores olhavam no relógio para saber os minutos de jogo. Quatro minutos.

O Grêmio tinha volume. Trocava passes, tentava chegar ao gol de Muriel pela linha de fundo, pelo meio, mas esbarrava na marcação forte do Inter. João Afonso, Willians, Otávio, Jorge Henrique, D'Alessandro dividiam bolas com ímpeto, força.

O jogo passou a ficar nervoso. Com 15 minutos, Pará recebeu amarelo por deixar o braço no rosto de Otávio - já era a terceira falta que o guri recebia. Oito minutos depois, Damião quase ampliou após um lançamento milimétrico de Kleber pela esquerda. O atacante recebeu uma bola em curva, no meio da área, mas chegou atrasado. Na jogada seguinte, mais bate-boca após uma falta cometida pela defesa do Inter. D'Alessandro discursava contra Ramiro, Bressan encarava Jackson, o garoto João Paulo e o meia Jorge Henrique, do Inter, Souza e Werley estavam na turma do deixa disso e tentavam acalmar os ânimos.

O gol do Grêmio aconteceu quando o Inter estava melhor no jogo. Uma "fatalidade", como apontou Clemer à saída para o vestiário. Eram 33 minutos, Ramiro tentou um cruzamento em profundidade para Barcos e Jackson se adiantou para afastar. Esticou a perna, impediu que o atacante gremista chegasse à bola. Porém, o carrinho no ar foi mal calculado e o corte transformou-se em um chute que surpreendeu Muriel. Otávio, incrédulo, se agachou na ponta esquerda de ataque, Juan foi até o companheiro e levantou-o após estender a mão. Willians e João Afonso correram em direção ao volante para consolá-lo. 

- Injustíssimo. Só a gente jogou. Em uma infelicidade do Jackson, só assim para eles fazerem gols na gente no primeiro tempo - definiu Gabriel, no intervalo.

- Temos de manter a concentração, estamos pressionando o time deles. Era questão de ter paciência que sairia o gol - respondeu Ramiro, autor do cruzamento que originou o gol.

Acontece que as orações dos colorados foram breves. No segundo tempo, foi a vez de o Grêmio surpreender logo no início. Aos seis minutos, Ramiro roubou a bola ainda na defesa, avançou e deixou para Kleber. A troca de passes com Vargas surpreendeu a defesa do Inter, o chileno tirou a zaga e Muriel com um corte seco para dentro da área, à esquerda. E o gremista apenas precisou completar para o gol vazio. Saiu comemorando fazendo um coração com as mãos e pulando em um pé só, como um saci.

Acontece que o gol de empate não esmoreceu o Inter. Ao contrário. A resposta veio aos 15, poucos minutos depois de Diego Forlán entrar no lugar de Jorge Henrique. D'Alessandro recebeu na entrada da área, avançou e foi derrubado por Bressan. Pênalti. O próprio D'Alessandro cobra e marca o sétimo gol em Gre-Nais para se tornar o jogador do grupo atual do Inter que mais balançou a rede em clássicos - Índio e Damião tem seis gols. O gringo sai em direção ao banco de reservas, olha para a torcida e fecha as duas mãos aos olhos, como se estivesse utilizando um binóculo.

A partir daí, o jogo incendiou. O Centenário passou a tremer, os torcedores levantavam a cada ataque ou tabela bem-sucedida. Apoiava o Inter até mesmo nos passes errados. Os gremistas, com seus polêmicos 1,3 mil lugares, também procuravam se fazer ouvir. Clemer, inflamado, buscou sangue novo retirando Otávio - um dos melhores do Inter - para promover a entrada de Caio. 

Aos 34 minutos da etapa final, quase a nova virada do Grêmio. Willians perdeu a bola para Barcos no meio-campo, o argentino foi levando, levando, levando pela esquerda e encontro Kleber na entrada da área. Um chute em curva obrigou Muriel a defesa mais bonita da partida, mão direita, braço esticado. Quatro minutos depois, D'Alessandro aplicou um "la boba" em Alex Telles e cruzou para a área. Gabriel apareceu como elemento surpresa e bateu de primeira. Foi a vez de Dida manter o marcador em 2 a 2.
O melhor Gre-Nal do ano, o 398, havia de terminar empatado. Novo clássico, em 2014. Ou pela Copa do Brasil.
CAMPEONATO BRASILEIRO — 30ª RODADA — 20/10/2013
INTER 2Muriel; Gabriel, Jackson, Juan e Kleber; João Afonso, Willians, Otávio (Caio, 28"/2ºT), D'Alessandro e Jorge Henrique (Forlán, 12"/2ºT); Leandro Damião (Rafael Moura, 38"/2ºT). Técnico: Clemer
GRÊMIO 2Dida; Pará, Werley (Saimon/intervalo), Bressan e Alex Telles; Souza, Riveros e Ramiro; Vargas (Wendell, 45"/2ºT), Kleber e Barcos (Yuri Mamute, 40"/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ), auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (Fifa/SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Gols: Willians (I), aos 3 min, Jackson (gol contra, a favor do Grêmio), aos 41 min do 1º tempo. Vargas (G), aos 6 min, D'Alessandro (I), aos 15 min do 2º tempo.
Cartões amarelos: Kleber, João Afonso, Willians (I). Pará , Bressan, Alex Telles(G)
Público total: 17.107 mil
Renda: R$ 450.830,00
Local: Estádio Centenário, Caxias do Sul-RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário