Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 25 de janeiro de 2014

No "grupo da morte", EUA começam Copa 2014 em vantagem sobre rivais

A Copa do Mundo 2014 já começou. Pelo menos para a seleção dos Estados Unidos, que encerra nesta sexta-feira período de duas semanas de aclimatação no CT da Barra Funda, em São Paulo, local que utilizará como base durante o torneio. Após treinos, amistosos e muitas conversas do técnico Jurgen Klinsmann com dirigentes são-paulinos, dá para se dizer que, se tem um time que começará o Mundial em vantagem perante os demais, é o norte-americano.
“Definitivamente ajuda [este período de aclimatação]. Quando voltarmos aqui em junho será muito confortável para nós porque já conhecemos as pessoas, a estrutura de treinos e tudo ficará mais fácil”, afirmou Landon Donovan, um dos principais jogadores da história da seleção dos EUA e que deve disputar a quarta Copa de sua carreira.
“Conhecer a área agora vai nos ajudar em junho porque não poderemos ser surpreendidos por nada. Todos estão vendo tudo que precisamos agora para dar conta de que estará tudo pronto em junho. Conhecer as pessoas e construir bons relacionamentos são a chave para as coisas correrem bem”, concordou Omar Gonzalez.
O time norte-americano foi o único a fazer esse tipo de reconhecimento do local de treinamento no Brasil. De acordo com Donovan, a experiência vivida por ele na África do Sul serviu de referência para que a dose fosse repetida.
“Em 2009 jogamos a Copa das Confederações na África do Sul e no ano seguinte, na Copa do Mundo, isso nos ajudou muito”, lembrou o meia.
Os EUA foram vice-campeões da edição sul-africana da Copa das Confederações. Em 2010 terminaram na primeira posição em grupo que tinha Inglaterra, Eslovênia e Argélia. O país, no entanto, foi eliminado por Gana nas oitavas de final ao perder por 2 a 1. O próprio Donovan foi o autor do gol de honra norte-americano.
Para que a situação não se repita em 2014 e a equipe possa passar o “grupo da morte”, que é composto por Alemanha, Portugal e Gana, Klinsmann falou que procurou o lugar ideal para preparar sua seleção por mais de dois anos.
“Foi uma procura de dois anos por todo o Brasil até encontrarmos a melhor estrutura do País”, disse o treinador.
A seleção dos EUA que veio a São Paulo era formada somente por jogadores que atuam na MLS, a liga local. Os treinos serviram também para Klinsmann avaliar os candidatos às últimas vagas ainda abertas em seu elenco.
A programação incluiu dois jogos-treino contra o São Paulo no CT da Barra Funda – derrota por 2 a 1para os titulares do tricolor e vitória pelo menos placar sobre os reservas –, visitas ao CT de Cotia, bate-papos com os diretores João Paulo de Jesus Lopes e Gustavo Vieira de Oliveira e um almoço para aproximar a comissão técnica norte-americana dos jornalistas que trabalharão na Copa.
Ainda nesta sexta os jogadores norte-americanos seguirão de volta a seu país. Encabeçada por Klinsmann, a comissão técnica irá visitar Natal, Manaus e Recife, cidades onde os EUA irão enfrentar, respectivamente, Gana, Portugal e Alemanha na Copa do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário