Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Fifa confirma a senadores visita de Valcke a Brasília


A Comissão de Educação, Cultura e Esporte recebeu a confirmação da presença do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em audiência pública no próximo dia 11, quarta-feira, em Brasília. O dirigente voltará no Brasil pela primeira vez após o incidente do “chute do traseiro”, quando chegou a ser vetado como interlocutor da Fifa com o Brasil pelo Governo Federal.


O convite foi feito pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) e foi direcionado ao presidente da Fifa, Joseph Blatter. O número 1 da entidade máxima do futebol , que organiza a Copa do Mundo, indicou o seu secretário-geral para falar com os senadores. 


Na Comissão será discutida a Lei Geral da Copa. O texto do projeto de lei que dá garantias à Fifa na organização do Mundial de 2014 foi aprovado pelos deputados, mas ainda precisa passar por votação no Senado para entrar em vigor.


Além de Valcke, outros três diretores da Fifa estarão na audiência pública, além do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, também foi convidado, mas ainda não confirmou presença.Ele deverá evitar o encontro com Valcke em Brasília.


"Chute no traseiro"Após afirmar, no início de março, que o Brasil merecia um “chute na traseiro” para acelerar a organização do Mundial, Valcke entrou no centro de uma polêmica com o Governo Federal. Seu nome foi vetado pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, como interlocutor da Fifa com o governo brasileiro.

Após isso, o dirigente enviou uma carta para Rebelo pedindo desculpas pelas palavras. O presidente da Fifa também escreveu para o ministro, que aceitou as desculpas. Depois do incidente, Valcke adiou uma visita prevista ao Brasil e Joseph Blatter se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff em Brasília. Após o encontro, o número 1 da Fifa não respondeu se Valcke voltaria a visitar o país. “Podem me dar tempo para resolver o problema?”, respondeu o cartola aos jornalistas. 

Na última semana, porém, Blatter já dizia que Valcke estava à frente da organização do Mundial no Brasil. O secretário-geral da Fifa tido na entidade como o dirigente mais importante na organização dos mundiais. Foi assim na África do Sul, quando gerou ao criticar o país organizador do torneio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário