Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 29 de julho de 2012

Brasil 3x1 Bielorrússia - Com show de Neymar, Seleção vira sobre bielorrussos e se classifica às quartas de final dos Jogos de Londres


Vitória convincente enche a equipe de moral para a sequência da competição
A Seleção Brasileira venceu a Bielorrússia de virada e se classificou às quartas de final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012. O placar de 3 a 1 foi construído na base de uma filosofia de jogo "à espanhola", com muita posse de bola e paciência para furar a dura retranca adversária. No fim das contas, o resultado convincente serviu para dar muita moral ao grupo, que volta a campo na próxima quarta-feira para fechar a sua participação na primeira fase diante da Nova Zelândia.
Seleção toma susto no início, mas reage e domina
A Seleção, inegavelmente, chegou a tomar um grande susto quando o brasileiro naturalizado bielorrusso Renan Bressan cabeceou livre dentro da grande área para abrir o placar logo aos oito minutos de jogo no estádio Old Trafford, em Manchester.
Mas foram necessários apenas seis minutos para que a reação começasse a se concretizar. Aos 14, Neymar recebeu pela esquerda e descolou ótimo cruzamento para Pato, em um lance que até lembrou bastante o gol bielorrusso. O centroavante do Milan (ITA), que jogava no lugar de Leandro Damião por opção técnica do técnico Mano Menezes, cabeceou firme e deixou tudo igual.
Daí em diante, a partida se encaminhou para um cenário estável e de absoluto domínio brasileiro. Tal qual a Espanha costuma fazer, a Seleção rodava a bola de um lado para o outro com muita paciência e envolvia o adversário. Mas erros de passe em momentos decisivos e o posicionamento de Oscar, que alternava entre os extemos esquerdo e direito do campo, dificultavam a penetração na área bielorrussa, e os cruzamentos infrutíferos iam se acumulando.
Mudança de posicionamento e de postura garante vitória na segunda etapa
Na volta dos vestiários, a postura do Brasil mudou. Agora com Oscar atuando pelo meio, com Hulk à direita e Neymar à esquerda, a Amarelinha apresentou mais agressividade e conseguiu importunar mais o adversário, que seguia com duas linhas fortes de marcação e apenas o centroavante Kornilenko à frente.
E, justo quando o técnico Mano Menezes recorreu à entrada de mais um organizador para ajudar o time, o gol finalmente saiu. Na marca de 20 minutos, Neymar, que dá dera a assistência para o primeiro tento, cobrou falta com maestria, no ângulo superior direito do goleiro Gutor. O camisa 1 bielorrusso, que operara grandes defesas ao longo de toda a partida, desta vez não conseguiu salvar: 2 a 1 para o Brasil e virada em Manchester.
A Bielorrússia precisava sair para o jogo, e o técnico Georgy Kondratiev processou alterações que indicavam uma postura mais agressiva da sua equipe. Mas tudo não passou de promessa, visto que os minutos que se sucederam ao gol da virada permaneceram dentro do "script" de ataque brasileiro contra defesa da equipe do leste europeu.
E ainda houve tempo para mais um, quando Neymar, que já era o grande nome da partida com um gol, uma assistência e diversas grandes jogadas, resolveu aprontar mais uma. O camisa 11 protagonizou um lindo lance individual e tocou de calcanhar para Oscar, que dominou e estufou as redes da meta defendida por Gutor. Era o terceiro da Seleção, para dar números finais à partida no Old Trafford.
Com o resultado, o Brasil seguiu na liderança do grupo C dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, agora com 6 pontos, e se aproveitou do empate entre Egito e Nova Zelândia para já garantir passagem às quartas de final da competição. O próximo adversário da Amarelinha será a Nova Zelândia, às 10h30 (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, em Newcastle. A Bielorrússia encara o Egito no mesmo horário em Glasgow.
FICHA TÉCNICA:
BRASIL 3 X 1 BIELORÚSSIA
Estádio: Old Trafford, Manchester (Inglaterra)
Data e hora: 29 de julho de 2012, 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão)
Auxiliares: Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki Nagi (Japão)
Cartões amarelos: Kozlov e Dragun (Bielorrússia)
Cartão vermelho: Não houve
Gols: Renan Bressan, 8'/1ºT (0-1); Alexandre Pato, 14'/1ºT (1-1); Neymar, 20'/2ºT (2-1); Oscar, 48'/2ºT (3-1)
BRASIL: Neto; Rafael Silva, Thiago Silva (capitão), Juan e Marcelo; Rômulo e Sandro (Paulo Henrique Ganso, 18'/2ºT); Hulk (Danilo 41'/2ºT), Neymar e Oscar; Alexandre Pato (Lucas, 39'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
BIELORÚSSIA: Gutor; Kuzmenok, Politevich e Kozlov (Gavrilovich, 35'/2ºT); Dragun (capitão), Baga, Bressan, Gordeichuk e Aleksievich (Voronkov, 24'/2ºT); Kornilenko (Zubovich, 31'/2ºT) e Polyakov. Técnico: Georgy Kondratiev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário